Metodologia: |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I
História do surgimento dos números. Aprendizagem das noções de classificação, seriação, inclusão e conservação do número. A construção do conceito de número pela criança. As Semelhanças entre o cálculo oral e o escrito. Sistema de numeração decimal (agrupamentos e reagrupamentos).
UNIDADE II
Estruturas Aditivas. As diversas utilizações das propriedades da adição e subtração. Análise de situações problemas envolvendo essas operações. O estudo do algoritmo das operações de adição e subtração. Resolução de problemas.
UNIDADE III
Ensino de Matemática utilizando a literatura infantil. Ensino de números e operações (ensino de frações). Ensino de grandezas e medidas ( massa, volume, comprimento). Ensino de tratamento da informação (gráficos e tabelas e medidas de tendência central). Ensino de espaço e forma (círculo, triangulo, retângulo e quadrado).
No decorrer do semestre realizaremos leituras e discussão de textos referentes aos conteúdos a serem estudados, bem como seminários com o grupo classe com o objetivo de realizar um aprofundamento maior pelos alunos. Com isto, pretendemos proporcionar uma familiarização com o processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos e com a prática pedagógica, visto que estamos formando futuros professores. Desenvolveremos também, trabalhos de campo com entrevista com crianças com o objetivo de compreender como a criança constrói o conceito de número e também com o objetivo de aproximar os alunos com a vivência escolar e com o ensino de matemática desenvolvido nas escolas, caso seja possível de realizar nesse período de pandemia COVID-19. Além disso, realizaremos momentos de produção de material/ seminários e video aulas através do estudo teórico e prático de conteúdos matemáticos com o objetivo de refletir sobre diversos métodos de ensinar e aprender os conceitos matemáticos referentes ao ensino infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Com isso, pretendemos discutir com os alunos os diversos recursos existentes para trabalhar os conteúdos matemáticos, como os jogos, e a importância de diversificar as estratégias de ensino buscando consequentemente, uma qualidade deste.
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO . Guia do Livro Didático (PNLD 2001). BRASIL, Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997. CARRAHER, T., Carraher, D.e Schilemann, A. Na Vida Dez na Escola Zero. São Paulo Ed. Cortez, 1988. CARRAHER, T., Carraher, Aprender Pensando, Petrópolis:Vozes,1986. DEHEINZELIN, M. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis: vozes,p: 80-104,1994. DIAS,F.R.T.S. e FARIA,VL.B. Como a criança constrói o concito de número. Caderno AMAE 1, p.19-25, 1988 DUHALDE, M. E. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
GUELLI, O. Contando a história da matemática: 1- A invenção dos números; 2- Equação: o idioma da álgebra; 3 História da equaçõa de 2° grau; 4 História de potências e raízes; 5 Jogando com a matemática São Paulo- Ed. Ática, 1992. HIGINO,Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 140. Maio/Ago,1990. KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas Papirus, 1984. LEMOS,M.P.F.Professorandos analisando atividades de interpretação de gráficos de barras.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Pernambuco, Recife. MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001. NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Introdução à educação matemática. SP: PROEM, 2001. RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artes Médicas,1992. SELVA, A.C. número com sabor das letras. AMAE Educando, n°282,pp.12-15,1999.
7.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL, SECRETARIA DE EDCUAÇÃO A DISTÂNCIA . Caderno TV ESCOLA 1 e 2. Brasília. MEC/SEF,2000. CARRAHER, T. O Método Clínico: Usando os Exames de Piaget Petrópolis Ed: Vozes,1983. KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985. MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987. NUNES, T. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997. OLIVEIRA,J.B.A. Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?. Caderno Pesquisa , São Paulo (44): 90-94, Fev,1983. SINCLAIR, H. A notação numérica na criança. A Produção da Notação na Criança. Cap. II São Paulo: Cortez,1989.
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