Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
O módulo BPADII remoto terá atividades assíncronas e/ou encontros síncronos, que poderão ser gravados de acordo com a necessidade para cada tema a ser abordado ao longo do semestre (detalhado no cronograma). Dessa forma, o conteúdo programático será desenvolvido através de aulas teóricas, estudo individual e em grupos, estudo através de textos, painéis de debates, consultas bibliográficas, levantamento e discussões sobre publicações científicas e problemáticas regionais.
ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO DURANTE O MÓDULO REMOTO
As atividades assíncronas (aulas teóricas, questionários, dentre outros) serão disponibilizadas pelas professoras via SIGAA, e-mail ou aplicativos próprios para essa finalidade.
Os encontros síncronos (tira-dúvidas, resolução de questões, discussão de casos clínicos, método aquário, dentre outras atividades surpresa e interativas) ocorrerão via aplicativos ou sites próprios para essa finalidade, definidos previamente pelas professoras e divulgados via SIGAA e ou aplicativos.
Antes do início de cada encontro: Verifique se os recursos necessários estão funcionando como microfone, fone de ouvido (se necessário) e, quando possível utilizar, câmera. Deixe próximo tudo que for necessário utilizar durante a reunião (lápis, caneta, papel, copo de água...).
Ao entrar no encontro: Desative o microfone após as cordialidades. Se o encontro já iniciou, faça silêncio para não interromper a discussão ou linha de raciocínio de quem está discursando. Ative o microfone apenas quando necessário ou solicitado.
Durante o encontro: Respeite a fala das pessoas. Cuidado com a câmera, não esqueça que você está sendo assistido pelas professoras e pelos demais colegas. Mantenha o microfone no mudo sempre que não estiver falando. Caso queira falar, levante a mão ou mande uma mensagem de texto (chat). Não se preocupe ou se estresse no caso de interrupções por animais, parentes ou crianças, as professoras e seus colegas sabem da possibilidade disso ocorrer e compreenderão.
Ao sair do encontro: Lembre-se de desligar a câmera e o áudio e sair da sala da reunião para finalizar o acesso.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A cada tema, que abordará atividades assíncronas e/ou síncronas, será adotada uma avaliação formativa ou somativa, que serão estipuladas de acordo com as professoras. Também serão realizados 02 (dois) testes cognitivos (avaliação somativa) relativos às áreas de Parasitologia e Microbiologia (testes de forma conjunta). Estes abordarão tanto o conteúdo das atividades assíncronas, dos encontros síncronos, bem como aquele contido nos livros texto. A média final será obtida a partir da média das três notas parciais, conforme descrito abaixo:
MÉDIA FINAL = (NP1 + NP2 + NP3)/3; NP = NOTA PARCIAL
NP1: Média das notas das atividades de ambas temáticas (Microbiologia e Parasitologia) NP2: Média das notas da primeira avaliação cognitiva NP3: Média das notas da segunda avaliação cognitiva
As provas de segunda chamada das avaliações cognitivas serão referentes ao conteúdo abordado na prova que o aluno faltou.
Mediante justificativas, as provas de segunda chamada das avaliações somativas poderão ser realizadas a cargo das professoras, podendo ser avaliações orais. Para aquele aluno que faltar uma atividade somativa, não haverá alteração no peso final da avaliação; para o aluno que faltar duas atividades, a avaliação passa ter peso final de 9,0; para o aluno que faltar três atividades, a avaliação passa ter peso final de 8,0 e, assim, sucessivamente.
O exame final (EF) consistirá em uma avaliação cognitiva individual, podendo ser uma avaliação oral, com os conteúdos selecionados pelas docentes e que serão divulgados junto ao resultado das últimas avaliações.
Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final Art. 113); III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
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Horário de atendimento:
| a combinar com o professor |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA
PARASITOLOGIA Bibliografia Básica: CIMERMAM, B. Parasitologia Humana e seus Fundamentos Gerais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2006. NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 12. ed. Atheneu. São Paulo, 2011. REY, L. Parasitologia Médica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Bibliografia Complementar:
FERREIRA, M.U. Parasitologia Contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. NEVES, D.P.; FILIPPIS, T. Parasitologia Básica. Belo Horizonte: Coopmed, 2003. NEVES, D.P. Parasitologia Dinâmica. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2005. REY, L. Parasitologia: Parasitos e Doenças Parasitárias do Homem nas Américas e África. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. SPICER, W.J. Bacteriologia, Micologia e Parasitologia Clínicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
MICROBIOLOGIA HUMANA
Bibliografia Básica: TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 10. ed. São Paulo: Artmed, 2012. TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. MURRAY, P.R.; ROSENTHAL, K.S.; PFALLER, M.A. Microbiologia Médica. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2008. SIDRIM, J. J. C.; ROCHA, M. F. G. Micologia Médica à Luz de Autores Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. SANTOS, N. S. O.; ROMANOS, M. T. V.; WIGG, M. D. Introdução à Virologia Humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Bibliografia Complementar: JAWETZ, E.; MELNICH, J. L; ADELBERG. E. Microbiologia Médica. 24. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. PELCZAR JUNIOR, M. J. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005. LACAZ, C. S.; MARTINS, J. E. Micologia Médica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2001.
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