• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

MPGP015 - GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO - Turma: 02 (2022.1)

Tópicos Aulas
Unidades temáticas 1, 2 e 3 (18/04/2022 - 18/04/2022)
Unidade Temática 1: Apresentação do plano de disciplina; Aula expositiva sobre os conceitos-chave de Qualidade. Considerações sobre o setor público, organizações públicas e a gestão pública. Unidade Temática 2: Qualidade no Setor Público. Discussões conceituais e o Programa de Qualidade Total (TQM). Unidade Temática 3: Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: O Ciclo PDCA e o 6W3H
    
Inicia em 18/03/2022 às 18h 0 e finaliza em 19/04/2022 às 13h 59
    
Inicia em 23/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2022 às 23h 59
    
Inicia em 18/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 13/07/2022 às 23h 59
Complementação de aula (18/04/2022 - 18/04/2022)
Aula Extra.
Unidade Temática 4 (19/04/2022 - 19/04/2022)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Estrela Decisória, Brainstorm e Fluxogramação
    
Inicia em 19/04/2022 às 18h 0 e finaliza em 20/04/2022 às 13h 59
Unidade Temática 5 (20/04/2022 - 20/04/2022)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Cinco Sensos (5S), Matriz de Ishikawa, Matriz GUT
    
Inicia em 20/04/2022 às 18h 0 e finaliza em 21/04/2022 às 13h 59
Unidade Temática 6 (22/04/2022 - 22/04/2022)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Diagrama de Pareto, O Modelo de Excelência de Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade.
    
Inicia em 22/04/2022 às 18h 0 e finaliza em 23/04/2022 às 13h 59
    
Inicia em 23/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2022 às 23h 59
Unidade Temática 7 (25/04/2022 - 25/04/2022)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Matriz SWOT
    
Inicia em 25/04/2022 às 18h 0 e finaliza em 26/04/2022 às 13h 59
Complementação de aula (25/04/2022 - 25/04/2022)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula ABR Total
18 19 20 22 25
1 2021101**** 0 0 0 0 1 1
2 2021101**** 0 0 0 0 0 0
3 2021101**** 0 0 0 0 0 0
4 2021101**** 0 0 0 0 0 0
5 2021101**** 0 0 0 0 0 0
6 2021101**** 0 0 0 0 0 0
7 2021101**** 0 0 0 0 0 0
8 2021101**** 0 0 0 0 0 0
9 2021101**** 0 0 0 0 0 0
10 2021101**** 0 0 0 0 0 0
11 2021101**** 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021101**** 9,3 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
2 2021101**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
3 2021101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
4 2021101**** 8,4 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
5 2021101**** 8,6 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM
6 2021101**** 8,4 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
7 2021101**** 7,9 7,9 7,9 7,9 7.9 0 AM
8 2021101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
9 2021101**** 9,1 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
10 2021101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
11 2021101**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 1 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Considerações sobre o setor público. Fundamentos de qualidade. Qualidade em serviços: projeto, desenho de processos, programação de serviços e controle de qualidade. Integração de sistemas certificáveis de gestão. Logística e qualidade. Ferramentas de controle da qualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento.
- Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área de Gestão da qualidade (produção de esquemas, resumos, resenhas), trabalhos individuais e em grupo, apresentação de filme e debate.
- Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere.
- Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos na avaliação:
Nota Critério Nota Máxima Peso na Nota Final
01 Assiduidade, pontualidade Participação em aula e participação contribuindo com as apresentações e debates ocorridos em sala de aula. Nota Máxima = 10,0 - Peso na Nota Final = 3,0
02 Realização da primeira atividade programada previamente (Apresentação de artigo enviado). Nota Máxima = 10,0 - Peso na Nota Final = 2,0
03 Realização da segunda atividade programada previamente (Busca, preenchimento da Planilha de catalogação e envio de um artigo de natureza teórico-empírica com data de publicação não inferior ao ano de 2018 e que seja qualificado pelo Qualis CAPES nos estratos A1, A2, B1 ou B2. É possível consultar a classificação atual do periódico no Qualis CAPES pelo seguinte *link abaixo. Esta atividade deve ser enviada até o dia 01/05/2022. Nota Máxima = 10,0 - Peso na Nota Final = 1,0
04 Elaboração de um relato diário sobre as atividades do dia (entrega até o início da aula seguinte (14:00 horas). (Obs: O último relato será recebido até às 14:00 horas do dia 23/04/2022). Nota Máxima = 10,0 - Peso na Nota Final = 2,0
05 Elaboração de um Position Paper sobre uma das técnicas/Ferramentas para uma Gestão de Qualidade apresentadas em sala de aula/Plano de Ensino (Entrega: 01/05/2022). Nota Máxima = 10,0 - Peso na Nota Final = 2,0
*Link:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Com efeito, Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula:

Nota Final = {[3,0 x (Nota 01)] + [2,0 x (Nota 02)] + [1,0 x (Nota 03)] + [2,0 x (Nota 04)] + [2,0 x (Nota 05)]} / 10

Horário de atendimento: Horário das aulas ou previamente agendado com o professor
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2014.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
BOUCKAERT, G.; HALLIGAN, J. Managing Performance: International Comparisons. Routledge. 2008.
LIMA, P. D. B. A Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia da gespública. Rio de Janeiro: Quality mark, 2007.
BOYNE, G. et al. Public Service Performance: Perspectives on Measurement and Management. Cambridge University Press. 2006.
POLLITT, C.; BOUCKAERT, G.; LOFFLER, E. Making Quality Sustainable: Co-Design, CoDecide, Co-Produce, Co-evaluate. Conclusions of the 4QC Quality conference for Public Administrations in the EU, Finnish Ministry of Finance, Helsink, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRASIL. Instrução Normativa nº 01, de 19 de Janeiro de 2010. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Disponível em: www.comprasnet.gov.br.
MARSHALL JÚNIOR, I. et al. Gestão da Qualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MARTINS, P. G. & LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renato C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003.
NOVAES, C.; LASSO, S.; MAINARDES, E. W. Percepções de qualidade do serviço público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 1, p. 107-123, 2015. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35214/percepcoes-de-qualidade-doservicopublico-/
i/pt-br
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/04/2022
18/04/2022
Unidades temáticas 1, 2 e 3
18/04/2022
18/04/2022
Complementação de aula
19/04/2022
19/04/2022
Unidade Temática 4
20/04/2022
20/04/2022
Unidade Temática 5
22/04/2022
22/04/2022
Unidade Temática 6
25/04/2022
25/04/2022
Unidade Temática 7
25/04/2022
25/04/2022
Complementação de aula
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Comunicado Importante e urgente 06/07/2022
Comunicado Importante 04/07/2022
Comunicado Importante 17/04/2022
Comunicado Importante e Urgente 19/03/2022
Comunicado Importante 14/03/2022
Comunicado Importante 08/03/2022
Apresentação 08/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:27