Exposição: História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo (16/03/2022 - 16/03/2022)
Exposição: História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo
Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.
Atividade assíncrona no PADLET
Atividade 2: Primeira etapa:
Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias.
1) Os alunos irão se organizar em 5 grupos de 5 integrantes e 4 grupos de 4 integrantes.
2) Cada grupo irá pensar sobre um tema que fomente o conhecimento acerca da enfermagem enquanto ciência, dialogando com a comunidade sobre seus pressupostos teóricos e teorias.
3) Os temas escolhidos precisarão abordar uma teoria de enfermagem ou marco conceitual da enfermagem e sua aplicação (tecnologias, gestão, educação, ensino, clínica, pesquisa, etc).
4) As teorias escolhidas não poderão ser repetidas. As teorias de médio alcance e recentes terão preferência para essa atividade, evitem teorias clássicas já amplamente conhecidas.
5) A partir do tema proposto, os grupos construirão dois ou três objetivos de aprendizagem, para a construção dos objetivos utilizem a taxonomia de Bloom.
6) A composição dos grupos, temas e objetivos deverão ser divulgados na plataforma Padlet em um lousa específica para essa atividade ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 30/03. Teremos 10 grupos (3h)
https://padlet.com/wictoborges/mmmww6qt5peautoa
Leitura para a aula seguinte:
Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.