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PPGENF024 - POLÍTICAS DE SAÚDE E ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DO SUS - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Inicio das atividades.Organização e planejamento da disciplina. (10/03/2022 - 10/03/2022)
Apresentação e discussão do plano de ensino e cronograma. Dinâmica de apresentação dos alunos. Divisão de grupos e de seminários. Situação sanitária do país: atualidades (17/03/2022 - 17/03/2022)
   Plano de ensino e cronograma 
Leitura: O SUS e os Modelos assistenciais/ Redes de Atenção à Saúde ? Os elementos das RAS. Análise fílmica: ?Sicko SOS Saúde?. (24/03/2022 - 24/03/2022)
Leitura: O SUS e os Modelos assistenciais/ Redes de Atenção à Saúde ? Os elementos das RAS. Análise fílmica: ?Sicko SOS Saúde?. (24/03/2022 - 24/03/2022)
O SUS e os Modelos assistenciais/ Redes de Atenção à Saúde ? Os elementos das RAS. Convergências e divergências dos Sistemas de Saúde Internacionais com o Sistema de Saúde Brasileiro (SUS). (31/03/2022 - 31/03/2022)
Sistema de Saúde em Portugal: atualidades. Convergências e divergências do Sistema de Saúde em Portugal com o Sistema de Saúde Brasileiro (SUS). (07/04/2022 - 07/04/2022)
Regulação Assistencial da Saúde e a Rede de Urgência e Emergência- RUE.-Situação da implantação das RAS no estado do Piauí: - Rede Cegonha ( Seminário I). -Rede Atenção Psicossocial-RAPS( Seminário (28/04/2022 - 28/04/2022)
Necessidades de saúde da população (SeminárioIII) Determinantes Sociais de Saúde: Desigualdades/Iniquidades sociais ( Seminário IV) Portaria 3.992 de 28/12/17 ? Financiamento das ações e serviços de (05/05/2022 - 05/05/2022)
Modelos de Gestão em Serviços Públicos de Saúde (Seminário V). Política Nacional de Humanização (PNH): Política de Humanização na Atenção e Gestão em Saúde; Clínica ampliada e Acolhimento ( Seminário (12/05/2022 - 12/05/2022)
Modelo de Atenção às condições agudas e crônicas ( Seminário VII). Integração da Vigilância em Saúde com Atenção Primária - Estratégias de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde ( Seminário VIII). (19/05/2022 - 19/05/2022)
Elaboração de um Planejamento Estratégico Situacional- PES para uma situação construída pelos discentes. Apresentação da atividade - PES ( GRUPOS I,II,III e VI). (19/05/2022 - 19/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JAN FEV MAR ABR MAI Total
27 03 10 17 24 03 10 17 24 31 07 28 05 12 19
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9,5 9,8 9,8 9.7 0 AM
2 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
3 2022100**** 9,3 9,3 9,8 9,8 9.6 0 AM
4 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
5 2022100**** 9,4 9,4 9,7 9,7 9.6 0 AM
6 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
7 2022100**** 9,5 9,5 9,8 9,8 9.7 0 AM
8 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
9 2022100**** 9,3 9,3 9,8 9,8 9.6 0 AM
10 2022100**** 9,5 9,5 9,8 9,8 9.7 0 AM
11 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
12 2022100**** 9,4 9,4 9,7 9,7 9.6 0 AM
13 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
14 2022100**** 9,4 9,4 9,7 9,7 9.6 0 AM
15 2022100**** 9,5 9,5 9,8 9,8 9.7 0 AM
16 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
17 2022100**** 9,5 9,5 9,8 9,8 9.7 0 AM
18 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
19 2022100**** 9,5 9,5 9,8 9,8 9.7 0 AM
20 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
21 2022100**** 9,3 9,3 9,8 9,8 9.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Determinantes históricos e sociais das políticas de saúde. O Sistema Único de Saúde e seu arcabouço legal. Modelos Assistenciais de Saúde. Políticas de Promoção e Educação em Saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia fixará a sua base pedagógica nos princípios da educação democrática, crítico-reflexiva, em que a participação ativa do aluno deve ser privilegiada, por meio de discussões, aulas dialogadas, trabalhos em grupos, seminários e visitas a Instituições. O instrutor tem o papel de problematizar e dinamizar o diálogo com os alunos, promovendo a sistematização do conhecimento.

Para registro das atividades remotas desenvolvidas no respectivo período letivo 2022.1, utilizar-se-á a Turma Virtual do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPI, conforme Resoluções Nº 013/2021 e 014/2021 CEPEX/UFPI, de 16/02/21. Será utilizada a plataforma virtual RNP para mediação das atividades previstas no plano de curso da disciplina e/ou Google meet, a critério das docentes. A disciplina será desenvolvida da seguinte forma:
As aulas serão ao vivo por meio das plataformas digitais RNP e/ou meet com exposição oral e uso de recursos digitais; Endereço:
• Realização de trabalhos em momento síncronos (seminários, discussões em grupo e estudos de caso);
• Realização de atividades assíncronas sob orientação das docentes, com base em livro/textos, textos diversos, manuais/diretrizes do Ministério da Saúde, filmes, entre outros.
Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem como mídia principal, complementado com materiais disponíveis online, audiovisuais, web conferências, videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, correio eletrônico, blogs, dentre outros). Além de artigos, portarias/decretos do Ministério da Saúde, livros, manuais do Ministério da Saúde,
minitextos com situações problema, filmes.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Com base na Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, que determina: frequência igual ou superior a 75% das aulas e aproveitamento obtido através de avaliações parciais, que serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10.
As atividades avaliativas valerão 10 (dez) pontos e serão realizadas em momentos síncronos (nas aulas ao vivo) e assíncronos, conforme cronograma da disciplina. Os trabalhos serão resolução de exercício. No primeiro dia de aula serão sorteados os grupos e temas dos seminários. Na véspera da apresentação, o líder do grupo deverá encaminhar para os e-mails: telmaevangelista@gmail.com e m.astres@ufpi.edu.br o plano de aula, com tema, objetivos, conteúdo, metodologia e referências e ainda a apresentação em Power pointer. Critérios avaliados: conteúdo, segurança no assunto e resposta aos questionamentos, organização e integração do grupo, qualidade do material apresentado, uso dos recursos, criatividade/capacidade de motivar os colegas, tempo de apresentação e entrega do plano de aula e a apresentação. Ao final do seminário o professor que avaliou a apresentação irá fazer perguntas aos demais componentes do grupo. O aluno do grupo que faltar à apresentação terá nota zero, caso não apresente justificativa de acordo com a Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, para realizar uma avaliação de segunda chamada, a qual será oral.

Horário de atendimento: Quinta ( 14-18 h)
Bibliografia: BARBOSA, D. V. S.; BARBOSA, N.B.; NAJBERG, E. Regulação em Saúde: desafios à governança do SUS. Cad. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.1, n.10, 2016.

BRASIL, Presidência da República. Portaria nº 3.992, de 28/12/2017. Novas regras sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 2017.
BRASIL, Ministério da Saúde. Política nacional de humanização: Atenção hospitalar. Brasília: SAS, 2013. (Cadernos HumanizaSUS; v.3)
GROSSMAN, R. L. A framework for evaluating the analytic maturity of an organization. Int. J. Inf. Manag., v. 38, pp. 45-51, 2018.

LISMONT, J. et al. Defining analytics maturity indicators: A survey approach. Int. J. Inf. Manag.,v.37, pp. 114-24, 2017.
MIRANDA, G M.D.; MENDES, A.C.G.; SILVA, A.L.A. O desafio da organização do Sistema Único de Saúde universal e resolutivo no pacto federativo brasileiro. Saúde e Soc. São Paulo, v.26, n2, p.329-335, 2017
MOREIRA, M. A. D. M. et al. Políticas públicas de humanização: revisão integrativa da literatura
Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. V.20, n.10, p. 3231-3242, 2015

OLIVEIRA, M.A.C; PEREIRA, I.C. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm. Brasília, v.66, n. esp, p.158-64, 2013.

PEITER, C.C.; LANZONI, M. M. G.; OLIVEIRA, W.F. Interface entre regulação em saúde e equidade: revisão integrativa da literatura. Cogitare Enferm. Curitiba. v.22, n. 2: e47317, 2017.

RAVIOLI, A. F.; SOARÉZ, P. C.; SCHEFFER, M. C. Modalidades de gestão de serviços no Sistema Único de Saúde: revisão narrativa da produção científica da Saúde Coletiva no Brasil (2005-2016). Cad. Saúde Pública, v. 34, n. 4, pp. 1-16, 2018

SILVA, R. N. et al. A policy analysis of teamwork as a proposal for healthcare humanization: implications for nursing. Int Nurs Rev. v. 63, n.4, p.572-57, 2016.

SILVEIRA, C. B., COSTA, L. S. P.; JORGE, M. S. B. Redes de Atenção à Saúde como produtoras de cuidado em saúde mental: Uma análise reflexiva. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. v.19, p.61-70, 2018.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2022
10/03/2022
Inicio das atividades.Organização e planejamento da disciplina.
17/03/2022
17/03/2022
Apresentação e discussão do plano de ensino e cronograma. Dinâmica de apresentação dos alunos. Divisão de grupos e de seminários. Situação sanitária do país: atualidades
24/03/2022
24/03/2022
Leitura: O SUS e os Modelos assistenciais/ Redes de Atenção à Saúde ? Os elementos das RAS. Análise fílmica: ?Sicko SOS Saúde?.
24/03/2022
24/03/2022
Leitura: O SUS e os Modelos assistenciais/ Redes de Atenção à Saúde ? Os elementos das RAS. Análise fílmica: ?Sicko SOS Saúde?.
31/03/2022
31/03/2022
O SUS e os Modelos assistenciais/ Redes de Atenção à Saúde ? Os elementos das RAS. Convergências e divergências dos Sistemas de Saúde Internacionais com o Sistema de Saúde Brasileiro (SUS).
07/04/2022
07/04/2022
Sistema de Saúde em Portugal: atualidades. Convergências e divergências do Sistema de Saúde em Portugal com o Sistema de Saúde Brasileiro (SUS).
28/04/2022
28/04/2022
Regulação Assistencial da Saúde e a Rede de Urgência e Emergência- RUE.-Situação da implantação das RAS no estado do Piauí: - Rede Cegonha ( Seminário I). -Rede Atenção Psicossocial-RAPS( Seminário
05/05/2022
05/05/2022
Necessidades de saúde da população (SeminárioIII) Determinantes Sociais de Saúde: Desigualdades/Iniquidades sociais ( Seminário IV) Portaria 3.992 de 28/12/17 ? Financiamento das ações e serviços de
12/05/2022
12/05/2022
Modelos de Gestão em Serviços Públicos de Saúde (Seminário V). Política Nacional de Humanização (PNH): Política de Humanização na Atenção e Gestão em Saúde; Clínica ampliada e Acolhimento ( Seminário
19/05/2022
19/05/2022
Modelo de Atenção às condições agudas e crônicas ( Seminário VII). Integração da Vigilância em Saúde com Atenção Primária - Estratégias de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde ( Seminário VIII).
19/05/2022
19/05/2022
Elaboração de um Planejamento Estratégico Situacional- PES para uma situação construída pelos discentes. Apresentação da atividade - PES ( GRUPOS I,II,III e VI).
Avaliações
Data Descrição
31/03/2022 1ª Avaliação
16/04/2022 2ª Avaliação
05/05/2022 3ª Avaliação
19/05/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula de amanhã (19/05/2022) 18/05/2022
Link da aula - 12/05 11/05/2022
Link- Aula 21/04 21/04/2022
Aula de hoje dia 07/04/2022 07/04/2022
Início das aulas 08/03/2022

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