-

PPGS024 - TEORIA SOCIOLÓGICA I - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Qual é o papel dos clássicos para nós? (10/03/2022 - 10/03/2022)
Marx: ideologia, alienação e fetichismo. (17/03/2022 - 31/03/2022)
A ortodoxia positivista. O positivismo e a linguagem da pesquisa social (07/04/2022 - 05/05/2022)
A alternativa compreensiva e a crítica da ontologia positivista (12/05/2022 - 26/05/2022)
Escola de Chicago (02/06/2022 - 14/07/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
10 17 24 31 07 28 05 12 19 26 02 09 23 07 14
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 8
2 2022100**** 0 4 0 4 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 15
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2022100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 8
10 2022100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 12
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 7,0 7.0 4 AM
2 2022100**** 8,0 8.0 8 AM
3 2022100**** 8,0 8.0 12 AM
4 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2022100**** 0,0 0.0 60 RF
7 2022100**** 7,0 7.0 8 AM
8 2022100**** 9,5 9.5 4 AM
9 2022100**** 7,5 7.5 4 AM
10 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
11 2022100**** 9,0 9.0 8 AM
12 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
13 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
14 2022100**** 7,0 7.0 15 AM
15 2022100**** 9,0 9.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Sociologia: origem, formação e desenvolvimento. Abordagens clássicas, releituras e seus desdobramentos: Marx e os marxismos; Durkheim e o funcionalismo; Weber e a sociologia compreensiva e; Escola de Chicago.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Cada uma das unidades do conteúdo programático equivale a mais de um encontro, em que haverá aulas expositivas, apresentação de seminários, debates e a realização de trabalhos críticos a partir das obras que serão discutidas nas aulas. As atividades práticas incluem atividades extraclasses, em que os alunos serão incentivados e orientados a produzir um ensaio. Os textos elencados no programa serão tanto de leitura obrigatória quanto complementar, sendo indicados previamente aos alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados através dos seguintes trabalhos:
1. Sistematização dos temas abordados, a cada sessão uma discente tomará a frente para sistematizar o conteúdo construído;
2. Um artigo sobre um dos temas das sessões ou projeto de pesquisa (máximo 15 páginas).
Horário de atendimento: 14-18
Bibliografia: ALEXANDER, J. A importância dos clássicos. In: GIDDENS, A; TURNER, J. (Org.) Teoria Social Hoje. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
ARON, R. 1970. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes; Brasília: UnB.
BRAGA, R. O pêndulo de Marx: Sociologias públicas e engajamento social. Utopía y Praxis Latinoamericana, año 16, n.52, enero-marzo, p.55-80, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/279/27918415005.pdf
BECKER, H. S. “A Escola de Chicago”. Mana. Estudos de Antropologia Social, vol.2, n. 2, outubro de 1996, pp. 177-188
DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. Varias edições.
GIDDENS, A. 1972. Capitalismo e Moderna Teoria Social. Barcarena: Editorial Presença. (“O Materialismo Histórico”, 48-68)
GIDDENS, A.: Capitalismo e Moderna Teoria Social. Lisboa, Ed. Presença/ Martins Fontes, 1976: parte 1, cap. 3.
HUGES, J. A Filosofia da Pesquisa Social. Zahar Editores. Caps, 2, 3.
GIDDENS, A. O positivismo e seus críticos. In: BOTTOMORE, T.; NISBET, R. (Orgs.). História da analise sociológica. Zahar editors. 1978.
GIDDENS, A. Política, Sociologia e Teoria Social. Editora da Unesp. 1995. Caps. 3 e 4
MARX, K. “A Ideologia Alemã”. In Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos, ed. por M. Braga da Cruz, 11-60. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
[1932] 1995.
JOAS, H. “Interacionismo Simbólico e a Escola de Chicago”. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, J. (Org.). Teoria Social Hoje. São Paulo, UNESP, 1999.
MARX, K. O capital. Vol.1. Cap.1. O fetichismo da mercadoria
PARK, R. E. “A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano”. In: VELHO, O. G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores: 1973.
PARSONS, T: “Durkheim e a teoria da integração dos sistemas” In: COHN, G. Sociologia: Para Ler os Clássicos. São Paulo, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1977, pp. 47-84.
SELL, C. E. Racionalidade e racionalização em Max Weber. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online]. 2012, v. 27, n. 79 [Acessado 8 Março 2022] , pp. 153-172. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-69092012000200010>.
SIMMEL, G. “A metrópole e a vida mental”. In: VELHO, O. G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores: 1973.
WEBER, M. A objetividade do conhecimento na ciência social e na ciência politica. In: Metodologia das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2015.
WEBER, M. Metodologia das ciências sociais – Parte 2. São Paulo: Cortez Editora; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2001. (p.313-429)
WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 2012. Vol. 1, Cap. 1.
WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 2012. Vol. 2. Cap. 9, seção 8.
WEBER, M. “A dominação não legítima – tipologia das cidades”. In: Economia e Sociedade, Vol. 2. Brasília: Editora UnB, 1999.
WHYTE, W. F. Sociedade de esquina. A estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. [Introdução, Cap. 1 e VI].
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2022
10/03/2022
Qual é o papel dos clássicos para nós?
17/03/2022
31/03/2022
Marx: ideologia, alienação e fetichismo.
07/04/2022
05/05/2022
A ortodoxia positivista. O positivismo e a linguagem da pesquisa social
12/05/2022
26/05/2022
A alternativa compreensiva e a crítica da ontologia positivista
02/06/2022
14/07/2022
Escola de Chicago
Avaliações
Data Descrição
14/07/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para aula síncrona 10/03/2022 10/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:25