AVALIAÇÃO 3 artigo (28/09/2022 - 28/09/2022)
Artigo em Dupla referente aos temas de MKT, Turismo, TIC e Inovação
O artigo deverá ser enviado via SIGAA (como tarefa) no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto antecipadamente.
Diretrizes para Autores
Características do artigo
I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).
II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.
III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).
IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).
V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)
VI. Nas referências ter no mínimo 2 livros citados e 9 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!
Preparação do artigo
O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.
Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:
Inserir o nome dos autores no manuscrito.
Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:
I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.
II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados
III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).
IV. Referencial Teórico
V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia
VI. Resultados e Discussões ou Análises
VII. Considerações Finais
VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.
Formatação
Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:
I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.
II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.
III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.
IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.
V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.
VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.
VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.
VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.
Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.
Citações e referências
As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).
Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:
Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].
As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:
- Beni (1998) ou (Beni, 1998)
- Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
- Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
- Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
- Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)
Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:
- (Ballantyne et al., 2011)
- (Gössling et al., 2012)
A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:
Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.
Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.
Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63
Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.
Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.
Inicia em 21/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 28/09/2022 às 23h 59