• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

LEDOC/CCE011 - Disciplina: Práticas de Ensino em Ciências da Natureza II - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Introdução e primeiras atividades (03/06/2022 - 03/06/2022)

Introdução à disciplina

Primeiras atividades

 

O que é Ciência?

https://youtu.be/IgBeXCMSuqA

 

O papel do professor nas aulas

https://youtu.be/lHzgYdnZL6I

 

Avaliação em Ciências da Natureza

https://youtu.be/XnWphBiO64M

 

A BNCC e o ensino de ciências

https://youtu.be/0eB07iS3vAE

   Prática 01 
Prática 01
  Prática 02 
Prática 02
  Prática 03 
Prática 03
  Prática 04 
Prática 04
  Contexto Histórico: Ensino de Ciências por Investigação 
Contexto Histórico: Ensino de Ciências por Investigação
Noções práticas de custos e acessibilidade da aquisição e montagem de aulas práticas com ou sem um laboratório (04/06/2022 - 04/06/2022)
Experimentação no ensino de Física e Química com materiais do cotidiano (10/06/2022 - 10/06/2022)
Experimentação no ensino de Biologia com materiais do cotidiano (11/06/2022 - 11/06/2022)
Mudança conceitual - Conhecimento prévio - História da Ciência - Contextualização Histórica do Ensino de Ciências por Investigação - Bases conceituais para o Ensino de Ciências por Investigação (17/06/2022 - 17/06/2022)
    
Inicia em 18/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 18/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 18/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 20/06/2022 às 7h 0 e finaliza em 27/06/2022 às 23h 59
Aspectos Teóricos e Metodológico do Ensino de Ciências por Investigação - Liberdade intelectual no Ensino Investigativo - Experimento e articulação investigativa: história, cotidiano e experimento no Ensino de Física. Mapas conceituais para sequência de ensino investigativo. Experimentos de baixo custo. (18/06/2022 - 18/06/2022)
    
Inicia em 18/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 20/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 20/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 01/07/2022 às 8h 0 e finaliza em 12/07/2022 às 23h 59
Etapas do ensino investigativo (24/06/2022 - 24/06/2022)
Orientações em relação à teoria e prática no ensino de Ciências da Natureza em escolas do campo (25/06/2022 - 25/06/2022)
Realização de experimentação pelos estudantes (01/07/2022 - 01/07/2022)
Socialização dos relatos de experiências. (02/07/2022 - 02/07/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL Total
03 04 10 11 17 18 24 25 01 02
1 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
3 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
4 2021200**** 0 0 0 0 0 8 0 0 0 0 8
5 2021200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2021200**** 0
7 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
11 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021200**** 8 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
20 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2021200**** 0 0 0 0 8 8 0 0 0 0 16
24 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021200**** 0 0 0 0 8 0 0 0 0 0 8
28 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
29 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 0 72
30 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2021200**** 0 0 0 0 0 8 0 0 0 0 8
35 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2021200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 2021200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021200**** 8,6 9,0 9,0 8.9 4 AM
4 2021200**** 4,3 9,0 9,0 7.4 4 AM
5 2021200**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
6 2021200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 8 AM
7 2021200**** 9,8 9,0 9,5 9.4 0 AM
8 2021200**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
9 2021200**** 9,3 9,0 10,0 9.4 0 AM
10 2021200**** 9,3 9,5 10,0 9.6 0 AM
11 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
12 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 2021200**** 8,3 10,0 9,5 9.3 0 AM
14 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2021200**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
16 2021200**** 9,2 9,5 10,0 9.6 0 AM
17 2021200**** 9,7 10,0 10,0 9.9 8 AM
18 2021200**** 9,7 9,5 9,5 9.6 0 AM
19 2021200**** 7,0 10,0 9,5 8.8 0 AM
20 2021200**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
21 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2021200**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
23 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2021200**** 9,7 9,5 9,5 9.6 0 AM
25 2021200**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
26 2021200**** 9,7 9,0 8,5 9.1 8 AM
27 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2021200**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
30 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
31 2021200**** 9,6 9,0 9,0 9.2 0 AM
32 2021200**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
33 2021200**** 9,7 9,5 9,5 9.6 0 AM
34 2021200**** 9,7 9,5 9,5 9.6 0 AM
35 2021200**** 9,6 10,0 10,0 9.9 4 AM
36 2021200**** 8,4 9,5 8,5 8.8 8 AM
37 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
38 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
39 2021200**** 9,5 9,5 8,5 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Experimentação no ensino de Biologia, Física e Química com materiais do cotidiano. Sequências de ensino investigativo. Noções práticas de custos e acessibilidade da aquisição e montagem de aulas práticas com ou sem um laboratório. Orientações em relação à teoria e prática no ensino de Ciências da Natureza em escolas do campo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas teóricas expositivas dialogadas, com uso do computador e plataformas digitais;
- Atividades experimentais desenvolvidas pelos estudantes em suas comunidades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada obedece às Resoluções CEPEX/UFPI n° 177/2012 e
nº 101/2021. Será considerado aprovado, o aluno que obtiver média nas avaliações parciais igual
ou superior a 6,0 (seis) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga
horária do componente curricular.
Considerando a Resolução nº 101/2021, de 15 de julho de 2021 do Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão-CEPEX, observa-se que:
Art. 8º Fica estabelecido, excepcionalmente, que o controle de frequência será realizado por
meio da participação de discentes em atividades síncronas e/ ou assíncronas.
§ 2º O registro de frequência em Componente Curricular ofertado, em caso de apenas ensino
remoto, não atestará a presença física de discente na UFPI, e, sim, para efeito de cumprimento
de carga horária;
§ 3º A frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento), assim compreendidas:
I – Atividade Síncrona – assiduidade e participação na atividade realizada em tempo real;
II – Atividade Assíncrona – realização e envio de atividades acadêmicas.
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota – Atividade avaliativa teórica individual (via google form). Média de Biologia, Química e
Física.
2ª Nota – Plano de trabalho individual e realização e filmagem (de 3 a 5 minutos) de atividades
com experimentos de baixo custo em Biologia, Química e Física.
3ª Nota – Tempo Comunidade individual: apresentação e entrega de Resumo Expandido das
Experiências realizadas em (Biologia, Química e Física).
Horário de atendimento: 08 às 12h
Bibliografia: AQUINO, A.M.; ASSIS, R.L. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica
sustentável. Brasília: EMBRAPA, 2005.
FORNARI, E. Manual prático de agroecologia. São Paulo: Aquariana, 2002. GLIESSMAN, S.R.
Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4 ed. Porto Alegre: UFGRS,
2009.
NORGAARD, R. B. & SIKOR, T. Metodologia e prática da agroecologia. IN: Agroecologia: bases
científicas para uma agricultura sustentável. Miguel Altieri, ASPTA, Rio de Janeiro, RJ, Ed.
Agropecuária, 2002, p. 53-83. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2 ed. São Paulo: Ática, 2002.
BESSLER, K.E.; NEDER, A.V. F. Química em Tubos de Ensaio: Uma Abordagem para
Principiantes. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2011.
CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para
implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-20.
GASPAR, A. Atividades experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria
de Vigotski. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
MARIOTTO, L.M; VAZ, G.D. Teoria e Prática Diferentes Abordagens no Ensino de Biologia.
Ribeirão Preto: JLM, 2017. 226 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/06/2022
03/06/2022
Introdução e primeiras atividades
04/06/2022
04/06/2022
Noções práticas de custos e acessibilidade da aquisição e montagem de aulas práticas com ou sem um laboratório
10/06/2022
10/06/2022
Experimentação no ensino de Física e Química com materiais do cotidiano
11/06/2022
11/06/2022
Experimentação no ensino de Biologia com materiais do cotidiano
17/06/2022
17/06/2022
Mudança conceitual - Conhecimento prévio - História da Ciência - Contextualização Histórica do Ensino de Ciências por Investigação - Bases conceituais para o Ensino de Ciências por Investigação
18/06/2022
18/06/2022
Aspectos Teóricos e Metodológico do Ensino de Ciências por Investigação - Liberdade intelectual no Ensino Investigativo - Experimento e articulação investigativa: história, cotidiano e experimento no Ensino de Física. Mapas conceituais para sequência de ensino investigativo. Experimentos de baixo custo.
24/06/2022
24/06/2022
Etapas do ensino investigativo
25/06/2022
25/06/2022
Orientações em relação à teoria e prática no ensino de Ciências da Natureza em escolas do campo
01/07/2022
01/07/2022
Realização de experimentação pelos estudantes
02/07/2022
02/07/2022
Socialização dos relatos de experiências.
Avaliações
Data Descrição
17/06/2022 1ª Avaliação
25/06/2022 2ª Avaliação
02/07/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para socialização dos Experimentos (Biologia_Física_Química) 14 horas 01/07/2022
Link da aula 01/07/2022
Prorrogação do prazo de entrega do resumo expandido 28/06/2022
Experimentos em Biologia 23/06/2022
Link para aula Remota 18/06 início: 8 horas - Prof. Fábio 18/06/2022
Link para aula 17 e 18/06/22 prof. Sandra 16/06/2022
Link para aula Remota 17/06 início: 14 horas - Prof. Fábio 10/06/2022
Avaliação 01 06/06/2022
Link aula 04 06 04/06/2022
Link aula 03 06 03/06/2022
Aula 03/06 02/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:36