-

CPSIC/CMRV019 - SEMINÁRIO PRÁTICA PSICOLÓGICA I - Turma: 03 (2022.1)

Tópicos Aulas
Leitura dos regulamentos de estágio e do Serviço Escola de Psicologia (SEP), necessário para a reunião do dia 22, destinada à apresentação do funcionamento do serviço (21/06/2022 - 21/06/2022)
   PPC do9 curso com regulamentos de estágio e do SEP 
Seguem no regulamentos para leitura
Apresentação da disciplina. Definições: 1) literatura básica a ser utilizada - Livros: Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental (Wright, Brown, Thase, & Basco, 2018) e Livro: Conceitualização de casos colaborativa (Kuyken, Padesky, & Dudley, 2009)..; 2) grupos de trabalho; 3) dia do grupo de estudos; 4) cronograma dos capítulos a serem discutidos nos grupos de estudos e equipe responsável; 5) cronograma de apresentação dos seminários e consonância com o grupo de estudos. (28/06/2022 - 28/06/2022)
Seminário I: Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental (Cap. 1:). Seminário 2: A relação terapêutica (Cap.2) - Livro base : Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental (Wright, Brown, Thase, & Basco, 2018). (05/07/2022 - 05/07/2022)

Seminário I: Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental (Cap. 1:). Seminário 2: A relação terapêutica (Cap.2) - Livro base : Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental (Wright, Brown, Thase, & Basco, 2018).

Seminário 3: Avaliação e Formulação (Cap. 3:). Seminário 4: Estruturação e educação (Cap.4) (12/07/2022 - 12/07/2022)
Seminário 5: Trabalhando com pensamentos automáticos (Cap. 5:). Seminário 6: Métodos comportamentais I (Cap.6) (19/07/2022 - 19/07/2022)
Seminário 7: Métodos comportamentais II (Cap. 7:). Seminário 8: Modificando esquemas (Cap. 8) (26/07/2022 - 26/07/2022)
Seminário 9: Problemas e dificuldades comuns (Cap. 9:). Seminário 10: Tratando transtornos crônicos, graves e complexos (Cap. 10) . Seminário 11: Desenvolvendo competência em TCC (02/08/2022 - 02/08/2022)
Seminário 12: O dilema de Procusto ( Cap. 1). Seminário 13: O caldeirão da conceitualização de caso ( Cap. 2). Livro: Conceitualização de casos colaborativa (Kuyken, Padesky, & Dudley, 2009). (09/08/2022 - 09/08/2022)
Seminário 14: Duas cabeças pensam melhor do que uma (Cap. 3). Seminário 15: Incorporação dos pontos fortes do cliente e desenvolvimento da resiliência (Cap.4) (16/08/2022 - 16/08/2022)
Seminário 16: “Você pode me ajudar?” (Cap. 5). Seminário 17: “Por que isso continua acontecendo comigo?” (Cap. 6 (23/08/2022 - 23/08/2022)
Seminário 18: Aprendizagem e ensino da conceitualização de caso (Cap 8) (30/08/2022 - 30/08/2022)
Seminário 19: “O meu futuro se parece com o meu passado?” (cap. 7). Seminário 20: Avaliação do modelo (Cap. 9) (06/09/2022 - 06/09/2022)
Estudo de caso – Racismo (Gutemberg, Maycon, Maria Vitoria/ Franciele e Fernanda) (13/09/2022 - 13/09/2022)
Estudo de caso (Euripedes e Yuri/ Jessica e Gabriel) (20/09/2022 - 20/09/2022)
Revisão de conteúdos (Matheus e Cesar/ Catia e Maria Carolina) (27/09/2022 - 27/09/2022)
Avaliação do método utilizado na disciplina (04/10/2022 - 04/10/2022)
Encerramento da disciplina. (11/10/2022 - 11/10/2022)
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo concluído (18/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 0 0 0 8
3 2017903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
4 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
7 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018902**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1
10 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 1 0 0 0 0 5
13 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 5 AM
3 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 1 AM
6 2018902**** 8,0 8,0 8,0 8.0 12 AM
7 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2017903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
12 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
13 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1- EMENTA
Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia, conforme a ênfase escolhida pelo aluno, nesta caso Psicologia Clínica na abordagem cognitivo-comportamental.

2- OBJETIVO:
Estabelecer diálogo entre teoria e prática, a partir da análise crítica dos atendimentos realizados na clínica psicológica.
Desenvolver a análise crítica teórico prática e raciocínio clínico.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Análise crítica teórico prática;
• Problematizar o campo de estágio e analisar criticamente as estratégias de intervenção desenvolvidas;
• Estabelecer diálogo entre teoria e prática

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Supervisão da análise teórico prática dos atendimentos clínicos; seminários e rodas de debate.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Pontualidade, assiduidade às diferentes atividades relacionadas ao Seminário de Práticas. Estabelecer diálogo entre a teoria e os casos em atendimento, visando o desenvolvimento do raciocínio clínico e senso crítico reflexivo da prática profissional
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica:

Neufeld, C. B. & Cavenage, C. C. (2010). Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 6(2), 3-36.

MURTA, S.G.; ROCHA, S.G.M. Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental. Psicologia Clínica, v. 26, n.2. Rio de Janeiro: 2014. p. 33-47.

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

STALLARD, P. Guia para o terapeuta: Bons pensamentos - bons sentimentos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

KUYKEN, W; PADESKY, C & DUDLEY, R. Conceitualização de casos colaborativa. Porto Alegre: Artmed, 2012.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/06/2022
21/06/2022
Leitura dos regulamentos de estágio e do Serviço Escola de Psicologia (SEP), necessário para a reunião do dia 22, destinada à apresentação do funcionamento do serviço
28/06/2022
28/06/2022
Apresentação da disciplina. Definições: 1) literatura básica a ser utilizada - Livros: Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental (Wright, Brown, Thase, & Basco, 2018) e Livro: Conceitualização de casos colaborativa (Kuyken, Padesky, & Dudley, 2009)..; 2) grupos de trabalho; 3) dia do grupo de estudos; 4) cronograma dos capítulos a serem discutidos nos grupos de estudos e equipe responsável; 5) cronograma de apresentação dos seminários e consonância com o grupo de estudos.
05/07/2022
05/07/2022
Seminário I: Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental (Cap. 1:). Seminário 2: A relação terapêutica (Cap.2) - Livro base : Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental (Wright, Brown, Thase, & Basco, 2018).
12/07/2022
12/07/2022
Seminário 3: Avaliação e Formulação (Cap. 3:). Seminário 4: Estruturação e educação (Cap.4)
19/07/2022
19/07/2022
Seminário 5: Trabalhando com pensamentos automáticos (Cap. 5:). Seminário 6: Métodos comportamentais I (Cap.6)
26/07/2022
26/07/2022
Seminário 7: Métodos comportamentais II (Cap. 7:). Seminário 8: Modificando esquemas (Cap. 8)
02/08/2022
02/08/2022
Seminário 9: Problemas e dificuldades comuns (Cap. 9:). Seminário 10: Tratando transtornos crônicos, graves e complexos (Cap. 10) . Seminário 11: Desenvolvendo competência em TCC
09/08/2022
09/08/2022
Seminário 12: O dilema de Procusto ( Cap. 1). Seminário 13: O caldeirão da conceitualização de caso ( Cap. 2). Livro: Conceitualização de casos colaborativa (Kuyken, Padesky, & Dudley, 2009).
16/08/2022
16/08/2022
Seminário 14: Duas cabeças pensam melhor do que uma (Cap. 3). Seminário 15: Incorporação dos pontos fortes do cliente e desenvolvimento da resiliência (Cap.4)
23/08/2022
23/08/2022
Seminário 16: “Você pode me ajudar?” (Cap. 5). Seminário 17: “Por que isso continua acontecendo comigo?” (Cap. 6
30/08/2022
30/08/2022
Seminário 18: Aprendizagem e ensino da conceitualização de caso (Cap 8)
06/09/2022
06/09/2022
Seminário 19: “O meu futuro se parece com o meu passado?” (cap. 7). Seminário 20: Avaliação do modelo (Cap. 9)
13/09/2022
13/09/2022
Estudo de caso – Racismo (Gutemberg, Maycon, Maria Vitoria/ Franciele e Fernanda)
20/09/2022
20/09/2022
Estudo de caso (Euripedes e Yuri/ Jessica e Gabriel)
27/09/2022
27/09/2022
Revisão de conteúdos (Matheus e Cesar/ Catia e Maria Carolina)
04/10/2022
04/10/2022
Avaliação do método utilizado na disciplina
11/10/2022
11/10/2022
Encerramento da disciplina.
18/10/2022
18/10/2022
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo concluído
Avaliações
Data Descrição
09/08/2022 1ª Avaliação
06/09/2022 2ª Avaliação
04/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Seminário de Práticas 28.06.2022 28/06/2022
Seminário de Práticas 15/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:38