• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
1. Antropologia e Educação: Eu e Nós em rede (20/06/2022 - 20/07/2022)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
   Você tem cultura - Roberto Da Matta. 
2. Métodos da pesquisa Antropológica (01/08/2022 - 19/09/2022)
Nessa unidade, discutiremos o método antropológico como um instrumento para profissionais que lidam com diversidade cultural: trabalho de campo, observação participante, entrevista, história de vida e etnografia.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (21/09/2022 - 17/10/2022)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão nas mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
  Modelo de ensaio etnográfico 
Bom dia, Segue um modelo para produção do ensaio etnográfico de vocês. Abraços,
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 12 14 19 21 26 28 05 10
1 2022901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
2 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 1 0 11
3 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2022901**** 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018903**** 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
10 2019903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2022902**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 10
26 2022901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 24
29 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
30 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
33 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
34 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
4 2022901**** 9,5 9,8 9,2 9.5 6 AM
5 2022901**** 8,5 9,8 9,2 9.2 6 AM
6 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
7 2022901**** 8,5 9,0 9,2 8.9 2 AM
8 2022901**** 6,3 8,8 9,2 8.1 6 AM
9 2022901**** 7,0 0,0 0,0 2.3 24 RF
10 2022901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
11 2022901**** 9,5 9,8 9,2 9.5 6 AM
12 2022902**** 6,5 9,0 10,0 8.5 10 AM
13 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2022902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
15 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
16 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
18 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2022901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 2 AM
20 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
21 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2022901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
23 2022901**** 8,0 10,0 9,2 9.1 2 AM
24 2022901**** 8,5 9,0 10,0 9.2 4 AM
25 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2022901**** 7,3 9,5 10,0 8.9 8 AM
27 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
28 2018903**** 8,5 6,0 10,0 8.2 14 AM
29 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2022901**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
31 2022901**** 4,0 10,0 10,0 8.0 8 AM
32 2022901**** 9,5 9,8 10,0 9.8 6 AM
33 2022902**** 9,8 10,0 10,0 9.9 2 AM
34 2022902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
35 2022901**** 10,0 7,5 10,0 9.2 11 AM
36 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas e dialogadas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
• Indicação para produção textual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita - individual, sem consulta bibliográfica);
Trabalho Integrado - Análise de textos de debates em grande grupo;
Trabalhos escritos – ensaio de trabalho etnográfico – producao do diario de campo.
Horário de atendimento: 08-10; 10-12.
Bibliografia: DA MATTA, Roberto. Relativizando. Uma introdução a antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 4ª Ed.1993.
DAMATTA, Roberto. «Você tem cultura?» in Explorações: ensaios de sociologia interpretativa, Rio de Janeiro: Rocco, 1986, pp. 121-128.
DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.
MATTOS, CLG.; CASTRO, PA., (Orgs.) Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Autores. 298 p. ISBN 978-85-7879-190-2. Disponível em<http://books.scielo.org>. Acesso em 27 de Jun. de 2022.
MINER, Horace. A. Ritos Corporais entre os Nacirema in: K. Romney e P. L. Vore (eds.): You and Others – readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (versão trad. - manuscrito
MUNANGA, Kabengele. Diversidade, etnicidade, identidade e cidadania. Ação Educativa, ANPED. Palestra proferida no 1º Seminário de Formação Teórico Metodológica - SP. 2003 <http://www.acaoeducativa.org/kabe.PDF>. Acessado em 28/jul/2006.
PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e Sociedade: leituras de Sociologia da Educação. São Paulo, Editora Nacional, 1987.
ROCHA, Gilmar & TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia & Educação. Autêntica, 2009
TOBIN, Joseph; WU, David Y; DAVIDSON, Dana H. Educação infantil em três culturas; Japão, China e EUA. São Paulo, Phorte Editora, 2008.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Capítulo: “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa”)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/06/2022
20/07/2022
1. Antropologia e Educação: Eu e Nós em rede
01/08/2022
19/09/2022
2. Métodos da pesquisa Antropológica
21/09/2022
17/10/2022
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença
Avaliações
Data Descrição
20/07/2022 1ª Avaliação
19/09/2022 2ª Avaliação
12/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Estudo dirigido do texto olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar 06/09/2022
Estudo dirigido do texto Identidade, identidades - indivíduo, escola. 24/08/2022
Cancelamento da aula de quarta-feira (13/07) 12/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:32