DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO II: Tempo Universidade e Tempo Comunidade (22/09/2022 - 26/09/2022)
Abertura da formação com mística.
Discussão do texto: O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Contribuições à Luz da Pedagogia Histórico-Crítica (Giaretton, Mazaro e Otani, 2016).
Leitura e Discussão do texto: O Ensino de Ciências para a Pedagogia Histórico-Crítica (Souza, 2017).
Elaboração, nos grupos, do planejamento sobre o eixo de conteúdo Geometria apresentado no texto, para ser socializado na turma.
Análise das apresentações pelos formadores.
Exploração das ideias centrais do texto, a partir da construção de um quadro comparativo, a ser apresentado em Power Point, traçando um paralelo entre a proposta de ensino e de aprendizagem da matemática a partir da PHC e o ensino e a aprendizagem da matemática que ocorre efetivamente nas classes multisseriadas da Educação do Campo (atividade importante para o TCC).
Apresentação dos quadros pelos grupos.
Construção de um quadro comparativo, a ser apresentado em Power Point, traçando um paralelo entre a proposta de ensino e de aprendizagem de Ciências a partir da PHC e o ensino e a aprendizagem de Ciências que ocorre efetivamente nas classes multisseriadas da Educação do Campo (atividade importante para o TCC).
Análise das apresentações pelos formadores, destacando alguns conteúdos de Ciências.
Elaboração de um plano de aula a partir dos momentos da sequência dialética proposta na PHC, para o trabalho interdisciplinar com Ciências e Matemática, tendo como aporte os inventários.