-

PPGCOM004 - ENSINO ORIENTADO (ESTÁGIO DE DOCÊNCIA) - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Aula 1 (10/08/2022 - 10/08/2022)
Apresentação do Plano de Disciplina. O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica.
   Texto 1 
“Ensinar a alegria” (Ruben Alves. Livro Ensinar a alegria. P. 6-10)
  Texto 2 
Ensinar a errar, a esquecer e a brincar: novo desafio da educação.
  Texto 7 
Quem é o professor universitário
Aula 2 (17/08/2022 - 17/08/2022)
O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica. Planejamento, execução, avaliação: visão geral.
  Texto 3 
A complicada arte de ver
  Texto 4 
O Professor Universitário ante o século XXI
  Texto 5 
Como planejar o ensino.
Aula 3 (24/08/2022 - 24/08/2022)
Planejamento de ensino. A organização do trabalho docente. Estratégias de ensino.
  Texto 6 
Como utilizar estratégias para facilitar a aprendizagem
Aula 4 (31/08/2022 - 31/08/2022)
Seminários.
  Texto 8 
Educação remota: entre a ilusão e a realidade.
  Texto 9 
Como ministrar aulas expositivas
Aula 5 (05/09/2022 - 05/09/2022)

Seminários.

  Texto 10 
Como utilizar recursos tecnológicos no ensino superior
  Texto 11 
Qual o lugar da ética no ensino superior
Aula 6 (14/09/2022 - 14/09/2022)
Plano de curso. Plano de aula.
  Texto 12 
(Como planejar o ensino
Aula 7 (21/09/2022 - 21/09/2022)
Avaliação no processo ensino-aprendizagem.
  Texto 13 
Como avaliar a aprendizagem dos estudantes
Aula 8 (28/09/2022 - 28/09/2022)
Prática docente: reflexões. Aula simulada.
Aula 9 (05/10/2022 - 05/10/2022)
Entrega dos planos de curso. Exposição do processo de elaboração dos planos de curso.
Aula 10 (18/10/2022 - 18/10/2022)
Avaliação das práticas docentes. Encerramento das atividades.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
10 17 24 31 06 14 21 28
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4
3 2022100**** 0 0 0 0 3 0 0 4 7
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2022100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2022100**** 9,2 9.2 0 AM
3 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
8 2022100**** 9,2 9.2 0 AM
9 2022100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Exercício de atividade pedagógica em disciplina dos Cursos de Graduação em Comunicação. Planejamento e desenvolvimento de programas, envolvendo aulas práticas e suas técnicas, visando estimular capacidades didáticas, ampliar a integração entre o mestrado e a graduação e possibilitar ao estudante a experiência prática no ensino universitário, que é um dos campos de atuação profissional conseqüentes à formação pósgraduada.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: METODOLOGIA:

- Aulas expositivas e dialogadas.
- Leitura de textos.
- Atividades práticas. Seminários e debates.
- Análise de casos.

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas, com discussão de textos, uso de slides / vídeos e estudo de casos. Recorrer-se-á a atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, propiciando reflexões sobre a prática docente, estimulando o mestrando a construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais na realidade em que está inserido. Assim, será necessária participação nas aulas presenciais, leitura dos textos indicados e realização das atividades sugeridas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do mestrando será avaliado individualmente, considerando-se os seguintes critérios: frequência às aulas, participação nas discussões e qualidade das atividades realizadas.

- Avaliação qualitativa: frequência e participação nas discussões propostas ................... 1 ponto
- Seminários ......................................................................................................... 4 pontos
- Plano de curso .................................................................................................... 5 pontos

Horário de atendimento: Terça às 14h
Bibliografia: BÁSICA:

Gil, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

COMPLEMENTAR:

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação: interfaces científicas, v. 8, n. 3, 2020, p. 348-364.

DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, Adair M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: ______. Estratégias de ensino-aprendizagem. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.133-181.

GARRIDO, Pimenta; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

LAPA, A. B.; PRETTO, Nelson de Luca. Inovar para a qualidade na educação digital. LisboaPortugal: Universidade Aberta, 2019. v. 6. 121p.

MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, p.85-137.

MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003.

MASSETO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.

PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Teresina: mimeo, 2005.

______. Normas de funcionamento dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, Teresina, 2012.

VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 1991.

VIELLA, M. dos Anjos L. Das intenções aos objetivos educativos. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5. ed. Campinas-SP: 2008, p. 113-123.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2022
10/08/2022
Aula 1
17/08/2022
17/08/2022
Aula 2
24/08/2022
24/08/2022
Aula 3
31/08/2022
31/08/2022
Aula 4
05/09/2022
05/09/2022
Aula 5
14/09/2022
14/09/2022
Aula 6
21/09/2022
21/09/2022
Aula 7
28/09/2022
28/09/2022
Aula 8
05/10/2022
05/10/2022
Aula 9
18/10/2022
18/10/2022
Aula 10
Avaliações
Data Descrição
31/08/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:28