Metodologia: |
Métodos de aprendizagem e recursos pedagógicos 1. Métodos de aprendizagem: a) leitura, fichamento e crítica de bibliografia recomendada; b) aulas expositivas; c) roteiros de estudos e questionamentos de revisão; d) debates; e)exercícios de sala de aula e f) redação de textos. 2. Recursos pedagógicos: a) quadro e pincel; b) data show; c) comunicação pela internet por e-mail, Sigaa e grupos de aplicativos de bate-papo, onde serão sugeridos textos, links para pesquisa e fixação de conteúdo, esclarecimentos, comunicados, etc.; d) livros, textos, artigos científicos, pesquisas na internet, etc.
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Bibliografia:
| ALEXY, Robert. Conceito e Validade do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ALEXY, Robert. Teoria Discursiva do Direito. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. BARROSO, Luís Roberto. Constituição, Democracia e Supremacia Judicial: Direito e Política no Brasil Contemporâneo. Revista Jurídica da Presidência. Brasília, vol. 12, n° 96, fev/mai, p. 5-43, 2010. BARROSO, Luís Roberto. A razão sem voto: o Supremo Tribunal Federal e o governo da maioria. Revista UniCEUB, Brasília, vol 5, p. 24-50, 2015. BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. CAMPILONGO, Celso Fernandes. Política, Sistema Jurídico e Decisão Judicial. São Paulo: Saraiva, 2013. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed., 11a. reimpr. Coimbra: Almedina, 2012. SOARES, Maurício Freire Soares. Hermenêutica e Interpretação Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2017. PERELMAN, Chaïm. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005. TOULMIN, Stephen Edelston. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2001. VIEIRA, Oscar Vilhena. A batalha dos poderes: da transição democrática aos mal-estar constitucional. 1ª ed. São Paulo. Companhia das Letras 2018. VIEIRA, Oscar Vilhena. Supremocracia. Revista de Direito GV, São Paulo. p. 441-464, jul-dez., 2008. WALDRON, Jeremy. Judicial review and Judicial Supremacy. NYU School of Law, Public Law Research Paper, No. 14-57. 2014.
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