Metodologia: |
O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (produção de esquemas, resumos, resenhas), trabalhos individuais e em grupo, apresentação de filme e debate. Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos abordados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere. Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos nas avaliações que serão realizadas:
Nota 01 - Elaboração e entrega de um artigo (pode ser em dupla) para possível publicação sobre um tema relacionado com aqueles trabalhados na disciplina Inovação e Desenvolvimento Regional ou ainda no tema da sua dissertação ou, individualmente, um Position Paper sobre um dos três temas principais da disciplina. Esta atividade deve ser enviada pelo SIGA até às 23:59 horas do dia 17/10/2022. Nota Máxima = 10,0 Peso na Nota Final = 4,0
Nota 02 - Apresentação e entrega da Ficha Catalográfica de um artigo de natureza teórico-empírica com tema relacionado à disciplina e com data de publicação não inferior ao ano de 2018 e que seja qualificado pelo Qualis CAPES nos estratos A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 ou B4. É possível consultar a classificação atual do periódico no Qualis CAPES pelo seguinte *link abaixo. Nota Máxima = 10,0 Peso na Nota Final = 3,0
Nota 03 - Elaboração de um relato diário sobre as atividades do dia (entrega até a data e hora estabelecidas). (Obs: Somente serão considerados aqueles relatos dos Mestrandos(as) que estiveram presentes na respectiva aula. Nota Máxima = 10,0 Peso na Nota Final = 3,0
*Link:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf ** Repositórios de artigos científicos internacionais: EBSCO Information Services (http://web.a.ebscohost.com/); JSTOR (https://www.jstor.org/); Emerald Insight (https://www.emerald.com/insight/), Taylor & Francis On line (https://www.tandfonline.com), Scopus (https://www.scopus.com), Web of Science (https://www.webofknowledge.com), Sage Journals - Sage Publications (https://journals.sagepub.com), Wiley Online Library (https://onlinelibrary.wiley.com) e Science Direct (https://www.sciencedirect.com/). *** Repositórios de artigos científicos nacionais: Scientific Periodicals Electronic Library - SPELL (https://www.spell.org.br/), periódicos CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br) e SciELO (https://www.scielo.br). **** Na Atividade 02, Observar que o estrato do periódico/avaliação será considerado para efeito de avaliação a pontuação de acordo com o extrato do periódico (Qualis Capes 2013/2016), conforme confirmação feita pelo site: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/list aConsultaGeralPeriodicos.jsf para efeito da nota da Atividade (A1 e A2 até 100% da nota; A3 e A4 até 95% da nota; B1 = até 90% da nota; B2 até 85% da nota; B3 até 80% da nota e B4 até 75% da nota)
Com efeito, a Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula:
Nota Final = {[4,0 x (Nota 01)] + [3,0 x (Nota 02)] + [3,0 x (Nota 03)]} / 10
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Bibliografia:
| REFERÊNCIAS BÁSICAS: DJELLAL, F.; GALLOUJ, F.; MILES, I. Duas décadas de pesquisa sobre inovações em serviços: qual o lugar dos serviços públicos? In.: Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil. Brasília: Enap: Ipea, 2017. Cap. 4, p. 59-94. FERREIRA, V. R. S.et al. Inovação no setor público federal no Brasil na perspectiva da inovação em serviços. Revista de Administração e Inovação, v. 12 n. 4, 99-118, 2015. BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. CHRISTENSEN, C.; ANTHONY, S. D.; ROTH, E. A. O futuro da inovação: usando as teorias da inovação para prever mudanças no mercado. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007. DAVILA, T.; EPSTEIN, M. J.; SHELTON, R. As regras da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2007. ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. [S. l.]: OCDE; FINEP, 1997.
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES AREND, M., CÁRIO, S. A. F. Path dependence, Lock-in, Catching-up, Embeddedness e Desequilíbrio na Trajetória de Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul no Século XX. In: XXXII Encontro Nacional de Economia, de 7 a 10 de dezembro de 2004. ANPEC, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Disponível em: < http://www.anpec.org.br/encontro2004/artigos/A04A125.pdf>. BIELSCHOWSKY, R. Estratégia de desenvolvimento e as três frentes de expansão no Brasil: Um desenho conceitual, Texto para Discussão, Instituto de Pesquisa. 2003. CASSIOLATO, J.E.; LASTRES, H.M.M. Sistemas de inovação e desenvolvimento: as implicações de política. São Paulo em Perspectiva, v. 19, n. 1, p. 34-45, jan./mar. 2005. GNYAWALI, D., PARK, B.-J. Co-opetition between giants: Collaboration with competitors for technological innovation, Research Policy, v. 40, n.5, p. 650-663, 2011. DJELLAL, F., GALLOUJ, F., MILES, I. Two decades of research on innovation in services: Which place for public services? Structural Change and Economic Dynamics, v. 27, p. 98-117, 2013.
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