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PPGED163 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES CULTURAIS - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Orientações para os estudos da disciplina (08/08/2022 - 08/08/2022)
Apresentação dos participantes e de suas propostas de pesquisa (15/08/2022 - 15/08/2022)
   O CAPITULO 1 
Aula expositiva dialogada sobre as questões da ciência, da epistemologia no contemporâneo (22/08/2022 - 22/08/2022)
Exposição sobre as interseccionalidades entre LGBTQI+ e Raça (29/08/2022 - 29/08/2022)
Aula expositiva e dialogada sobre interseccionalidades desde Lélia Gonzalez (05/09/2022 - 05/09/2022)
  INTERSECCIONALIDADE DESDE LÉLIA GONZALEZ 
Racismo e sexismo na cultura brasileira + parte do proximo tópico (pp 75-100) "A categoria politico-cultural da amefricanidade" (pp 127-138) "A mulher negra no Brasil" (pp.158-170) Todos devem ler o capítulo inicial e 3 pessoas ficam responsáveis em apresentar os principais pontos para debate e mediação das professoras e colegas. 2 pessoas ficam responsáveis pela leitura do outro capítulo "A categoria politico-cultural da amefricanidade" (pp 127-138) 2 pessoas apresentam a leitura deste último capítulo "A mulher negra no Brasil" (pp.158-170) Como dinâmica de aula: Todes trazem pontos pra levantar/debater desses 3 capítulos. Se puderem tragam elementos dos estudos e pesquisas de vocês!
Aula expositiva e dialogada sobre O Direito dos mais Fracos, de Jacques Gauthier (12/09/2022 - 12/09/2022)
Aula expositiva dialogada: "De que Direitos Humanos estamos falando?" com base em Panikkar e o texto; "Quem precisa de identidade? eu preciso: as identidades de memoria coletiva colonizada reproduzem as subalternidades (Sueli Sousa, 2021) (19/09/2022 - 19/09/2022)
Apresentações dos grupos: Texto 1: Para educar crianças feministas: um manifesto(Chimamanda Ngoce Adiche). Texto 2: Ensino e educação com igualmente de gênero na infância e na adolescência: guia prático para educadores e educadoras(Universidade de São Paulo); METAFÍSICAS CANIBAIS (AUTOR : EDUARDO VIVEIROS DE CASTRO ) (26/09/2022 - 26/09/2022)
Apresentações em grupo: Textos base: Maria Sueli - *quem precisa de identidade*, cap. 7. p;A CONSTRUÇÃO DO OUTRO COMO NÃO-SER COMO FUNDAMENTO DO SER ( AUTORA : SUELI CARNEIRO ) Congreafro e também o capítulo do seu livro Livro - Filosofia do Chão- páginas 102 -109 (03/10/2022 - 03/10/2022)
Vivencia/oficina: Dança, ancestralidade e educação antirracista. Texto: Epistemologia da ancestralidade - Eduardo Oliveira. (10/10/2022 - 10/10/2022)
Apresentação de projeto e texto: Projeto ( Jovens Negras da EJA e o Educar em Direitos Humanos) + texto base ( Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos) Candau (17/10/2022 - 17/10/2022)
Ferias docente (24/10/2022 - 24/10/2022)
Ferias docente (31/10/2022 - 31/10/2022)
Apresentação do projeto e do texto: "A educação do campo e a cultura como matriz formadora: humanização, valorização do territorio e fortalecimento da identidade camponesa; Participação no CONGEAFRO (07/11/2022 - 07/11/2022)
não teve aula (14/11/2022 - 14/11/2022)
apresentação do Projeto e texto base:* TENTEHAR: O aprender com os saberes indígenas sobre educar em direitos humanos Texto base: SABERES CULTURAIS TENTEHAR NA ESCOLA INDÍGENA (21/11/2022 - 21/11/2022)
Jogo da copa (28/11/2022 - 28/11/2022)
Participação do Encontro de Pesquisa (PPGED) (05/12/2022 - 05/12/2022)
Apesentação de projetos: Marias é a cor, o som, o suor: Entrecruzamento das narrativas de professoras afrodescendentes alfabetizadoras; Os discursos de criança negra no Facebook e Instagram;Contação de histórias como estratégia para discutir as relações étnico raciais na educação infantil (12/12/2022 - 12/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 21 28 05 12
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 4 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,7 9.9 4 AM
4 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
5 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,8 10.0 0 AM
6 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
7 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Direitos Humanos, Educação e Diversidades Culturais; Educação, Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Diversidades: Gênero, Geração (diálogos intergeracionais), Etnia/Raça; Práticas Culturais: Mulheres, Homens, Jovens, Afrodescendentes. Diálogos entre pessoas hetero e homossexuais do Norte e Sul do mundo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: OBJETIVOS: Visa desenvolver reflexões criticamente construtivas no que tange algumas das questões básicas voltadas às educações (escolar e social) num mundo de diversidades culturais e diferenças cada vez mais reconhecidas como princípios basilares para novas possibilidades; problematizando várias categorias a fim de entender que o olhar crítico-construtivo faz parte da formação científica do/a pesquisador/a social contemporâneo/a. Além disso, discutir a relação entre diversidades culturais e as políticas educacionais, situando genealogicamente as questões que envolvem esta problemática no âmbito da ética, da estética e da política.

ATIVIDADES METODOLÓGICAS

Organização em grupos com diferentes problemas de pesquisa; estudos teóricos tendo em vista o projeto de pesquisa da dissertação/tese.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a. Organização em grupos de dois (02) e de três (03) com diferentes problemas de pesquisa;
b. Seleção, estudo teórico e apresentação de um seminário em grupo, respeitando organização
c. Seleção individual (com aval da/o orientadora/o) de um tema da ementa, tendo em vista o projeto de pesquisa da dissertação/tese; e
d. Apresentação de um painel temático sobre © acima
e. Elaboração e entrega de um texto acadêmico individual de conclusão do seminário (ABNT, 10-15 páginas, fonte 12, e espaço 1,5), visando mostrar compreensão reflexiva e provável utilização do material trabalhado. Entrega ? 19.12.2022
Horário de atendimento: 14hs às 18hs
Bibliografia: REFERÊNCIAS ? Base das atividades
ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Corpos de rua: cartografias dos saberes juvenis e o sociopoetizar dos desejos dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

ADAD, S.J.H.C.; LIMA, J. D. de S.; BRITO, A. E. Práticas Educativas: múltiplas experiências na Educação. Fortaleza: EdUECE, 2021.

AKOTIRENE, Carla .Interseccionalidade. São Paulo : Sueli Carneiro ; Pólen,
2019.

ADICHIE, Chimamanda. Para educar crianças feministas: um manifesto. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BÀ, Amadou Hampaté. A noção de pessoa na África Negra. Disponivel em:
http://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/amadou_hampat%C3%A9_b%C3%A2_-_a_no%C3%A7%C3%A3o_de_pessoa_na_%C3%A1frica_negra.pdf Acesso em: 28 de agosto de 2017.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

BOAKARI, Francis Musa. Mulheres afrodescendentes: confrontando as discriminações brasileiras. ANAIS ? Fazendo Gênero 09, 2010, p. 01-11.

_____. Uma pedagogia interétnica para a educação brasileira: para não dizer que não tive sonhos realizáveis. Linguagens, Educação e Sociedade, UFPI, n. 04, Teresina, PI: EDUFPI, 1999.

SILVA, Maria do Socorrro Borges da.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. In: Cadernos Pagu. Jan-junho.pp.239- 376. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf Acesso em: 17.ago.2019.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto (MEC), Secretaria de Ensino Fundamental (MEC-SEF), Paramêtros curriculares nacionais. Introdução, vol. 01, Brasília, DF: MEC-SEF, 1997.

BRASIL. Gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização, 2016. (Coleção Sujeitos e História).

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

CALVINO, Italo. O cavaleiro inexistente. São Paulo: Companhia de bolso, 2005.

CANCLINI, Nestor. Culturas Híbridas, Poderes Oblíquos. In: Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 13-37.

CARNEIRO, APARECIDA SUELI. Do Epistemicídio. In: A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese de doutorado. 339fls. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-construc3a7c3a3o-do-outro-como-nc3a3o-ser-como-fundamento-do-ser-sueli-carneiro-tese1.pdf Acesso em: 17.ago.2019.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas Canibais. São Paulo: Cosac Naify/N-1 edições, 2015.

CERTEAU, Michel de. Invenção do cotidiano: artes de fazer. Vol.1. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1999

CLASTRES, Pierre. Sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.

COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. São Paulo: n-1 edições, 2016.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 1991.

DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e educação.
In: LAROSSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (orgs.). Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

FERRE, Nuria Perez de Lara. Identidade, diferença e diversidade: manter viva a pergunta. In: LAROSSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (orgs.). Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: ____. O que é um autor? Lisboa: Veja, 1992.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.

GIL, José. Em busca da identidade: o desnorte. Lisboa: Relógio D?água, 2009.

GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

GUATTARI, Félix. A transversalidade (1964). In: Psicanálise e Transversalidade: ensaios de análise institucional. São Paulo: Idéias & Letras, 2004.

GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografia do desejo. Petropólis: RJ: Vozes, 1996

GAUTHIER, Jacques. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: Editora CRV, 2012.

GOMES, Ana Beatriz Sousa; CUNHA JR., H. (Orgs.). Educação e afrodescendência no Brasil. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2008.

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2006.

KOHAN, Walter. Paulo Freire Mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

LARROSA, Jorge; LARA, Nuria Pérez de. (orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Babilônios somos. A modo de apresentação. In: LAROSSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (orgs.). Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

______. Tremores: escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed.. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2016. (coleção Educação: Experiencia e sentidos).


LATOUR, Bruno. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

LOPES, Nei. O racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro, RJ: Agir, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MATO, Daniel. Diferenças culturais, interculturalidade e inclusão na produção de conhecimentos e práticas socioeducativas. In: CANDAU, Vera Maria, Educação intercultural na América Látina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009, p. 74-93.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: n-1 edições. 2018.

¬¬ MBEMBE, Adichile. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de
exceção, política de morte. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

MBEMBE, Achille. Brutalismo. São Paulo: n-1 Edições, 2021.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica editora: UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto, 2012.

NASCIMENTO, Wanderson Flor. Alimentação socializante: Notas acerca da experiência do pensamento tradicional africano. Disponível em: http://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/wanderson_flor_do_nascimento_-_alimenta%C3%A7%C3%A3o_socializante._notas_acerca_do_pensamento_tradicional_africano.pdf Acesso em: 24/08/2017.

NASCIMENTO, Wanderson Flor. Notas acerca da experiência do pensamento tradicional africano: caminhos desde uma ontologia Ubuntu. Disponível em:
http://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/wanderson_flor_do_nascimento_-_aproxima%C3%A7%C3%B5es_brasileiras_%C3%A0s_filosofias_africanas._caminhos_desde_uma_ontologia_ubuntu.pdf
Acesso em: 24/08/2017.

NÚCLEO DE ESTUDOS DA MULHER E RELAÇÕES SOCIAIS E GÊNERO (NEMGE). Ensino e educação com igualdade de gênero na infância e na adolescência: guia prático para educadores e educadoras. São Paulo, SP: NEMGE-CNPq, TecArt Editora, 2006.

OLIVEIRA, Anna Luíza Araújo Ramos Martins de. Os estudos culturais e a questão da diferença na educação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan/abr. 2009.

OLIVEIRA, Eduardo. Epistemologia da Ancestralidade. Disponível em:
http://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/eduardo_oliveira_-_epistemologia_da_ancestralidade.pdf
Acesso em: 24/08/2017.

PANIKKAR, Raimundo. Seria a noção de direitos humanos um conceito ocidental? In: BALDI, Cesar Augusto. Direitos Humanos na sociedade cosmopolítica. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. p. .205-238.

PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições, 2013.

PETIT, Sandra Haydée; SILVA, Geranilde. (Orgs.) Memórias de Baobá. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professoras: contribuições do legado africano para a implementação da Lei nº 10.639/03. Fortaleza: EDUECE, 2015.

PRECIADO, Beatriz. Manifesto Contrassexual: Práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

PINTO, Júlio Roberto de Souza; Walter D. Mignolo. A modernidade é de fato universal?
Reemergência, desocidentalização e opção decolonial. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/civitas/a/qqRR8D8df5RKQN9bLmQjFmn/abstract/?lang=pt
Acesso em: 10 ago 2022

RAMOS, Natália. Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural ? políticas e estratégias de promoção do diálogo intercultural. Revista Educação em Questão, Natal, v. 34, n. 20, p.09-32, jan/abr. 2009.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1995.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: UnB; INCTI, MCTI, CNPq, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula.(orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS. Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo horizonte: Autentica, 2019.

SCHUCMAN, Lia Vainer; SCHLICKMANN, Renata. Racismo e branquitude: psicologia e branqueamento. In: KOMINEK, Andrea Maila Voss; VANALI, Ana Crhistina. Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. [Veja ? http://www.editorafi.org]

SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). (7ª ed.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5755767/mod_resource/content/1/A%20produ%C3%A7%C3%A3o%20social%20da%20identidade%20e%20da%20diferen%C3%A7a%20-%20Tomaz%20Tadeu%20da%20Silva.pdf
Acesso em: 12 ago 2022

SILVA, Maria do Socorro Borges da. Vida nua, Direitos Humanos e Educação em Tempos de Tanatopolítica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 8. Disponível em: DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6780 Acesso em: 11/07/2022.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2013.



SKLIAR, Carlos. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença,alteridade, diversidade e os outros "outros". Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1244
Acesso em: 10 ago 2022

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. São Paulo: Editora Vozes, 2012.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de Sousa. Quem precisa de identidade? Eu preciso: as identidades da memória coletiva colonizada reproduzem as subalternidades. In: Vivências constituintes: sujeitos desconstitucionalizados. Teresina: Avant Garde Edições, 2021

STIGGER, Veronica; CASTRO, Viveiros de Castro. Onde a Onça bebe água. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: LAROSSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (orgs.). Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 23, maio/jun./ul./ago., 2003, p. 05-15.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/08/2022
08/08/2022
Orientações para os estudos da disciplina
15/08/2022
15/08/2022
Apresentação dos participantes e de suas propostas de pesquisa
22/08/2022
22/08/2022
Aula expositiva dialogada sobre as questões da ciência, da epistemologia no contemporâneo
29/08/2022
29/08/2022
Exposição sobre as interseccionalidades entre LGBTQI+ e Raça
05/09/2022
05/09/2022
Aula expositiva e dialogada sobre interseccionalidades desde Lélia Gonzalez
12/09/2022
12/09/2022
Aula expositiva e dialogada sobre O Direito dos mais Fracos, de Jacques Gauthier
19/09/2022
19/09/2022
Aula expositiva dialogada: "De que Direitos Humanos estamos falando?" com base em Panikkar e o texto; "Quem precisa de identidade? eu preciso: as identidades de memoria coletiva colonizada reproduzem as subalternidades (Sueli Sousa, 2021)
26/09/2022
26/09/2022
Apresentações dos grupos: Texto 1: Para educar crianças feministas: um manifesto(Chimamanda Ngoce Adiche). Texto 2: Ensino e educação com igualmente de gênero na infância e na adolescência: guia prático para educadores e educadoras(Universidade de São Paulo); METAFÍSICAS CANIBAIS (AUTOR : EDUARDO VIVEIROS DE CASTRO )
03/10/2022
03/10/2022
Apresentações em grupo: Textos base: Maria Sueli - *quem precisa de identidade*, cap. 7. p;A CONSTRUÇÃO DO OUTRO COMO NÃO-SER COMO FUNDAMENTO DO SER ( AUTORA : SUELI CARNEIRO ) Congreafro e também o capítulo do seu livro Livro - Filosofia do Chão- páginas 102 -109
10/10/2022
10/10/2022
Vivencia/oficina: Dança, ancestralidade e educação antirracista. Texto: Epistemologia da ancestralidade - Eduardo Oliveira.
17/10/2022
17/10/2022
Apresentação de projeto e texto: Projeto ( Jovens Negras da EJA e o Educar em Direitos Humanos) + texto base ( Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos) Candau
24/10/2022
24/10/2022
Ferias docente
31/10/2022
31/10/2022
Ferias docente
07/11/2022
07/11/2022
Apresentação do projeto e do texto: "A educação do campo e a cultura como matriz formadora: humanização, valorização do territorio e fortalecimento da identidade camponesa; Participação no CONGEAFRO
14/11/2022
14/11/2022
não teve aula
21/11/2022
21/11/2022
apresentação do Projeto e texto base:* TENTEHAR: O aprender com os saberes indígenas sobre educar em direitos humanos Texto base: SABERES CULTURAIS TENTEHAR NA ESCOLA INDÍGENA
28/11/2022
28/11/2022
Jogo da copa
05/12/2022
05/12/2022
Participação do Encontro de Pesquisa (PPGED)
12/12/2022
12/12/2022
Apesentação de projetos: Marias é a cor, o som, o suor: Entrecruzamento das narrativas de professoras afrodescendentes alfabetizadoras; Os discursos de criança negra no Facebook e Instagram;Contação de histórias como estratégia para discutir as relações étnico raciais na educação infantil
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: Referência consta na biblioteca
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Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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Título

Data
segue as equipes 31/08/2022
AULA 15 DE AGOSTO DE 2022 15/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 17:39