-

CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 04 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação dos participantes do componente curricular (10/08/2022 - 10/08/2022)
Apresentação dialogada do plano de ensino (17/08/2022 - 17/08/2022)
Oficina de sociopoética: O que há das juventudes em nós? (24/08/2022 - 24/08/2022)
CIRANDA VOTE POR UM PAÍS DE CORES, A GENTE FAZ OUTRO PAÍS - Evento Matizes/2022 (31/08/2022 - 31/08/2022)
Introdução aos estudos da juventude: A construção sociológica da juventude—alguns contributos (07/09/2022 - 07/09/2022)
Introdução aos estudos da juventude: A construção sociológica da juventude—alguns contributos (14/09/2022 - 14/09/2022)
A juventude como uma construção social e a condição juvenil no Brasil contemporâneo com Luis Antônio Groppo (21/09/2022 - 21/09/2022)
O Estado da Arte sobre as juventudes: A Juventude nas pesquisas acadêmicas: algumas tendências. Como as juventudes estão sendo vistas pelas pesquisas acadêmicas? (28/09/2022 - 28/09/2022)
A relação Juventudes e Escola (05/10/2022 - 05/10/2022)
Aula expositiva e dialogado (12/10/2022 - 12/10/2022)
A Aula expositiva e dialogado---== (19/10/2022 - 19/10/2022)
Aula expositiva e dialogado (26/10/2022 - 26/10/2022)
Aula expositiva e dialogado (02/11/2022 - 02/11/2022)
Apresentação do projeto de pesquisa e suas processualidades (09/11/2022 - 09/11/2022)
   TEMPLATE para a apresentação do projeto de pesquisa e suas processualidades 
Todos os discentes do componente curricular devem completar o slides em anexo e compartilhado a seguir. O slides é um template que deve trazer uma síntese do seu projeto e como ele está atualmente, ou seja, trata-se de apresentar sua pesquisa à turma. Temos 4 discentes, portanto, serão 4 apresentações na quarta dia 09 de novembro, às 14h, de forma remota. Cada discente terá cerca de 30 minutos para apresentação e 10 minutos para debate e discussão, momento no qual a turma apresentará suas observações e contribuirá com o trabalho do colega. Cada apresentação deve ter no máximo 45minutos.
Aula expositiva e dialogado (16/11/2022 - 16/11/2022)
Problematização da BNCC para o Ensino Médio (23/11/2022 - 23/11/2022)
Aula expositiva e dialogada (30/11/2022 - 30/11/2022)
Juventues e Território na BNCC (07/12/2022 - 07/12/2022)
Projetos de Vida na BNCC (14/12/2022 - 14/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
10 17 24 31 14 21 28 05 26 09 16 23 30 07 14
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
3 2022100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, aulas dialogadas e aulas compartilhadas. Tal proposta didática demanda participação efetiva dos estudantes, por meio dos debates e contribuições durante as aulas, bem como pesquisas e levantamentos bibliográficos complementares à bibliografia básica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A Nota Final será baseada nos seguintes critérios:
- Frequência de pelo menos 75%;
- E a produção de texto acadêmico individual na relação com os sujeitos e o problema de pesquisa dos discentes
Horário de atendimento: 14hs às 18hs
Bibliografia: Bibliografia básica
ABRAMO, Helena Wendel. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. AÇÃO EDUCATIVA, São Paulo. Disponível in: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/05623.pdf.
ALVES, Maria Zenaide. Ser alguém na vida: Juventude, migração e projetos de vida. Curitiba: Appris, 2021.
ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez....
DAYRELL, Juarez. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.
FÁVERO, Osmar; SPÓSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo; NOVAIS, Regina. Juventude e contemporaneidade. Brasília: MEC/SECAD, 2007.
FORACCHI, Marialice. A juventude na sociedade moderna São Paulo, Livraria Pioneira.
GROPPO, Luis Antonio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
MEC. Base Nacional Comum Curricular. Versão Oficial. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
PAES, José Machado. A construção sociológica da juventude—alguns contributos. Análise Social, vol. XXV (105-106), 1990.

Bibliografia complementar

WHYTE, Willian Foot. Sociedade de esquina.
ALVES, Maria Zenaide e DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 02, p. 375-390, abr./jun. 2015. Disponível in: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n2/1517-9702-ep-41-2-0375.pdf
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Juarez; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
GROPPO, Luiz Antonio. O funcionalismo e a tese da
moratória social na análise das
rebeldias juvenis. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, n.26, p.37-50, 2009
MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação. Nº 5.1997.
BRASIL. Estatuto da Juventude. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2022
10/08/2022
Apresentação dos participantes do componente curricular
17/08/2022
17/08/2022
Apresentação dialogada do plano de ensino
24/08/2022
24/08/2022
Oficina de sociopoética: O que há das juventudes em nós?
31/08/2022
31/08/2022
CIRANDA VOTE POR UM PAÍS DE CORES, A GENTE FAZ OUTRO PAÍS - Evento Matizes/2022
07/09/2022
07/09/2022
Introdução aos estudos da juventude: A construção sociológica da juventude—alguns contributos
14/09/2022
14/09/2022
Introdução aos estudos da juventude: A construção sociológica da juventude—alguns contributos
21/09/2022
21/09/2022
A juventude como uma construção social e a condição juvenil no Brasil contemporâneo com Luis Antônio Groppo
28/09/2022
28/09/2022
O Estado da Arte sobre as juventudes: A Juventude nas pesquisas acadêmicas: algumas tendências. Como as juventudes estão sendo vistas pelas pesquisas acadêmicas?
05/10/2022
05/10/2022
A relação Juventudes e Escola
12/10/2022
12/10/2022
Aula expositiva e dialogado
19/10/2022
19/10/2022
A Aula expositiva e dialogado---==
26/10/2022
26/10/2022
Aula expositiva e dialogado
02/11/2022
02/11/2022
Aula expositiva e dialogado
09/11/2022
09/11/2022
Apresentação do projeto de pesquisa e suas processualidades
16/11/2022
16/11/2022
Aula expositiva e dialogado
23/11/2022
23/11/2022
Problematização da BNCC para o Ensino Médio
30/11/2022
30/11/2022
Aula expositiva e dialogada
07/12/2022
07/12/2022
Juventues e Território na BNCC
14/12/2022
14/12/2022
Projetos de Vida na BNCC
Avaliações
Data Descrição
21/09/2022 1ª Avaliação
09/11/2022 2ª Avaliação
14/12/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:20