Revisão (Angústia) - resolução de questionário Online (link: meet.google.com/isv-akch-mrf ) (26/01/2023 - 26/01/2023)
Link: meet.google.com/isv-akch-mrf
Questionário – Angústia
Considerando as observações de Freud acerca da angústia no contexto da pré-história da psicanálise da primeira teoria da angústia, responda:
1) Apresente com suas palavras a dinâmica da angústia nas neuroses atuais e nas neuroses de defesa (psiconeuroses de defesa). Qual a diferença da gênese da angústia nos dois casos? Situe o papel da sexualidade em ambas.
2) Descreva a diferença entre angústia real e neurótica, conforme a definição proposta pela psiquiatria do início do século 20. Por que Freud encontra dificuldades para sustentar essa distinção? Discuta os principais argumentos que ele elenca para fundamentar a flexibilização dessa oposição? Em que medida essa discussão remete à reformulação metapsicológica do primeiro dualismo pulsional, então em andamento no momento em que era proferida a conferência 25 das conferências introdutórias à Psicanálise?
3) Aponte os principais elementos que compõe a primeira teoria psicanalítica da angústia? A seguir, comente as seguintes afirmações: 1) a angústia é a moeda corrente do psiquismo na qual o afeto se converte quando se encontra livre; 2) A angústia é o subproduto do recalque (repressão).
4) Quais os argumentos que fazem Freud associar a angústia ao trauma do nascimento? Comente com suas palavras a analogia proposta entre o sintoma conversivo histérico no indivíduo e a disposição filogenética à angústia. Qual a conexão desse debate com a etimologia da palavra angústia?
5) O que a psicanálise diz acerca da relação entre sintoma e angústia? Discorra sobre o maneja da angústia na clínica da perspectiva psicanalítica.
Considerando as observações de Freud acerca da angústia no contexto da segunda teoria da angústia, responda:
6) Aponte os principais elementos da segunda teoria psicanalítica da angústia? Comente a seguinte afirmação: a angústia é um sinal disparado pelo Eu frente a uma ameaça pulsional. Por que o desenvolvimento de algumas moções pulsionais são percebidas como um perigo pelo Eu?
7) Qual os destinos dos afetos, conforme indicado por Freud na conferência 32?
8) Apresente a abordagem que Freud faz nesse momento de sua obra da oposição entre angústia real e angústia neurótica. Como ele caracteriza as manifestações da angústia, tomando como norteador o conflito entre as instâncias psíquicas da segunda tópica?
9) Por que Freud defende que toda angústia é angústia de castração? Apresente os avatares do desenvolvimento da angústia do nascimento ao complexo de Édipo?
10) Qual a diferença das manifestações da angústia no homem e na mulher? Justifique sua resposta.
Questão adicional (não cai na prova)
11) Comente as afirmações de Lacan à luz das duas teorias freudianas da angústia:
a) a angústia não é sem objeto;
b) a angústia é o afeto que não engana;
c) A angústia é o afeto do real;
d) A angústia surge quando a falta falta.