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CPSIC/CMRV017 - FUNDAMENTOS DA CLÍNICA PSICANALÍTICA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
apresentação do plano da disciplina (17/11/2022 - 17/11/2022)

apresentação do plano da disciplina

   Plano_de_ensino_Fundamentos_Clinica_Psicanalitica.pdf 
  lista das equipes 
lista das equipes
  lista atualizada das equipes com indicação de filme 
Falta a indicação de filme dessa equipe/; - Daniel Trindade Santos Costa; - Gabriel Carvalho Lima; - Gabrielle Silva Sousa; - Leonardo Felipe Nogueira Bezerra; - Nayla Sena da Silva.
complexo de édipo - introdução (18/11/2022 - 18/11/2022)

Os antecedentes do complexo de Édipo/; o édipo da pré-história da psicanálise a segunda tópica Metodologia: aula expositiva Texto de referência: NASIO, J. D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007

O complexo de édipo 1 (22/11/2022 - 22/11/2022)

O complexo de édipo 1

Metodologia: comentário de texto

Texto de referência:

FREUD, S. (1923). A organização genital infantil. IN: Obras Completas. IN:_____.Rio de Janeiro: Imago, 1996

FREUD, S. (1923). A dissolução do Complexo de édipo. IN:_____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Literatura básica: NASIO, J. D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007

Não Haverá Aula - Aula reposta em 19/11/22 (24/11/2022)

Aula reposta em 19/11/22

continuação - complexo de édipo (29/11/2022 - 29/11/2022)

FREUD, S. (1924). A dissolução do Complexo de édipo. IN:_____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. (1925). Algumas consequências psíquicas da diferença anatómica entre os sexos. IN:_____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Literatura básica: NASIO, J. D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007

 

continuação - complexo de édipo (01/12/2022 - 01/12/2022)

NASIO, J. D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007

Continuação - complexo de édipo (06/12/2022 - 06/12/2022)

NASIO, J. D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007 cap.  3, 4 e 5








Encerramento- complexo de édipo - fantasia; introdução (08/12/2022 - 08/12/2022)

Fantasia - Texto de referência

Nasio, J.-D., A Fantasia. Rio de Janeiro/; Zahar, 2007.

FREUD, Sigmund. (1908). Fantasias Histéricas e sua relação com a bissexualidade. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1997

Literatura complementar:

COUTINHO JORGE, M. A. Fundamentos da psicanálise: de Freud a Lacan - vol. 2/; A clínica da fantasia.  Rio de Janeiro/; Zahar, 2010.

fantasia - continuação (13/12/2022 - 13/12/2022)

Fantasia - Texto de referência

Nasio, J.-D., A Fantasia. Rio de Janeiro/; Zahar, 2007.

Literatura complementar:

COUTINHO JORGE, M. A. Fundamentos da psicanálise: de Freud a Lacan - vol. 2/; A clínica da fantasia.  Rio de Janeiro/; Zahar, 2010.

fantasia - conclusão (15/12/2022 - 15/12/2022)

Fantasia - Texto de referência

Nasio, J.-D., A Fantasia. Rio de Janeiro/; Zahar, 2007.

revisão (16/12/2022 - 16/12/2022)
Link Para Aula:

https://meet.google.com/pdh-mbqn-myn

- Perguntas sobre o complexo de édipo: 1) Apresente com suas palavras a definição de complexo de édipo. Discuta a concepção de Nasio sobre esse conceito quando afirma que se trata simultaneamente de uma realidade, uma fantasia, um conceito e um mito? 2) Qual a correlaçao entre complexo de édipo e complexo de castração? Explique. Explicite a definição do conceito do falo em psicanálise. Qual o papel do falo no complexo de castração e no complexo de édipo?? 3) Apresente as semelhanças e diferenças entre o complexo de édipo no menino e na menina. O que Freud quer dizer quando diz que o complexo de castração incentiva a feminilidade e restringe a masculinidade? 4) O que Freud quer dizer quando defende que a escolha objetal ocorre em dois tempos? Justifique a sua resposta. 5) Comente o termo utilizado por Freud para designar o declínio ou dissolução do complexo de Édipo ("Untergang"). Por que essa palavra pode também ser traduzido por naufrágio ou desmoronamento? O que esses sentidos agregam à definição do complexo de Édipo. 6) Explique a razão pelo qual Nasio afirma que o Complexo de édipo constitui a matriz das neuroses da vida adulta. 7) Apresente o processo de escolha da neurose a partir do complexo de édipo, nas posições masculinas e feminina, a saber: na histeria, na neurose obsessiva e fna obia. 8) comente a diferença entre os termos: sexo, gênero, sexuação. 9) Por que idenficação e escolha objetal não caminham obrigatoriamente na mesma direção? Por que o desfecho do complexo de édipo produz uma tomada de posição única e singular para cada sujeito? 10) Explique a razão pela qual Freud considera o supereu herdeiro do complexo de édipo. Apresente o processo de formação dessa instância psíquica e as suas características principais.
 
- Perguntas sobre a fantasia/;
 
1) Explique o conceito de fantasia na Psicanálise? Descreva as suas principais características.

2) O que Nasio quer dizer ao tratá-la como sinônimo da realidade psíquica? Qual a relação da fantasia com a realidade exterior?
3) Situa a fantasia em relação a esses elementos: iconsciente e consciente, ativo e passivo, sujeito e objeto, amor e ódio? Fale do caráter ambivalente da fantasia.
4) Por que a fantasia é ao mesmo tempo uma cena, uma história clíchê de bolso e uma ação?
5) Qual o sentido da frase? o sujeito sofre mais os efeitos da fantasia do que realmente tem consciência dela.
6? Qual a relação entre fantasia, sonhos e sintomas?
7) Qual a relação entre fantasia e transferência?
8) Por que a fantasia deve ser construída em análise a partir das manifestações do analisando?
9) Explique a frase da perspectiva do conceito de fantasia: o neurótico é egativo da perversão.
10) explique a fórmula lacaniana da fantasia,que Nasio comenta: S/<> a

primeira avaliação parcial - on-line (20/12/2022 - 20/12/2022)

Segue link da avaliação:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2BPxVtBb115tmpwlo2QqyLeozV1UxwDBEtiNW_PvUL0VOfw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&usp=mail_form_link

 

link para dúvidas:

meet.google.com/kzr-wcvk-qdj

Não Haverá Aula (22/12/2022)
Não Haverá Aula (27/12/2022)

recesso

Não Haverá Aula (29/12/2022)

recesso

Não Haverá Aula (03/01/2023)

férias docente

Não Haverá Aula (05/01/2023)

férias docente

devolutiva da prova - conclusão (fantasia) (10/01/2023 - 10/01/2023)
introdução - Angústia (12/01/2023 - 12/01/2023)

Leitura principal

Freud (1916-17)/;Conferências introdutórias à Psicanálise - cond. 25/; A angústia

Leitura de apoio/;

Sonia Leite/; Angústia Coleção passo-a-Passo 

Angustia (cont.) (17/01/2023 - 17/01/2023)

Freud (1916-17)/;Conferências introdutórias à Psicanálise - cond. 25: A angústia

Angústia (cont.) (19/01/2023 - 24/01/2023)

Freud (1916-17)/;Novas conferências introdutórias à Psicanálise - cond. 32; Angústia e vida instintual (pulsional)

Angústia (connclusão) (24/01/2023 - 24/01/2023)

Sonia Leite. Angústia (coleção passo a passo)

Revisão (Angústia) - resolução de questionário Online (link: meet.google.com/isv-akch-mrf ) (26/01/2023 - 26/01/2023)

Link: meet.google.com/isv-akch-mrf

Questionário – Angústia

 Considerando as observações de Freud acerca da angústia no contexto da pré-história da psicanálise da primeira teoria da angústia, responda:

1) Apresente com suas palavras a dinâmica da angústia nas neuroses atuais e nas neuroses de defesa (psiconeuroses de defesa). Qual a diferença da gênese da angústia nos dois casos? Situe o papel da sexualidade em ambas.

 

2) Descreva a diferença entre angústia real e neurótica, conforme a definição proposta pela psiquiatria do início do século 20. Por que Freud encontra dificuldades para sustentar essa distinção? Discuta os principais argumentos que ele elenca para fundamentar a flexibilização dessa oposição? Em que medida essa discussão remete à reformulação metapsicológica do primeiro dualismo pulsional, então em andamento no momento em que era proferida a conferência 25 das conferências introdutórias à Psicanálise?

 

3) Aponte os principais elementos que compõe a primeira teoria psicanalítica da angústia? A seguir, comente as seguintes afirmações: 1) a angústia é a moeda corrente do psiquismo na qual o afeto se converte quando se encontra livre; 2) A angústia é o subproduto do recalque (repressão).

 

4) Quais os argumentos que fazem Freud associar a angústia ao trauma do nascimento? Comente com suas palavras a analogia proposta entre o sintoma conversivo histérico no indivíduo e a disposição filogenética à angústia. Qual a conexão desse debate com a etimologia da palavra angústia?

 

5) O que a psicanálise diz acerca da relação entre sintoma e angústia? Discorra sobre o maneja da angústia na clínica da perspectiva psicanalítica.

 

Considerando as observações de Freud acerca da angústia no contexto da segunda teoria da angústia, responda:

6) Aponte os principais elementos da segunda teoria psicanalítica da angústia? Comente a seguinte afirmação: a angústia é um sinal disparado pelo Eu frente a uma ameaça pulsional. Por que o desenvolvimento de algumas moções pulsionais são percebidas como um perigo pelo Eu?

 

7) Qual os destinos dos afetos, conforme indicado por Freud na conferência 32?

 

8) Apresente a abordagem que Freud faz nesse momento de sua obra da oposição entre angústia real e angústia neurótica. Como ele caracteriza as manifestações da angústia, tomando como norteador o conflito entre as instâncias psíquicas da segunda tópica?

 

9) Por que Freud defende que toda angústia é angústia de castração? Apresente os avatares do desenvolvimento da angústia do nascimento ao complexo de Édipo?

 

10) Qual a diferença das manifestações da angústia no homem e na mulher? Justifique sua resposta.

 

Questão adicional (não cai na prova)

11) Comente as afirmações de Lacan à luz das duas teorias freudianas da angústia:

a) a angústia não é sem objeto;

b) a angústia é o afeto que não engana;

c) A angústia é o afeto do real;

d) A angústia surge quando a falta falta.

Não Haverá Aula (31/01/2023)

Texto de referência:

Longo, L. Psicanálise e Linguagem (coleção passo a passo). Rio de Janeiro: Jorg Zahar.

Leitura complementar

Dör, J. Introdução a leitura de Lacan. Porto Alegre: Artmed

Psicanálise, linguagem e estruturalismo (introdução) - Link: meet.google.com/ozs-nzyv-riu (02/02/2023 - 02/02/2023)

Link da aula

meet.google.com/ozs-nzyv-riu 

Ou ligue para: (US) +1 314-474-2945 
PIN: 650 935 887#
Psicanálise, estruturalismo e linguagem (cont.) (07/02/2023 - 07/02/2023)
Psicanálise, estruturalismo e linguagem (cont.) (09/02/2023 - 09/02/2023)
Estruturalismo e Linguagem (conclusão) (14/02/2023 - 14/02/2023)

Bibliografia

Textos: Joel Dör. Introdução à leitura de Lacan.: Cap. 6 e 10

Ramirez, H. H. A. e. (2004). Sobre a metáfora paterna e a foraclusão do nome-do-pai: uma introdução. Mental, 2(3), 89–105. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272004000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

revisão (psicanálise e estruturalismo) (aula na sala 705) (16/02/2023 - 16/02/2023)
Questionário - Inconsciente e linguagem
  1. Em que consiste a abordagem epistemológica e metodológica proposta pelo estruturalismo? Explique as suas principais características.

  2. Fale sobre o estruturalismo da linguística de Saussurre. Apresente e discuta a noção de signo e suas propriedades.

  3. Discorra sobre o fundamento do “retorno à Freud” proposto por Lacan. Apresente e debata os principais elementos desse projeto através do comentário da expressão: “O inconsciente é estruturado como uma linguagem”.

  4. Como Lacan aborda a noção de signo saussureano? Há alguma diferença no uso que ele faz desse conceito? Se há mudanças, como ele as justifica? O que significa a defesa da primaziaa do significante?

  5. Em que consiste a proposta lacaniana de ponto de estofo (também traduzida como ponto de basta). Em que ela difere da proposta Saussureana de valor do signo? Qual a relação entre o ponto de estofo e o Nachträglich freudiano (Só depois ou a posteriori)?

  6. Explique em que consiste a proposta de eixos da linguagem para Jackobson (Sintagmático e paradigmático). A partir daí, apresente a conceituação de metáfora e metonímia? Dê exemplos.

  7. Fundamente e debata a seguinte afirmação: metáfora e metonímia são equivalentes aos processos de deslocamento e condensação. Em seguida, discorra sobre a frase: O sintoma é metafórico enquanto a demanda e o desejo são metonímicos.

  8. Apresente com suas próprias palavras a abordagem que Lacan faz do Édipo freudiano a partir do conceito de metáfora paterna. Explique quais as principais características dessa operação, seus elementos constituintes e seu produto.

  9. Fala com suas palavras a abordagem que lacan faz da dinâmica psíquica da psicose pelo conceito de foraclusão. Escreva sobre a fórmula: o que é foracluido do simbólico retorna no real.

segunda avaliação parcial (online) - links disponíveis (23/02/2023 - 23/03/2023)

- Link para o formulário google (prova):

https://forms.gle/Qt21BJAFoXxxPazS8

 

- Link para contato com o professor:

meet.google.com/xtz-mzfi-pjt



 

devolutiva da prova (28/02/2023 - 28/02/2023)
Neurose obsessiva (Freud) (02/03/2023 - 02/03/2023)

Textos:

FREUD, Sigmund. (1907). Atos obsessivos e práticas religiosas. In: Obras Completas (vol. ). Rio de Janeiro: Imago, 1997

 FREUD, Sigmund. (1908). Caráter e erotismo anal. In: Obras Completas (vol. ). Rio de Janeiro: Imago, 1997

 FREUD, Sigmund. (1913). A disposição à neurose obsessiva. In: Obras Completas (vol. ). Rio de Janeiro: Imago, 1997

 FREUD, Sigmund. (1917). As transformações do instinto exemplificadas no Erotismo Anal. In: Obras Completas (vol. ). Rio de Janeiro: Imago, 1997

Neurose obsessiva (Maria A. C. Ribeiro - Col. passo a passo) (07/03/2023 - 07/03/2023)
Histeria (Freud) (09/03/2023 - 09/03/2023)

FREUD, Sigmund. (1908). Fantasias Histéricas e sua relação com a bissexualidade. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1997 (pamela)

 FREUD, Sigmund. (1909) Algumas observações gerais sobre os ataques histéricos. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1997 (pamela)

 FREUD, Sigmund. (1910). A concepção psicanalítica da pertubação psicogênica da visão. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1997. (pamela)

 

Complementar:

FREUD, Sigmund. (1905). Fragmentos da análise de um caso de histeria. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

histeria (Nasio) (14/03/2023 - 14/03/2023)
devolutiva dos trabalhos (16/03/2023 - 16/03/2023)
encerramento da disciplina (Online) meet.google.com/ite-mvzj-edj (21/03/2023 - 21/03/2023)

link da aula:

meet.google.com/ite-mvzj-edj 

Ou ligue para: (US) +1 513-818-1397 
PIN: 337 745 992#
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
17 18 22 29 01 06 08 13 15 16 20 10 12 17 19 24 26 02 07 09 14 16 23 28 02 07 09 14 16 21
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019900**** 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2018905**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2018903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2019902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2019900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2017914**** 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2019902**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2019902**** 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
27 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 10,0 8,0 9,5 9.2 4 AM
2 2019900**** 10,0 8,0 9,0 9.0 2 AM
3 2019903**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
4 2019902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 6 AM
5 2019902**** 10,0 8,0 9,0 9.0 8 AM
6 2019901**** 8,0 8,0 9,0 8.3 4 AM
7 2019902**** 10,0 8,0 9,5 9.2 4 AM
8 2019902**** 7,0 4,0 10,0 7.0 6 AM
9 2019903**** 10,0 7,0 9,0 8.7 4 AM
10 2019902**** 10,0 7,0 9,5 8.8 0 AM
11 2019902**** 9,0 6,0 9,0 8.0 2 AM
12 2019900**** 10,0 8,0 9,0 9.0 2 AM
13 2019902**** 10,0 5,0 9,0 8.0 6 AM
14 2017914**** 10,0 4,0 8,0 7.3 14 AM
15 2019900**** 5,0 6,0 10,0 7.0 2 AM
16 2019902**** 10,0 7,0 9,0 8.7 8 AM
17 2019901**** 8,0 7,0 8,0 7.7 4 AM
18 2019902**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
19 2019902**** 10,0 4,0 9,5 7.8 4 AM
20 2019902**** 10,0 8,0 9,0 9.0 8 AM
21 2019901**** 9,0 8,0 9,0 8.7 2 AM
22 2018903**** 10,0 6,0 9,0 8.3 8 AM
23 2019903**** 10,0 8,0 9,0 9.0 2 AM
24 2018905**** 10,0 5,0 9,0 8.0 6 AM
25 2019902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
26 2019901**** 9,0 7,0 9,0 8.3 2 AM
27 2019902**** 10,0 8,0 9,5 9.2 4 AM
28 2019902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
29 2019900**** 9,0 4,0 8,0 7.0 10 AM
30 2019901**** 8,0 5,0 9,0 7.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Inconsciente e as leis da linguagem. Estrutura e cadeia significante. Demanda e Desejo. A transferência e o campo do Outro. As estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. A direção da cura em psicanálise.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas online e presencial, comentário de textos, realização de seminários em equipe, discussão
de filmes, apresentação de slides, resolução de questionários de revisão
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Seminários em grupo, prova escrita individual, trabalho escrito em grupo, Seminários em grupo, prova escrita individual, trabalho escrito em grupo, presença e participação
Horário de atendimento: terça e quinta 12:00
Bibliografia: BÁSICA:
FREUD, S. (1907). Atos obsessivos práticas religiosas. Obras Completas. IN:_____. Rio de Janeiro: Imago,
1996.
FREUD, S. (1908). Caráter e erotismo anal. IN:_____. Obras Completas. IN:_____. Rio de Janeiro: Imago,
1996.
FREUD, S. (1908).Fantasias histéricas e sua relação com a bissexualidade. IN:_____. Obras Completas. Rio
de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, S. (1909).Algumas observações gerais sobre ataques histéricos. IN:_____. Obras Completas.
IN:_____. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
1
FREUD, S. (1913). A disposição à neurose obsessiva: uma contribuição ao problema da escolha da neurose.
IN:_____. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, S. (1916-1917). Conferências Introdutórias - Conferência XXIII: O caminho da formação do sintoma.
IN:_____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, S. (1916-1917). Conferências Introdutórias - Conferência XXV: A Ansiedade. IN:_____. Obras
Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, S. (1923). A organização genital infantil. IN: Obras Completas. IN:_____.Rio de Janeiro: Imago, 1996
FREUD, S. (1923). A dissolução do Complexo de édipo. IN:_____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago,
1996.
FREUD, S. (1924). Algumas consequências psíquicas da diferença anatômica entre os sexos. IN:_____.
Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, S. (1933). Novas Conferências Introdutórias - Conferência XXXII: Ansiedade e Vida Instintual.
IN:_____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996
LEITE, S. Angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
LONGO, L. Psicanálise e Linguagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006
NASIO, J. D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007
MAURANO, D. Histeria: o princípio de tudo. Rio de Janeiro: nova civilização, 2010.
NASIO, J. D. Fantasia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
RIBEIRO, M. A. A neurose obsessiva.Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2003

COMPLEMENTAR:
COUTINHO JORGE, M. A. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan: Vol. 1 - as bases conceituais. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
COUTINHO JORGE, M. A. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan: Vol. 2 - A clínica da fantasia. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
DÖR, J. Introdução a Leitura de Lacan: O inconsciente estruturado como uma linguagem. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1992.
ELIA, L. O conceito de Sujeito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
FREUD, Sigmund. (1915). O Inconsciente. IN: _____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, Sigmund. (1915). O recalque. IN: _____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1994
QUINET, A. A descoberta do Inconsciente: do desejo ao sintoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
ZIZEK, S. Como ler Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
Outras sugestões bibliográficas poderão ser acrescidas no decorrer da disciplina.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/11/2022
17/11/2022
apresentação do plano da disciplina
18/11/2022
18/11/2022
complexo de édipo - introdução
22/11/2022
22/11/2022
O complexo de édipo 1
24/11/2022
24/11/2022
Não Haverá Aula - Aula reposta em 19/11/22
29/11/2022
29/11/2022
continuação - complexo de édipo
01/12/2022
01/12/2022
continuação - complexo de édipo
06/12/2022
06/12/2022
Continuação - complexo de édipo
08/12/2022
08/12/2022
Encerramento- complexo de édipo - fantasia; introdução
13/12/2022
13/12/2022
fantasia - continuação
15/12/2022
15/12/2022
fantasia - conclusão
16/12/2022
16/12/2022
revisão
20/12/2022
20/12/2022
primeira avaliação parcial - on-line
22/12/2022
22/12/2022
Não Haverá Aula
27/12/2022
27/12/2022
Não Haverá Aula
29/12/2022
29/12/2022
Não Haverá Aula
03/01/2023
03/01/2023
Não Haverá Aula
05/01/2023
05/01/2023
Não Haverá Aula
10/01/2023
10/01/2023
devolutiva da prova - conclusão (fantasia)
12/01/2023
12/01/2023
introdução - Angústia
17/01/2023
17/01/2023
Angustia (cont.)
19/01/2023
24/01/2023
Angústia (cont.)
24/01/2023
24/01/2023
Angústia (connclusão)
26/01/2023
26/01/2023
Revisão (Angústia) - resolução de questionário Online (link: meet.google.com/isv-akch-mrf )
31/01/2023
31/01/2023
Não Haverá Aula
02/02/2023
02/02/2023
Psicanálise, linguagem e estruturalismo (introdução) - Link: meet.google.com/ozs-nzyv-riu
07/02/2023
07/02/2023
Psicanálise, estruturalismo e linguagem (cont.)
09/02/2023
09/02/2023
Psicanálise, estruturalismo e linguagem (cont.)
14/02/2023
14/02/2023
Estruturalismo e Linguagem (conclusão)
16/02/2023
16/02/2023
revisão (psicanálise e estruturalismo) (aula na sala 705)
23/02/2023
23/03/2023
segunda avaliação parcial (online) - links disponíveis
28/02/2023
28/02/2023
devolutiva da prova
02/03/2023
02/03/2023
Neurose obsessiva (Freud)
07/03/2023
07/03/2023
Neurose obsessiva (Maria A. C. Ribeiro - Col. passo a passo)
09/03/2023
09/03/2023
Histeria (Freud)
14/03/2023
14/03/2023
histeria (Nasio)
16/03/2023
16/03/2023
devolutiva dos trabalhos
21/03/2023
21/03/2023
encerramento da disciplina (Online) meet.google.com/ite-mvzj-edj
Avaliações
Data Descrição
20/12/2022 primeira avaliação parcial - online
23/02/2023 segunda avaliação parcial (online)
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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