Texto base/Livro/Artigo:
MARTINS FILHO, V; GERGES, N. R. C; FIALHO, F. A. P. Design Thinking, cognição e educação no século XXI. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 579-596, jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5029/14774 . Acesso: 18 set. 2022.
PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 18 set. 2022.
OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 18 set. 2022.
Materiais complementares:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/ . Acesso: 22 nov. 2021.
BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.
BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos. Disponível em: https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file . Acesso: 22 nov. 2021.
Processos criativos, ensino e aprendizagem
- Aspectos gerais relacionados aos processos criativos.
- Bloqueadores e facilitadores da criatividade.
- Criatividade e o processo de ensino-aprendizagem.
Design Thinking e Educação
- Design Thinking: conceitos e aplicações.
- Design Thinking e inovação no mundo do trabalho.
- Design Thinking e o processo de ensino e aprendizagem.
· Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o mundo do trabalho.
· Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.
· Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.
Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo
Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU
Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos
Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4
Perdemos nossa capacidade de inovar e ser criativo quando envelhecemos?
Apesar de alguns estudos apontarem que pessoas mais velhas podem ser menos criativas, esse é um tema polêmico e que vem sendo, cada vez mais, desmistificado na teoria e na prática.
De acordo com Adam Grant em seu livro “Originais: como os inconformistas mudam o mundo” (Editora: Sextante, 272 páginas), existem dois estilos diferentes de inovadores:
- Inovador Conceitual: são como velocistas, que planejam e formulam previamente uma ideia inovadora e depois já partem para executá-la, tendendo a executar suas ações quando ainda são muito jovens. Esse tipo de inovação pode ser desenvolvida de forma rápida porque não demanda de várias décadas de pesquisa e investigação para o acúmulo de informações.
- Inovador Experimental: são como maratonistas, que por suas experiências avançam de maneira gradual, pois sabem que o percurso até o final da jornada criativa é longo. Procuram resolver os problemas por tentativa e erro, evoluindo a aprendendo durante a trajetória. Esse tipo de inovação leva mais tempo, pois exige décadas de habilidades e conhecimentos acumulados para se alcançar o ápice da criatividade.
Sendo assim, alguns tipos de inovações e criatividades podem ser percebidas em diferentes estágios na nossa idade maturacional, não sendo específico somente para pessoas mais jovens.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Então veja o material disponível em: https://www.criatividadeiltda.com/perdemos-nossa-capacidade-de-inovar-e-ser-criativo-quando-envelhecemos
SINTETIZANDO
Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre a ferramenta de Design Thinking e suas aplicações para o mundo do trabalho e as relações existentes para o processo de ensino e aprendizagem.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
04/10/2022 às 08:00
a
06/10/2022 às 23:59
Inicia em 07/10/2022 às 8h 0 e finaliza em 13/10/2022 às 23h 59