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CFL/CEAD012 - Processos criativos e formação para o trabalho - Turma: 8A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/10/2022 - 22/10/2022)

 

Olá!!!

 

Inicialmente, parabéns por estarem aqui e sejam bem-vind@s a nossa disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho.

Essa disciplina possibilita, dentre outras coisas, render ótimas discussões e insights teóricos e práticos para projetos e aplicações em sala de aula.

Todo o conteúdo disponibilizado foi cuidadosamente preparado para que você tenha um excelente desempenho sobre os assuntos abordados.

Sendo assim, vamos juntos pensar “fora da caixinha”?

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível, repleta de muito conteúdo e aprendizado, onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Eulálio Gomes Campelo Filho

 

 

Minicurrículo: Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestre em International Business Analysis pela Universidade de Leicester/Inglaterra (1999) e Doutor em Engenharia de Negócios/Administração pela Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2009). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Curso de Engenharia de Produção e Professor permanente dos Programas de Mestrado em Administração Pública PROFIAP/UFPI e Mestrado em Gestão Pública. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP/UFPI (2016-2020), Coordenador de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI (2017-2019), Secretario de Convênios e Projetos da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPI (2013-2016), Orientador do Programa de Agentes Locais de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ? SEBRAE (2012-2014) e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa-UFPI (2011-2012). Na área empresarial atuou em empresas como: Dow Chemical e POET AG. Tem experiência na área de Gestão, Inovação e Finanças, estando suas pesquisas atualmente focadas nos temas de Desenvolvimento Regional e Transformação & Inovação Organizacional.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1281673867383151

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/10/2022 - 22/10/2022)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

 

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

 

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

   Ementa_DesignThinking.pdf 
   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES
Período de Habilitação: 04/10/2022 às 08:00 a 22/10/2022 às 23:59
UNIDADE I (04/10/2022 - 22/10/2022)

Texto base/Livro/Artigo:

MARTINS FILHO, V; GERGES, N. R. C; FIALHO, F. A. P. Design Thinking, cognição e educação no século XXI. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 579-596, jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5029/14774 . Acesso: 18 set. 2022.

PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 18 set. 2022.

OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 18 set. 2022.

Materiais complementares:

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/ . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos. Disponível em: https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file . Acesso: 22 nov. 2021.


Processos criativos, ensino e aprendizagem

- Aspectos gerais relacionados aos processos criativos.

- Bloqueadores e facilitadores da criatividade.

- Criatividade e o processo de ensino-aprendizagem.

Design Thinking e Educação

- Design Thinking: conceitos e aplicações.

- Design Thinking e inovação no mundo do trabalho.

- Design Thinking e o processo de ensino e aprendizagem.

·         Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o mundo do trabalho.

·         Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.

·         Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU

Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4

Perdemos nossa capacidade de inovar e ser criativo quando envelhecemos?

 

Apesar de alguns estudos apontarem que pessoas mais velhas podem ser menos criativas, esse é um tema polêmico e que vem sendo, cada vez mais, desmistificado na teoria e na prática.

 

De acordo com Adam Grant em seu livro “Originais: como os inconformistas mudam o mundo” (Editora: Sextante, 272 páginas), existem dois estilos diferentes de inovadores:

 

  • Inovador Conceitual: são como velocistas, que planejam e formulam previamente uma ideia inovadora e depois já partem para executá-la, tendendo a executar suas ações quando ainda são muito jovens. Esse tipo de inovação pode ser desenvolvida de forma rápida porque não demanda de várias décadas de pesquisa e investigação para o acúmulo de informações.
  •  Inovador Experimental: são como maratonistas, que por suas experiências avançam de maneira gradual, pois sabem que o percurso até o final da jornada criativa é longo. Procuram resolver os problemas por tentativa e erro, evoluindo a aprendendo durante a trajetória. Esse tipo de inovação leva mais tempo, pois exige décadas de habilidades e conhecimentos acumulados para se alcançar o ápice da criatividade.

 

Sendo assim, alguns tipos de inovações e criatividades podem ser percebidas em diferentes estágios na nossa idade maturacional, não sendo específico somente para pessoas mais jovens.

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://www.criatividadeiltda.com/perdemos-nossa-capacidade-de-inovar-e-ser-criativo-quando-envelhecemos

SINTETIZANDO

Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre a ferramenta de Design Thinking e suas aplicações para o mundo do trabalho e as relações existentes para o processo de ensino e aprendizagem.

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/10/2022 às 08:00 a 06/10/2022 às 23:59
    
Inicia em 07/10/2022 às 8h 0 e finaliza em 13/10/2022 às 23h 59
  AULA 01 - Processos Criativos e Formação para o Trabalho 
slide I: AULA 01 - Processos Criativos e Formação para o Trabalho
UNIDADE II (04/10/2022 - 22/10/2022)

Materiais complementares:

 

FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. Inovação social: um conceito em construção. In: FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. (Org.). Inovações sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007, p. 13-34. Disponível em: http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2012/05/15/569/20130904104218759870i.pdf#page=13 . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/ . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos. Disponível em: https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file . Acesso: 22 nov. 2021.

Inovação e Transformação social

- Contextualização e conceitos sobre inovação e inovação social.

- Dimensões e elementos da inovação social.

- Inovação social como instrumento da transformação social.

Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo Ensino Médio.

- Novas competências para o mundo do trabalho.

- Inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do novo Ensino Médio.

- Formação dos professores na perspectiva do novo Ensino Médio.

  • Identificar os fenômenos e os processos de desenvolvimento da inovação, baseando-se no ensino e aprendizagem para o contexto profissional.
  • Debater, por meio de uma visão crítica do conhecimento científico, o papel da criatividade na inovação e transformação social.
  • Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

Artigo: Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão

Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6228745

 Artigo: O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas

Link: https://www.scielo.br/j/dados/a/TgyQQ73yL9qF5R3xvSS3J9L/?format=html&lang=pt

 Artigo: A Pedagogia das competências no currículo de Sergipe do Novo Ensino Médio

Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29856

 Video: Inovação Social e Impacto | Gabriela Werner

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILLMtWlwZ-Q

 Video: A Educação como Instrumento de Transformação Social | Jonatas Braga

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zr8huLj6AI4

 

SINTETIZANDO

 Nesta unidade você se aprofundou a respeito do desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo Ensino Médio, em especial foram tratados os aspectos das novas competências para o mundo do trabalho, a inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do novo Ensino Médio e a formação dos professores na perspectiva do novo Ensino Médio.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 14/10/2022 às 08:00 a 17/10/2022 às 23:59
    
Inicia em 14/10/2022 às 0h 0 e finaliza em 22/10/2022 às 23h 59
  AULA 02 - Processos Criativos e Formação para o Trabalho 
Slide II: AULA 02 - Processos Criativos e Formação para o Trabalho
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/10/2022 - 22/10/2022)
    
Inicia em 21/10/2022 às 8h 0 e finaliza em 22/10/2022 às 23h 59
  
Atividade avaliativa de recuperação (02/01/2023 - 31/01/2023)
    
Inicia em 02/01/2023 às 0h 0 e finaliza em 22/01/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
3 2022200**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
4 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022200**** 7,0 10,0 6,5 7.5 0 AM
6 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
7 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
9 2022200**** 8,0 10,0 8,5 8.5 0 AM
10 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2022200**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
12 2022200**** 10,0 5,0 8,5 8.7 0 AM
13 2022200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
14 2022200**** 9,0 10,0 7,5 8.9 0 AM
15 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
16 2022200**** 7,0 10,0 8,5 7.9 0 AM
17 2022200**** 7,0 10,0 5,5 7.3 0 AM
18 2022200**** 9,0 5,0 7,0 7.8 0 AM
19 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2022200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
21 2022200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM
22 2022200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
23 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2022200**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 AM
26 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2022200**** 10,0 5,0 9,5 8.9 0 AM
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
30 2022200**** 0,0 5,0 0,0 1.0 0 RN
31 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2022200**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 AM
33 2022200**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 AM
34 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
37 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
40 2022200**** 7,0 10,0 8,0 7.8 0 AM
41 2022200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
42 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2022200**** 8,0 5,0 8,5 7.5 0 AM
44 2022200**** 10,0 10,0 4,5 8.9 0 AM
45 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
47 2022200**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 AM
48 2022200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
49 2022200**** 7,0 5,0 7,5 6.7 0 AM
50 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2022200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
52 2022200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
53 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
54 2022200**** 8,0 5,0 9,5 7.7 0 AM
55 2022200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM
56 2022200**** 10,0 5,0 9,5 8.9 0 AM

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Título

Data
Aula síncrona - 13/10/2022, 19h 13/10/2022
Aula síncrona - 08/10/2022, 14:30h 07/10/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:26