Exposição: História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo, teoria como estrutura
Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.
Atividade assíncrona
Atividade: Primeira etapa:
1) Os alunos irão se organizar em seis grupos de quatro integrantes e um grupos de três integrantes.
2) Cada grupo irá escolher uma teoria de enfermagem de médio alcance ou prática e um contexto de aplicação de cuidado individualizado.
3) As teorias escolhidas não poderão ser repetidas. As teorias de médio alcance e recentes terão preferencia para essa atividade, evitem teorias clássicas já amplarmente conhecidas e grandes teorias de difícil aplicação ao indivíduo.
4) Os grupos deverão elaborar um texto com a estrutura da teoria escolhida. Para isso, deverá utilizar o esquema esquema de análise de teoria de Meleis, a etapa de descrição.
5) Atividade deverá ser entregue no dia 08/05/2023
6) REFERÊNCIAS:
Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.
|