Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do mestrando em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento. - Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos, filmes e trabalhos científicos na área, trabalhos individuais e em grupo, entre outras. - Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos abordados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere. - Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico. - Distribuição da carga horária: 20 horas de aulas expositivas e dialogadas; 13 horas de seminários em grupos; 13 horas de apresentações individuais e discussões de artigos científicos publicados em qualis superior e; 14 horas de atividades de relatos, fixação, interpretação e conclusões (Relatos diários das atividades). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos nas avaliações que serão realizadas:
Elaboração de um relato diário sobre as atividades do dia (entrega até a data e hora estabelecidas). (Obs: Somente serão considerados aqueles relatos dos Mestrandos(as) que estiveram presentes na respectiva aula. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 1,5
Nota 02: Apresentação de seminário individual sobre tema e data previamente determinado. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 2,5
Nota 03: Apresentação e entrega da Ficha Catalográfica de um artigo de natureza teórico-empírica com tema relacionado à disciplina e com data de publicação não inferior ao ano de 2018 e que seja qualificado pelo Qualis CAPES nos estratos A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 ou B4. É possível consultar a classificação atual do periódico no Qualis CAPES (2017-2020) pelo seguinte *link abaixo. Somente serão aceitos artigos avaliados pelo área de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 2,5.
Nota 04: laboração e entrega de um artigo (pode ser em dupla) para possível publicação sobre um tema relacionado com aqueles trabalhados na disciplina Administração Estratégica, um trabalho técnico ou um Position Paper os temas tratados na disciplina. Esta atividade deve ser enviada pelo SIGA até às 23:59 horas do dia 08 de agosto de 2023. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 3,5.
Com efeito, Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula:
Nota Final = {[1,5 x (Nota 01)] + [2,5 x (Nota 02)] + [2,5 x (Nota 03) + [3,5 x (Nota 04)]} / 10 |
Horário de atendimento:
| Horário previamente agendado |
Bibliografia:
| REFERÊNCIAS BÁSICAS: - BARNEY, J. B. E HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. - MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Management não é o que você pensa. Porto Alegre: Bookman, 2011. - MINTZBERG, Henry. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010. - MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2004. - MINTZBERG, Henry. Safári de estratégia. São Paulo: Bookman, 1999. - MINTZBERG, H. The nature of managerial work. New York : Harper and Row, 1973.
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES - OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34ª Edição Atlas, 2018. - VIZEU, Fábio; GONSALVES; Sandro Aparecido. Pensamento Estratégico: Origens, Princípios e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010. - KALLÁS, David. Gestão da estratégia: experiências e lições de empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. - HUNGER, J. David. Gestão estratégica: princípios e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002. - MATUS, Carlos. Política planejamento e governo. Brasília: IPEA, 1996. - FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho I. R. de. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 1995. - MATUS, Carlos. O método PES. São Paulo: Fundap, 1995 |