-

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
1. Antropologia e Educação: Eu e Nós em rede (03/05/2023 - 21/06/2023)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
   Plano de ensino da disciplina 
2. Métodos da pesquisa Antropológica (26/06/2023 - 19/07/2023)
Nessa unidade, discutiremos o método antropológico como um instrumento para profissionais que lidam com diversidade cultural: trabalho de campo, observação participante, entrevista, história de vida e etnografia.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (24/07/2023 - 23/08/2023)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão nas mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
03 08 10 15 17 22 24 29 31 12 14 19 21 28 05 10 12 17 19 24 02 07 09 14 16 21 23
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
3 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 3
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2023902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
15 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 24
19 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 14
20 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
21 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
25 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
31 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
32 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
33 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
34 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
35 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
36 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 10
37 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 14
41 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 4
43 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
45 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
46 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
47 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 3,0 8,0 10,0 7.0 4 AM
2 2023901**** 8,3 9,5 10,0 9.3 6 AM
3 2023901**** 7,5 10,0 10,0 9.2 2 AM
4 2023901**** 8,8 10,0 10,0 9.6 2 AM
5 2023902**** 3,4 10,0 10,0 7.8 4 AM
6 2023902**** 6,0 10,0 10,0 8.7 4 AM
7 2023900**** 4,5 10,0 10,0 8.2 0 AM
8 2023901**** 5,0 8,0 10,0 7.7 14 AM
9 2023900**** 7,1 10,0 10,0 9.0 0 AM
10 2023900**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
11 2023900**** 6,6 10,0 10,0 8.9 0 AM
12 2023902**** 6,3 8,0 10,0 8.1 10 AM
13 2023900**** 6,8 10,0 10,0 8.9 2 AM
14 2023901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 8 AM
15 2023901**** 2,8 9,0 10,0 7.3 8 AM
16 2023902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
17 2023900**** 3,5 9,0 10,0 7.5 8 AM
18 2023901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
19 2023900**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM
20 2023900**** 9,1 10,0 10,0 9.7 0 AM
21 2023901**** 8,3 10,0 10,0 9.4 0 AM
22 2023900**** 5,0 10,0 10,0 8.3 2 AM
23 2023900**** 8,8 10,0 10,0 9.6 2 AM
24 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
25 2023900**** 9,3 10,0 10,0 9.8 0 AM
26 2020902**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
27 2023901**** 8,3 10,0 10,0 9.4 0 AM
28 2023902**** 4,5 10,0 10,0 8.2 2 AM
29 2021901**** 7,3 4,0 10,0 7.1 14 AM
30 2023900**** 8,5 0,0 0,0 2.8 24 RF
31 2023901**** 5,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
32 2023900**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
33 2023901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
34 2023902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
35 2023902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 2 AM
36 2023901**** 6,5 10,0 10,0 8.8 2 AM
37 2023902**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
38 2023901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
39 2023902**** 6,0 10,0 10,0 8.7 3 AM
40 2023900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
41 2023900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 2 AM
42 2023901**** 3,8 10,0 10,0 7.9 0 AM
43 2023901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
44 2023900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
45 2023902**** 7,8 10,0 10,0 9.3 2 AM
46 2023900**** 9,3 10,0 10,0 9.8 2 AM
47 2023900**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas e dialogadas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
• Indicação para produção textual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita - individual, sem consulta bibliográfica);
Trabalho Integrado - Análise de textos de debates em grande grupo;
Trabalhos escritos – ensaio de trabalho etnográfico – producao do diario de campo.
Horário de atendimento:
Bibliografia: DA MATTA, Roberto. Relativizando. Uma introdução a antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 4ª Ed.1993.
DAMATTA, Roberto. «Você tem cultura?» in Explorações: ensaios de sociologia interpretativa, Rio de Janeiro: Rocco, 1986, pp. 121-128.
DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.
MATTOS, CLG.; CASTRO, PA., (Orgs.) Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Autores. 298 p. ISBN 978-85-7879-190-2. Disponível em<http://books.scielo.org>. Acesso em 27 de Jun. de 2022.
MINER, Horace. A. Ritos Corporais entre os Nacirema in: K. Romney e P. L. Vore (eds.): You and Others – readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (versão trad. - manuscrito
MUNANGA, Kabengele. Diversidade, etnicidade, identidade e cidadania. Ação Educativa, ANPED. Palestra proferida no 1º Seminário de Formação Teórico Metodológica - SP. 2003 <http://www.acaoeducativa.org/kabe.PDF>. Acessado em 28/jul/2006.
PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e Sociedade: leituras de Sociologia da Educação. São Paulo, Editora Nacional, 1987.
ROCHA, Gilmar & TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia & Educação. Autêntica, 2009
TOBIN, Joseph; WU, David Y; DAVIDSON, Dana H. Educação infantil em três culturas; Japão, China e EUA. São Paulo, Phorte Editora, 2008.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Capítulo: “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa”)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/05/2023
21/06/2023
1. Antropologia e Educação: Eu e Nós em rede
26/06/2023
19/07/2023
2. Métodos da pesquisa Antropológica
24/07/2023
23/08/2023
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença
Avaliações
Data Descrição
26/06/2023 1ª Avaliação
26/07/2023 2ª Avaliação
23/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação escrita será realizada 26/06/23. 14/06/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:25