• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (03/05/2023 - 03/05/2023)
   PLANO DE CURSO_PSICOLOGIA_E_PROCESSOS_APREND_II_2023.1.pdf 
Relação histórica entre Psicologia e Educação. (09/05/2023 - 09/05/2023)
Aprendizagem: reflexões sobre o construto, diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação. (10/05/2023 - 10/05/2023)
Multiplicidade teórica e unidade na diversidade: olhares contemporâneos sobre a aprendizagem. Orientações position paper. (16/05/2023 - 16/05/2023)
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. (17/05/2023 - 17/05/2023)

Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem.

Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa (23/05/2023 - 23/05/2023)

Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa

Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (24/05/2023 - 24/05/2023)
    
Inicia em 15/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 02/06/2023 às 23h 59
Entornos digitais pessoais de aprendizagem como ferramenta para aprender e como objeto de estudo na Psicologia da Educação. (30/05/2023 - 30/05/2023)
O papel da psicologia da educação frente ao ensino mediado pelas TDIC no contexto da pandemia e pós-pandêmico. (31/05/2023 - 31/05/2023)
Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Filme sobre aprendizagem colaborativa. (07/06/2023 - 07/06/2023)
Estudo dirigido sobre o filme assistido. (13/06/2023 - 13/06/2023)
Orientações finais e Entrega do position paper. (14/06/2023 - 14/06/2023)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. (20/06/2023 - 20/06/2023)

Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget

    
Inicia em 06/06/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/06/2023 às 23h 59
    
Inicia em 09/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 12/08/2023 às 23h 59
Reflexões de ordem prática sobre a Teoría do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. (21/06/2023 - 21/06/2023)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (27/06/2023 - 27/06/2023)

Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky

Reflexões de ordem prática sobre a erspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (28/06/2023 - 28/06/2023)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. (04/07/2023 - 04/07/2023)

Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa

Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa (05/07/2023 - 05/07/2023)
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner. (11/07/2023 - 11/07/2023)

Teoria da Aprendizagem segundo Skinner

Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (12/07/2023 - 12/07/2023)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. (18/07/2023 - 18/07/2023)

Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação

Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (19/07/2023 - 19/07/2023)
Rógers e a educação centrada no aluno. (25/07/2023 - 25/07/2023)

Rógers e a educação centrada no aluno

Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno (26/07/2023 - 26/07/2023)
Ausubel e a aprendizagem significativa. (01/08/2023 - 01/08/2023)

Ausubel e a aprendizagem significativa

Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa (02/08/2023 - 02/08/2023)
    
Inicia em 20/06/2023 às 0h 0 e finaliza em 12/08/2023 às 23h 59
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina (08/08/2023 - 08/08/2023)
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina (09/08/2023 - 09/08/2023)
    
Inicia em 09/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 15/08/2023 às 23h 59
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina. (15/08/2023 - 15/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 21 27 28 04 05 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16
1 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019905**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
23 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
25 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
33 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
39 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
2 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
4 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
5 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
6 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
10 2022902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
11 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
12 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
13 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
14 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
16 2022902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 2 AM
17 2022901**** 8,6 10,0 10,0 9.5 6 AM
18 2022901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
19 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
20 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2022901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 2 AM
23 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2022902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
25 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
26 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
27 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
28 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
30 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2022902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
32 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
33 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
34 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2022901**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
36 2022901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 2 AM
37 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
38 2022902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
39 2022901**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
40 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados encontros síncronos e atividades assíncronas ao longo do semestre, de acordo com o cronograma definido. Os encontros síncronos consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração de conteúdo digital com sentido educativo sobre as temáticas trabalhadas e apresentação dos conteúdos produzidos. Os encontros síncronos serão realizados em uma sala virtual criada através do Google Meet, cujo link será disponibilizado com anterioridade na plataforma SIGAA. As atividades assíncronas consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de conteúdo digital com sentido educativo e apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper (10,0); um estudo dirigido com apresentação em grupo (10,0); o conjunto de atividades assíncronas solicitadas e enviadas no prazo indicado (10,0).
Horário de atendimento: Quartas-feiras das 10 às 12h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2014.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996.
POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002
PILETTI, N., ROSSATO, S. M. Psicologia da aprendizagem: Da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/05/2023
03/05/2023
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
09/05/2023
09/05/2023
Relação histórica entre Psicologia e Educação.
10/05/2023
10/05/2023
Aprendizagem: reflexões sobre o construto, diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação.
16/05/2023
16/05/2023
Multiplicidade teórica e unidade na diversidade: olhares contemporâneos sobre a aprendizagem. Orientações position paper.
17/05/2023
17/05/2023
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem.
23/05/2023
23/05/2023
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa
24/05/2023
24/05/2023
Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
30/05/2023
30/05/2023
Entornos digitais pessoais de aprendizagem como ferramenta para aprender e como objeto de estudo na Psicologia da Educação.
31/05/2023
31/05/2023
O papel da psicologia da educação frente ao ensino mediado pelas TDIC no contexto da pandemia e pós-pandêmico.
06/06/2023
06/06/2023
Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos.
07/06/2023
07/06/2023
Filme sobre aprendizagem colaborativa.
13/06/2023
13/06/2023
Estudo dirigido sobre o filme assistido.
14/06/2023
14/06/2023
Orientações finais e Entrega do position paper.
20/06/2023
20/06/2023
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget.
21/06/2023
21/06/2023
Reflexões de ordem prática sobre a Teoría do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget.
27/06/2023
27/06/2023
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
28/06/2023
28/06/2023
Reflexões de ordem prática sobre a erspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
04/07/2023
04/07/2023
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa.
05/07/2023
05/07/2023
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa
11/07/2023
11/07/2023
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner.
12/07/2023
12/07/2023
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
18/07/2023
18/07/2023
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação.
19/07/2023
19/07/2023
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
25/07/2023
25/07/2023
Rógers e a educação centrada no aluno.
26/07/2023
26/07/2023
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno
01/08/2023
01/08/2023
Ausubel e a aprendizagem significativa.
02/08/2023
02/08/2023
Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa
08/08/2023
08/08/2023
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
09/08/2023
09/08/2023
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
15/08/2023
15/08/2023
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Suspensão das atividades de Ensino no dia 10 de maio 09/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:32