Metodologia: |
O método de ensino se baseia numa concepção interacionista, com enfoque na relação ensino-aprendizagem, na qual considera-se o uso de metodologias ativas. Essa abordagem implica na constituição de práticas de ensino cientificamente embasadas, cuja meta é possibilitar à/ao aluna/o apropriar-se do objeto de conhecimento de forma ativa e de maneira autônoma, estabelecendo vínculos afetivos positivos que promovam maior aproximação ao objeto. Para tanto, funda-se num tríplice aspecto característico do processo de ensino-aprendizagem: a) o sujeito (a/o aluna/o); b) o objeto (um conhecimento específico); c) e o agente mediador (o/a professor/a). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As avaliações seguirão as normativas da Universidade. No âmbito da disciplina, busca-se garantir o caráter processual da avaliação e a objetividade dos parâmetros. Nesse sentido, cada etapa ou unidade da avaliação consiste na verificação do alcance dos objetivos de aprendizagem relacionados na ementa. Em pelo menos uma das etapas, deverá ser aplicada uma prova escrita. Normativas: Serão realizadas três avaliações parciais, de acordo com a Resolução 177/2012-CEPEX/UFPI. Será realizada uma avaliação final com os discentes que não atingirem a média para aprovação, conforme a Resolução 177/2012-CEPEX/UFPI. Para efeito de aprovação na disciplina o discente deverá ter frequência mínima de 75% nas aulas. A segunda chamada de provas, parciais ou final, será de acordo com a Resolução 177/2012-CEPEX/UFPI.
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BACHA, E. L.; BOLLE, M. B. (Orgs) Novos Dilemas da Política Econômica: ensaios em homenagem a Dionísio Dias Carneiro. Rio de Janeiro: LTC, 2011. KON, Anita. Planejamento no Brasil II. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. KON, Anita. Subsídios teóricos e metodológicos ao planejamento econômico público. São Paulo: EAESP/FGV/NPP, Relatório de pesquisa nº 12, 1997. LANGE, Oscar. Ensaios sobre Planificação Econômica. São Paulo: Nova cultural, 1986. MINDLIN, Betty (org.). Planejamento no Brasil. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. MARQUES, R. M.; ANDRADE, P. R. O Brasil sob nova ordem: economia brasileira contemporânea uma análise dos governos Collor a Lula. São Paulo: Saraiva, 2010. ROSSETI, José P. Política e Programação Econômicas. 7ª ed. São Paulo: Atlas,1987.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MARINI, Rui M. Subdesenvolvimento e revolução. 5 ed. Florianopólis: Insular, 2014. POCHMANN, M; GUERRA, A.; SILVA, R. A. (orgs.) Atlas da exclusão social no Brasil: dez anos depois. São Paulo: Cortez, 2014.
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