-

CNA/CEAD017 - INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO - Turma: 8A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLLINA (04/08/2023 - 03/09/2023)

Entender o processo de construção científica traz a possibilidade de construção do processo argumentativo a partir de conclusões fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, os argumentos vazios e sem embasamento ficam no campo do achismo e do “alguém disse”. A disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho além de trazer a cientificidade à sala de aula, busca apresentar uma nova relação didático – pedagógica a partir estímulo a argumentação, senso crítico e posicionando o aluno no centro da aprendizagem. 

Caro(a) aluno(a),

É com imenso prazer que damos início a disciplina “Investigação científica e formação para o trabalho” no curso de especialização Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da formação para o mundo do trabalho. Nessa disciplina poderemos compreender melhor a aplicabilidade da ciência no dia a dia ada atividade docente, e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação do aluno da educação básica. Assim, ao longo de 30 (trinta) horas poderemos compreender como o pensamento crítico poderá ser ordenado de maneira metodológica para a construção do conhecimento coletivo. Desejo a todos um profundo processo de construção coletiva aprendizagem e uma experiência coletiva magnífica.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Dr. Alexandre Rabêlo Neto

 

CONHEÇA O PROFESSOR

Minicurrículo: Realizou estágio de Pós-Doutorado no Grupo de Pesquisas Cidade Digital Estratégica do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Escola de Arquitetura e Design da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Doutorado SWE pela Universidade de Coimbra - UC, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI (CCHL). Docente do programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI e do programa de mestrado profissional em Administração Pública - PROFIAP.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2630571885105078 

   MATEMÁTICA e suas TECNOLOGIAS e o MUNDO do TRABALHO.pptx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/08/2023 - 03/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 04/08/2023 às 08:00 a 03/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (04/08/2023 - 03/09/2023)

UNIDADE 1: O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

1.1 A Ciência

1.2 O que pretende a ciência

1.3 O que a Ciência, não é?

1.4 Conhecimento científico

1.5 Investigação Científica 

1.6 Características de uma investigação científica

1.7 Papel do professor na formação do conhecimento científico

  • O objetivo da Unidade 1 é promover uma profunda discussão sobre a o que é a ciência e qual o seu papel na construção do  conhecimento. A partir desse aprofundamento, podemos distinguir o que é ciência e o que não podemos considerar como ciência.

MATERIAL COMPLEMENTARhttps://www.youtube.com/watch?v=QA0PD7eu4yE

Que a felicidade é uma ciência! A Felicidade é uma ciência ligada a psicologia e neurologia e busca, exatamente, a autocompreensão para busca de uma vida melhor. A felicidade é, inclusive, parte curricular de vária Universidades no Mundo.   

Na Unidade 1 nós vimos as definições do que é ciência e suas contradições com o que se apresenta como ciência por meio do senso comum. Vimos também como se constrói conhecimento à luz da ciência.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/08/2023 às 08:00 a 19/09/2023 às 23:59
    
Inicia em 04/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II (04/08/2023 - 03/09/2023)

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA: Unidade II

UNIDADE 2: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

2.1 Objetivos do ensino por meio da investigação

2.2 Aspectos da atividade Científica

2.3 Habilidades a serem atingidas

2.4 Sequência prática do Ensino por investigação

2.5 Construção do ensino por investigação na prática docente

O objetivo da unidade 2 é promover de maneira didática-prática o desenvolvimento do ensino por investigação. 

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4586

Que a peça chave para a criação de conhecimento a partir do incentivo à investigação é o professor. Portanto, é fundamental que o docente busque as questões corretas a serem respondidas e busque extrair o máximo e informações na interação aluno-professor. 

Na unidade 2 descobrimos os conceitos sobre o ensino por investigação e apresentamos a importância do seu desenvolvimento no processo de construção do conhecimento a partir de uma experiência onde o professor deixa de ser o conteudista e passa a exercer o papel de mediador da relação professor-aluno.

    
Inicia em 14/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
UNIDADE III (04/08/2023 - 03/09/2023)

METODOLOGIAS ATIVAS: Unidade III

UNIDADE 3: METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA E O PROCESSO CRIATIVO

3.1 Metodologias ativas

3.2 Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.3 Sequência de Aprendizagem

3.4 Proposta de metodologia ativa

3.5 Princípios gerais da Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.6 Ensino por Investigação x Aprendizagem baseada em problemas Processo criativo

O objetivo da unidade  3 é apresentar o conceito e os modelos de metodologias ativas na educação, e em especial o ensino por investigação e a aprendizagem baseada em problemas suas aproximações e divergências.

MATERIAL COMPLEMENTAR:  https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q

Que uma das principais finalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fortalecer “protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida” e que a palavra protagonismo do estudante e repetida 15 vezes no BNCC do ensino médio.

Na Unidade 3 aprendemos sobre as metodologias ativas da educação e apresentamos a aprendizagem baseada em problemas, suas aproximações e divergências com o ensino por investigação, o processo de aprendizagem criativa.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/08/2023 - 03/09/2023)
    
Inicia em 09/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 9,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
2 2023202**** 10,0 3,0 8,5 8.3 0 AM
3 2023202**** 7,0 9,0 8,5 7.7 0 AM
4 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
5 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2023203**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 RN
8 2023202**** 10,0 1,0 3,0 6.8 0 AM
9 2023202**** 10,0 4,0 0,0 6.8 0 AM
10 2023202**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
11 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2023202**** 10,0 10,0 6,0 9.2 0 AM
13 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2023203**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
15 2023203**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
16 2023202**** 8,0 4,0 10,0 7.6 0 AM
17 2023202**** 7,0 3,0 7,0 6.2 0 AM
18 2023203**** 9,0 5,0 8,0 8.0 0 AM
19 2023202**** 7,0 0,0 0,0 4.2 0 RN
20 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
21 2023202**** 10,0 6,0 10,0 9.2 0 AM
22 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
24 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023202**** 9,0 3,0 4,0 6.8 0 AM
26 2023202**** 8,0 8,0 6,0 7.6 0 AM
27 2023202**** 10,0 5,0 3,0 7.6 0 AM
28 2023202**** 10,0 10,0 3,0 8.6 0 AM
29 2023202**** 10,0 7,0 6,0 8.6 0 AM
30 2023202**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
31 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023202**** 7,0 7,0 6,0 6.8 0 AM
33 2023203**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
34 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
35 2023202**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 AM
36 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
37 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
38 2023203**** 0,0 8,0 0,0 1.6 0 RN
39 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023203**** 9,0 0,0 0,0 5.4 0 RN
41 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023202**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 AM
43 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2023203**** 7,0 5,0 6,0 6.4 0 AM
45 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2023202**** 10,0 0,0 8,0 7.6 0 AM
47 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2023203**** 7,0 5,0 9,0 7.0 0 AM
49 2023202**** 8,0 3,0 7,0 6.8 0 AM
50 2023202**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
51 2023202**** 7,0 10,0 7,0 7.6 0 AM
52 2023202**** 7,0 6,0 0,0 5.4 0 RN
53 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023202**** 8,0 10,0 8,5 8.5 0 AM
56 2023202**** 6,0 5,0 7,5 6.1 0 AM
57 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
58 2023202**** 10,0 7,0 9,5 9.3 0 AM
59 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
60 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
61 2023202**** 10,0 4,0 10,0 8.8 0 AM
62 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
63 2023202**** 8,0 4,0 8,5 7.3 0 AM
64 2023202**** 10,0 2,0 4,0 7.2 0 AM
65 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
66 2023202**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
67 2023202**** 10,0 5,0 6,0 8.2 0 AM
68 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
69 2023202**** 7,0 4,0 8,0 6.6 0 AM
70 2023202**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 AM
71 2023202**** 10,0 2,0 9,0 8.2 0 AM
72 2023202**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Acesso WhatsApp 04/09/2023
Comunicado: Adiamento da Aula Virtual de Ambientação do SIGAA 29/08/2023
Aula virtual sobre ambientação/navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem SIGAA - dia 29/08/2023 28/08/2023
Avaliacao de Investigação Cientifica 24/08/2023
Video da aula de sabado 19/08/2023 20/08/2023
Alteração de Atividade 2 19/08/2023
Aula 2 - Investigação Científica 18/08/2023
Video da aula de sabado 12/08/2023 14/08/2023
Aula 1 - Investigação Científica 11/08/2023
AULA INAUGURAL - TURMA 2023-2024, dia 16/08/2023 11/08/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1199 24/12/2024 00:30