• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMT/CEAD014 - ALGORITMOS E CONSTRUÇÃO DE FLUXOGRAMAS - Turma: 5A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/08/2023 - 13/09/2023)

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Joel Conceição Rabelo

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2003), mestrado em Matemática com área de concentração em Estatística pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020). Foi professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco de 2006 a 2009 e atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí. Trabalha com projetos de extensão voltados para o uso de TIC e para o desenvolvimento da Educação Estatística na Educação Básica.

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5641763741915342 


   ApresentacaoDisciplina.pptx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/08/2023 - 13/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 15/08/2023 às 08:00 a 13/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (15/08/2023 - 13/09/2023)

A noção de algoritmo (três formas de escrever algoritmos: descrição narrativa, fluxogramas e pseudocódigos)

Conhecer as três formas de representar os algoritmos e entender o motivo de usarmos mais os fluxogramas.

Curiosidade: Você sabia que o pseudocódigo é uma forma de representação dos algoritmos e que ele é mais utilizado na programação de computadores?

Nossa meta aqui é identificar a dificuldade de se trabalhar com a descrição narrativa de algoritmos. Conclui-se, assim, que o fluxograma é a forma mais fácil de se especificar o algoritmo.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 18/08/2023 às 08:00 a 29/09/2023 às 23:59
UNIDADE II (15/08/2023 - 13/09/2023)

A noção de fluxograma; principais símbolos utilizados na construção de fluxogramas; Construção de

fluxogramas; Fluxogramas no mundo do trabalho.

Identificar os símbolos utilizados na construção de fluxogramas, aprender a construi-lo e aplicá-lo no mundo do trabalho.

- SILVA, Ana Flavia U. da. Fluxogramas: Uma nova linguagem para trabalhar divisibilidade no Ensino Básico. Dissertação (PROFMAT) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Rio Claro. Rio Claro - SP, p. 202. 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202257/silva_afu_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y.

 

-  Norma ISO 5807: Introdução. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=T12e00hvV6o

 

- Sobre como fazer um Fluxograma no Word

 https://www.youtube.com/watch?v=1YmF1a-JmIo

 

- Como fazer um Fluxograma no Word? Aprenda em 7 passos simples e práticos!

Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/fluxograma-no-word

Você conhece os símbolos utilizados na construção de fluxogramas? Cada um deles tem um significado e deve ser utilizado corretamente para não prejudicar a execução do algoritmo. 

É preciso planejar bem a resolução do problema para construir o fluxograma. Se for mal elaborado, o fluxograma perde a sua utilidade e pode piorar o problema em questão. 

    
Inicia em 19/04/2024 às 1h 0 e finaliza em 01/05/2024 às 23h 59
UNIDADE III (15/08/2023 - 13/09/2023)

Utilização de fluxogramas conforme habilidades da BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Principais erros identificados na construção de fluxogramas.

Identificar habilidades da BNCC que são desenvolvidas de acordo com os objetos de conhecimento ao se utilizar fluxogramas.

Identificar os principais erros na construção de fluxogramas.

- VALENTE, José Armando. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno. Revista e-Curriculum [en linea]. 2016, 14 (3), 864-897. ISSN: 1809-3876. Disponível em:

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76647706006

- https://www.youtube.com/watch?v=ILnGlwn5Znc 

Para facilitar os primeiros contatos com fluxogramas: (1) faça os algoritmos, em linguagem descritiva; (2) depois faça o esboço dos fluxogramas; (3) por fim, faça os fluxogramas (pode ser com recurso de tecnologia digital ou na mão).

É preciso identificar as habilidades da BNCC que serão desenvolvidas de acordo com os objetos de conhecimento ao trabalhar com fluxogramas, assim como os principais erros na sua construção.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/08/2023 - 13/09/2023)
    
Inicia em 12/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
3 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
4 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023200**** 8,0 9,0 8,5 8.3 0 AM
7 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
8 2023201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
9 2023200**** 10,0 7,0 5,0 8.4 0 AM
10 2023200**** 8,0 9,0 9,5 8.5 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 AM
13 2023201**** 7,0 9,0 6,0 7.2 0 AM
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023201**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 AM
16 2023200**** 9,0 5,0 6,0 7.6 0 AM
17 2023200**** 10,0 9,0 7,5 9.3 0 AM
18 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
19 2023200**** 8,0 9,5 10,0 8.7 0 AM
20 2023201**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
26 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 8,0 9,0 5,0 7.6 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
32 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
33 2023200**** 8,0 9,0 5,0 7.6 0 AM
34 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
35 2023201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
36 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
37 2023200**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 AM
38 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
39 2023200**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 AM
40 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023200**** 10,0 9,0 5,5 8.9 0 AM
44 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
45 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023200**** 0,0 9,0 0,0 1.8 0 RN
48 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
49 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
51 2023201**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
52 2023201**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
54 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
58 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
59 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prorrogação de prazo das atividades 28/09/2023
Prorrogação de prazo das atividades não respondidas 18/09/2023
Link das aulas 14/09/2023
Atualização de datas das atividades 09/09/2023
Segunda aula síncrona 09/09/2023
Aula síncrona 17/08/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:51