Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Encontros fundamentados em uma proposta de aprendizagem experiencial. Tendo em vista seu tamanho, a turma será dividida em 4 grupos de suporte/ trabalho que compartilharão suas experiências, dúvidas e atividades ao longo do semestre, bem como suas afetações na supervisão. Alunos deverão organizar seu cronograma de estágio para o semestre, bem como enviar seus dados pessoais de matrícula, nome completo para a coordenação de estágio, dentro do prazo estabelecido pela coordenação (busquem esta informação). Para cada hora de atendimento, considerar 30 minutos para a síntese e mais uma hora para o estudo do caso (do atendimento) com seu grupo de trabalho. Após o atendimento, o grupo aguardará o estagiário que atendeu realizar a síntese e, posteriormente, o grupo de trabalho irá se encaminhar para um local reservado, aonde irão dialogar sobre o atendimento e o caso, e elencar dúvidas para serem trazidas na supervisão. Cada semana teremos leituras de textos selecionados, cujas resenhas/ análises críticas deverão ser entregues na semana posterior por cada aluno (o somatório destas resenhas contará a primeira nota. Quantidade a combinar). Triagens, atendimentos nas modalidades de plantão e longitudinais acontecerão em período a ser combinado com a turma. As supervisões, inspiradas na fenomenologia, acontecerão nas tardes das segundas-feiras, conforme cronograma. Os alunos deverão registrar e enviar por e-mail semanalmente suas afetações, de forma breve, quando iniciarem o acompanhamento dos atendimentos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Resenhas 10 Entrega dos Diários de afetações dos atendimentos: semanal, por email 10 Participação (leituras, debates, roleplay, postura ética, assiduidade) 10 Relatório do Estágio 10 |
Horário de atendimento:
| Segundas-feiras, 8 às 12h (sala de grupos do SEP) |
Bibliografia:
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AGUIAR, LUCIANA. (2005). Gestalt-terapia com crianças: teoria e prática. Campinas: Livro Pleno. BUBER, MARTIN. Eu e Tu DARTIGUES, ANDRÉ. O que é fenomenologia? GINGER, SERGE E ANNE. Gestalt: uma terapia do contato, cap. II e III. HOLANDA, ADRIANO (org.). Psicologia, pesquisa fenomenológica, reflexões e perspectivas, cap. 2 e 5. PERLS, FRITZ. Abordagem gestáltica: testemunha ocular da terapia, cap. 1. PERLS, FRITZ. Isto é Gestalt, cap. 7. PERLS, HEFFERLINE & GOODMAN. Gestalt-terapia, cap. II. POLSTER, ERWIN & MIRIAM. Gestalt-terapia integrada, p. 313 a 317. RIBEIRO, JORGE PONCIANO. Gestalt-terapia: refazendo um caminho, cap. I, II (2.1 e 2.3). RIBEIRO, JORGE PONCIANO. O ciclo de contato, p. 38 a 48. YONTEF, GARY. Processo, diálogo e awareness, cap.6. |