-

CPPGED/CCE003 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III - Turma: 03 (2023.2)

Tópicos Aulas
Aula expositiva dialogada (29/09/2023 - 29/09/2023)
Aula expositiva dialogada (06/10/2023 - 06/10/2023)
Aula expositiva dialogada (13/10/2023 - 13/10/2023)
Aula expositiva dialogada (20/10/2023 - 20/10/2023)
Aula expositiva dialogada (27/10/2023 - 27/10/2023)
Aula expositiva dialogada (03/11/2023 - 03/11/2023)
Aula expositiva dialogada (10/11/2023 - 10/11/2023)
Aula expositiva dialogada (17/11/2023 - 17/11/2023)
Aula expositiva dialogada (24/11/2023 - 24/11/2023)
Aula expositiva dialogada (01/12/2023 - 01/12/2023)
Aula expositiva dialogada (08/12/2023 - 08/12/2023)
Aula expositiva dialogada (15/12/2023 - 15/12/2023)
Aula expositiva dialogada (22/12/2023 - 22/12/2023)
Aula expositiva dialogada (29/12/2023 - 29/12/2023)
Aula expositiva dialogada (05/01/2024 - 05/01/2024)
Aula expositiva dialogada (12/01/2024 - 12/01/2024)
Aula expositiva dialogada (19/01/2024 - 19/01/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
22 29 06 20 27 03 10 17 24 01 15 22 29 05 12 19
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Leitura de textos e livros
Aula expositiva dialogada
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Ao final da disciplina o estudante deve entregar como resultado dos estudos a revisão temática das juventudes
Horário de atendimento: 14h às 18h
Bibliografia: ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Corpos de Rua: cartografias dos saberes juvenis e sociopoetizar os desejos dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

ADAD, Shara Jane Holanda Costa; JUNIOR, Francisco de Oliveira Barros. Corpografias: multiplicidades em Fusão. Fortaleza: edições UFC, 2012.

ADAD, Shara Jane Holanda Costa; LIMA, Joana D’Ark de Sousa; BRITO, Antônia Edna. Um começo, uma apresentação. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa; LIMA, Joana D’Ark de Sousa; BRITO, Antônia Edna (Orgs.). PRÁTICAS EDUCATIVAS: múltiplas experiências em educação. Fortaleza, CE: Editora da UECE, 2021.

ADAD, Shara Jane Holanda Costa; SANTOS, Vanessa Nunes; SILVA, Krícia de Sousa. Juventudes, violência e convivência na escola: uma pesquisa sociopoética. In: Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.

ADAD, Shara Jane Holanda Costa; SILVA, Krícia de Sousa. “LUZES QUE FAÍSCAM NO CAOS”: MAQUINARIAS CONTRACOLONIAIS DAS JUVENTUDES DO MOVIMENTO HIP HOP EM TERESINA-PI. In: ALMEIDA, Elmir de; PINHEIRO, Leandro R; GROPPO, Antônio Luís; IRIART, Mirela Figueiredo dos Santos. Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos: uma antologia do Gt 03 da Anped. São Carlos: Pedro e João Editores, 2021.

ADAD, Shara Jane Holanda Costa; SILVA, Maria do Socorro Borges. EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS COM A SOCIOPOÉTICA: POTÊNCIA COLETIVA, ARTÍSTICA E DESCOLONIZADORA DE “GERAR FILHO PELAS COSTAS”. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(1), 60–77. (2019) Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/3688/pdf. Acesso em 17 jun 2023.

BARROS, Laura Pozzana; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

BATISTA, Janice Débora de Alencar; CARVALHO, Suzana Silva. As múltiplas formas de expressão e sociabilidade juvenil. In: DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (org.). Trajetórias da juventude. Fortaleza: LCR, 2001.

BERICAT, E. “¿Sienten las sociedades? Emociones individuales, sociales y colectivas”. En: P. Fernández y N. Ramos (Coords.), Corazones inteligentes (121-144), Barcelona, Kairós, 2002.

BOMFIM, Maria Do Carmo Alves do. Agregação de juventudes: múltiplos olhares. In: BOMFIM, Maria do Carmo Alves; MATOS, Kelma Socorro Lopes de (Org.). Juventudes, Cultura de paz e Violências na Escola. Fortaleza: UFC, 2006.


CARNEIRO, Beatriz Scigliano. Arte: máquina de guerra. Disponível em: file:///C:/Users/Claudino/Downloads/5189-Texto%20do%20artigo-12356-1-10-20110217.pdf. Acesso em 21 out 2022.

CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CAVALCANTE, Francisca Veronica; ABRAMOVAY, Miriam; RIVERA, Ursula Zurita. Emoções juvenis: (sobre)viver no Brasil em tempos de pandemia da covid-19. In: CALAZANS, Márcia Esteves de; BERGAMASCHI, Maria Aparecida; PINHEIRO, Isael da Silva; ESTIVALET, Anelise Gregis (Orgs.) Juventude, educação e interculturalidade. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022.

CAZÉ, Clotildes Maria de Jesus Oliveira; OLIVEIRA, Adriana da Silva. HIP HOP: CULTURA, ARTE E MOVIMENTO NO ESPAÇO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14300.pdf. Acesso em 04 abril 2023.

COIMBRA, C. M. B. e NASCIMENTO, M. L. Jovens pobres: o mito da periculosidade in Fraga e Iulianelli (orgs.) Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

COSTA, Nicole do Nascimento Medeiros. A rua respira arte!: uma antropologia do graffiti. (dissertação) Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Antropologia – 2017.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. FLOW: a psicologia do alto desempenho e da felicidade. tradução Cássio de Arantes Leite. — 1ª ed. — Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é o aluno que chega na escola? IN: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (orgs.). Juventude e ensino médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

DIAS, Giuslaine de Oliveira. Skateboarding para além do esporte: manifestação social e movimentação social. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/2680/1/2011_GiuslainedeOliveiraDias.pdf>. Acesso em 25 Jul. 2014.

DIÓGENES, Glória. Cartografias da cultura e da violência: gangues, galeras e movimento Hip Hop. São Paulo: Annablume: Fortaleza: secretaria da cultura e desporto, 1998.

DORNELAS, Luana. Como foi o surgimento da cultura Hip Hop no Brasil. Disponível em:< https://www.redbull.com/br-pt/O-surgimento-da-cultura-hip-hop-no-Brasil> acesso em 26 jun 2022.

ESCOLA DO FLOW. O que é o flow? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DdbGA2C5pKc. Acesso em 10 mai 2023.


FEIXA, Carles. Uma generación viral? In: HENRÍQUEZ, Karla (coord). Juventud y Pandemia: Investigaciones, reflexiones y propuestas. Santiago de Chile: Gestión editorial, 2023.

FILIPOUSKI, Ana Mariza; NUNES, Maria Denise. Juventudes: diálogos e práticas. Erechim: Edelbra, 2012.

FREITAS, Daniela Silva de. Ensaios sobre o Rap e o Slam na São Paulo Contemporânea. 132 f. Tese (Doutorado). Programa de pós graduação em Letras. PUC – Rio, 2018.

FURTADO, Janaina Rocha; ZANELLA, Andréa Vieira. Graffiti e cidade: sentidos da intervenção urbana e o processo de constituição dos sujeitos. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482009000400010>. Acesso em 20 ago 2018.

GOMES, André Luiz Marques. R/E/P: Rimador-Educador-Pesquisador – Procedimentos artísticos e práticas educacionais. 117f. Dissertação (Mestrado em artes visuais). Programa de pós-graduação em artes visuais. Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2019.

GROTA, Mayana Cardoso; SANTOS, Wena Silva. Liberdade de expressão e uso do instagram. (2020). Disponível: <https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/liberdade-de-expressao-e-o-uso-do-instagram/>. Acesso em 15 fev 2022.

GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS. Atender a diversas ‘juventudes’ é desafio para políticas públicas no país. Disponível em: https://gife.org.br/atender-a-diversas-juventudes-e-desafio-para-politicas-publicas-no-pais/#:~:text=A%20concess%C3%A3o%20de%20subs%C3%ADdios%20para,pol%C3%ADticas%20de%20cuidados%20e%20creches. Acesso em 09 març 2023.

LA MENDOLA, Salvatore. O sentido do risco. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v17n2/a04v17n2>. Acesso em 18 de ago 2018.

LEITE, Luciana de Lima Lopes. Ocupar é rexistir: práticas artísticas como práticas de resistências nas ocupações do coletivo OcupARThe, em Teresina (2014). Fortaleza: EduECE, 2020.

LINHARES, Francisca Maria Véras. Jovens em Medida Socioeducativa: Biografia Menor versus Corpos na Guerra em Parnaíba/PI/BR. Dissertação (Pós- Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Delta do Parnaíba, 2022. p. 91.

LUZ, et. Al. Os jovens brasileiros em tempos de Covid-19. (2020) Disponível em: < file:///C:/Users/Cliente/Downloads/LUZ%20et%20al%20Os%20jovens%20brasileiros%20em%20tempos%20de%20Covid.pdf> Acesso em 22 fev 2022.

LUZ, Lila Cristina Xavier. Vozes de Rapper: experiências juvenis em Teresina. 2007. 258f. Tese (doutorado em serviço social) / Programa de pós-graduação em Serviço Social da Pontifica Universidade Católica de São Paulo, 2007.

MACHADO, Maria do Livramento da Silva. Jovens bailarinas de Vazantinha: conceitos de corpo nos entrelaces afroancestrais da dança na Educação. 2015. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação) /Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Piauí, 2015.

MAYER, Joviano Gabriel Maia. De pé na encruzilhada: por uma cartografia contracolonialista. 2020. 350f. Tese (tese em arquitetura e urbanismo). Programa de pós-graduação em Arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.

PAIVA, Luiz Fabio. AQUI NÃO TEM GANGUE, TEM FACÇÃO”: as transformações sociais do crime em Fortaleza, Brasil. (2019) Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccrh/a/ZdSryHB3Y6Ph48C36pQrfLw/?lang=pt>. Acesso em 10 fev 2022.

RODRIGUES, Luiza Roure de Aguiar. Redes sociais e visibilidade juvenil. (monografia) INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. 2017.

SALES, Celecina de Maria Veras. Juventudes e lazer: interações e movimentos. In: Linguagens, educação e sociedade: Revista do programa de pós-graduação em Educação da UFPI/Universidade Federal do Piauí/Centro de Ciências da Educação, ano 18, Edição Especial EDUFPI, 2013.

SALES, Celecina. Juventudes e lazer: interações e movimento. Revista LES. Linguagem, educação e sociedade. Ano 18, Edição Especial Dossiê Educação e Juventudes, agosto de 2013. Disponivel em: file:///C:/Users/Claudino/Downloads/1356-Texto%20do%20Artigo-4230-1-10-20211210.pdf. Acesso em 20 abri 2023.

SANTANA, José Diêgo Leite. A (re)invenção dos corpos do sul e as pedagogias africanas no enfrentamento à colonialidade do ser. 2020. 234 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, 2020.

SANTOS, Maria Dilma Andrade Viera dos. Jovens circenses na corda bamba: confetos sobre o riso e o corpo na educação em movimento. 2014. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2014.

SILVA, Krícia de Sousa. Manobras sociopoéticas: aprendendo em movimentos com skatistas do litoral do Piauí. Fortaleza: EdUECE, 2018.

SILVA, Leandro Souza da. Traficando informações: do Bronx ao Piauí – itinerários do Movimento Hip Hop. Monografia. (Graduação em História) – UFPI. Teresina, 2002.


SILVA, Maria do Socorro. Borges da; ADAD, Shara Jane Holanda Costa; SILVA, Krícia de Sousa. Juventudes, comunidades periféricas, direitos humanos e educação. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.

SILVA; Rocicleia; ALBAGLI, Sarita. Arte, informação e conhecimento na cultura Hip Hop. Disponível em: file:///C:/Users/Claudino/Downloads/267-Texto%20do%20artigo-461-1-10-20191226.pdf. Acesso em 05 mai 2023.

SOUSA, Vicelma Maria de Paula Barbosa. Rap de “Quebrada” [manuscrito] : construção de sentidos e saberes pelos grupos de rap – “A Irmandade” e “Reação do Gueto” de Teresina-PI. 186f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) /Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Piauí, 2012.

SOUZA, Regina Magalhães de. O discurso do protagonismo juvenil. 351f. 2006. Tese (Tese em Sociologia)/ Programa de pós-graduação em sociologia da Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo, 2006.
SPINOZA, B. de. Ética. Tradução Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

TREVISAN, Junior Roberto Faria; GROPPO, Luís Antonio. “Jovens de luta”: formação política e movimento estudantil universitário. In: ALMEIDA, Elmir de; PINHEIRO, Leandro R; GROPPO, Antônio Luís; IRIART, Mirela Figueiredo dos Santos. Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos: uma antologia do Gt 03 da Anped. São Carlos: Pedro e João Editores, 2021.

VELHOTE. Movimento de Hip Hop ganha adeptos em Parnaíba. [Entrevista concedida ao] Jornal Na Boca da Noite. Piauí, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UEhju8YawFc. Acesso em: 02 fev. 2020.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/09/2023
29/09/2023
Aula expositiva dialogada
06/10/2023
06/10/2023
Aula expositiva dialogada
13/10/2023
13/10/2023
Aula expositiva dialogada
20/10/2023
20/10/2023
Aula expositiva dialogada
27/10/2023
27/10/2023
Aula expositiva dialogada
03/11/2023
03/11/2023
Aula expositiva dialogada
10/11/2023
10/11/2023
Aula expositiva dialogada
17/11/2023
17/11/2023
Aula expositiva dialogada
24/11/2023
24/11/2023
Aula expositiva dialogada
01/12/2023
01/12/2023
Aula expositiva dialogada
08/12/2023
08/12/2023
Aula expositiva dialogada
15/12/2023
15/12/2023
Aula expositiva dialogada
22/12/2023
22/12/2023
Aula expositiva dialogada
29/12/2023
29/12/2023
Aula expositiva dialogada
05/01/2024
05/01/2024
Aula expositiva dialogada
12/01/2024
12/01/2024
Aula expositiva dialogada
19/01/2024
19/01/2024
Aula expositiva dialogada
Avaliações
Data Descrição
06/09/2023 1ª Avaliação
04/10/2023 2ª Avaliação
08/11/2023 3ª Avaliação
31/01/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 17:53