Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizados 4 testes cognitivos que abordarão tanto os conteúdos ministrados em sala de aula como aquele contido nos livros texto e nas atividades práticas. Além disso, também serão realizadas atividades práticas e de metodologias ativas. A nota final será obtida conforme se segue: MEDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3 + AP4) /4 AP1 = Teste cognitivo AP2 = Teste cognitivo AP3 = Teste cognitivo AP4 = Avaliação práticas Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Delta do Parnaiba. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horaria do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final (Art. 113); III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. IV Alunos que faltarem à provas em datas regulares serão submetidos à avaliação escrita ou oral.
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Bibliografia:
| DUBIN, Dale. Interpretação rápida do ECG. EPUB, Sao Paulo, 1996.
PORTO, C.C. (Ed.); PORTO, A.L.(Ed.). Semiologia médica: habilidades para o exame clínico. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. LÓPEZ, M, LAURENTYS-MEDEIROS, J. Semiologia Médica: As bases do diagnóstico clínico. 6. ed.Rio de Janeiro: Revinter, 2009; RUBIN, EMANUEL (Ed.). Rubin patologia: bases clinicopatológicas da medicina. 4. ed. Rio deJaneiro: Guanabara Koogan, 2006. 1625 p. SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2010.
SGRECCIA, E. Manual de bioética: aspectos médico-sociais. São Paulo: Loyola, 1997.
CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. Resolução Conselho Federal de Medicina nº 1246/2010
HARTMANN, H.R. Lições de estética filosófica: uma pedagogia da sensibilidade e expressão. Londrina: Ed. UEL, 2001. SWARTZ, MARK H. Tratado de semiologia médica: história e exame clínico. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. FRIEDMANN, A.A.; GRINDLER, J.; OLIVEIRA, C.A.R. Diagnóstico diferencial no eletrocardiograma. 1. ed. São Paulo: Manole, 2007. LEITE, A.J.M; CAPRARA, A.; COELHO FILHO, J.M. (ORGs.). Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. São Paulo: Sarvier, 2007. BURTIS, CARL A; ASHWOOD, EDWARD R; BRUNS, DAVID E. TIETZ. Fundamentos de química clínica. Tradutor et al: Alexandre Vianna Aldighieri Soares et al. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
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