Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Disciplina com conteúdo teórico-prático voltado para a programação em Arqueologia. Consiste em desenvolver, na forma de workshop sob a orientação do docente, um modelo baseado em agente na linguagem NetLogo, com uma temática voltada para a arqueologia. Após uma introdução histórica e teórica sobre a relação entre computação e arqueologia, os discentes escolherão individualmente um projeto a ser desenvolvido. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da disciplina será feita sobre os modelos baseados em agentes desenvolvidos individualmente pelos discentes. A avaliação considerará o código fonte de cada modelo, seu funcionamento e a sua ergonomia. Observará se os objetivos declarados são cumpridos no resultado final. |
Horário de atendimento:
| 08:00-12:00 |
Bibliografia:
| Literatura: ROMANOVSKA, I.; WREN, C. & CRABTREE, S. Agent-Based Modeling for Archaeology. Simulating the Complexity of Societies. Sante Fé Institute: 2021. Disponível em: https://santafe.box.com/s/64tasmxpsrhdq5dwjyromtrk4c9lmsv4?utm_medium=Squarespace&utm_source=Direct. CEGIELSKY, W. & ROGERS, J. Rethinking the role of Agent-Based Modeling in archaeology. In: Journal of Anthropological Archaeology, 41, 2016: pp. 283-298. WILENSKI, U. & RAND, B. Introduction to Agent-Based Modeling: Modeling Natural, Social and Engineered Complex Systems with NetLogo. MIT Press: 2015.
Recursos online: http://ccl.northwestern.edu/netlogo/ https://santafeinstitute.github.io/ABMA/ |