Metodologia: |
Os estágio ocorrerá no Serviço Escola de Fisioterapia da UFDPar sob a supervisão direta da docente responsável. Serão desenvolvidos atendimentos individualizados de crianças e adolescentes, que apresentem algum tipo de comprometimento em seu desenvolvimento global, independente da área comprometida. Serão realizados seminários de leitura, interpretação e discussão de textos e artigos científicos, estudos de caso, estudos dirigidos e treino de técnicas específicas da área de conhecimento da Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente. Todas essas atividades que serão desenvolvidas estarão sendo avaliadas e supervisionadas de maneira direta.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As avaliações ocorrerão diariamente de acordo com a ficha de avaliação do acadêmico em estágio e prova escrita ao final do período. Os alunos que deverão obter média aritmética dessas avaliações com a nota mínima 7,0 para aprovação no estágio. Os alunos que obtiverem a média aritmética entre 4,0 e 6,9 realizarão a avaliação final da disciplina. Os alunos que obtiverem a média aritmética abaixo de 4,0 estarão reprovados por nota. Para aprovação o aluno deverá ter, no mínimo, 100% de frequência no estágio.
|
Bibliografia:
| BÁSICA: BOBATH, B.; BOBATH, K. Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 1989.
DIAMENT, A. e CYPEL, S. Neurologia Infantil. 5ª. Ed São Paulo: Atheneu, 2010.
MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. COMPLEMENTAR: COLE, M.; COLE, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
DOUGLAS, C. R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2 Ed. São Paulo: Tecmedd, 2004.
PANNUS, P. C.; JOBST, E. E.; TINSLEY, S. L. et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011.
SCHIMIDT, R. A.; WRISBERG, C. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. Artmed, 2002.
|