Educação inclusiva: definição, normativas e matrizes teóricas
Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education)
- Introdução
- Definição de educação inclusiva
- Normativas nacionais sobre a educação inclusiva
- Aspectos teóricos da inclusão escolar no ensino de química
Conceituar a educação inclusiva a partir de diferentes parâmetros; Conhecer possibilidades de atuação docente voltadas à inclusão; Discutir contribuições teóricas para processos de aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais, especificamente para o ensino de química.
Texto 1:
VILELA-RIBEIRO, E. B.; BENITE, A. M. C. A educação inclusiva na percepção dos professores de química. Ciência & Educação, v. 16, p. 585-594, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/pf3LShhPBRJRbgtyLp3XxSC/abstract/?lang=pt>. Acesso em 26 nov. 2023.
Texto 2:
FÁVERO, O.; FERREIRA, W.; IRELAND, T.; BARREIROS, D. (Orgs). Tornar a educação inclusiva. Brasília: Unesco, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184683. Acesso em 26 ago. 2022.
Texto 3:
BENITE, A. M. C.; PEREIRA, L. L. S.; BENITE, C. R. M.; PROCÓPIO, M. V. R.; FRIEDRICH, M. Formação de professores de ciências em rede social: uma perspectiva dialógica na educação inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 3, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3997. Acesso em 26 ago. 2022.
Texto 4:
DIEMLING, N. N. M.; TORRES, P. L. M. Educação especial e ensino de química: a inclusão escolar de estudantes com transtornos globais do desenvolvimento na educação básica. Revista Debates em Ensino de Química, v. 7, n. 1, p. 66-90, 2021. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/download/4001/482484211/482498521. Acesso em 26 nov. 2023.
Material complementar:
Texto:
RETONDO, C. G.; SILVA, G. M. Ressignificando a formação de professores de Química para a educação especial e inclusiva: uma história de parcerias. Química Nova na Escola, n.30, p. 27-33, 2008. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30/06-RSA-5908.pdf>. Acesso em 26 nov. 2023.
Disponível em: https://m.facebook.com/lpeqi.quimica.ufg.br/
Você sabia que há um grupo de pesquisa em ensino de química especificamente voltado à inclusão? O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI, criado em 2006, encontra-se instalado no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. O LPEQI promove encontros da tríade professor formador, aluno de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica, num processo reflexivo, visando a construção coletiva do conhecimento no âmbito da Educação Inclusiva.
m 2007, o LPEQI fundou a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva – RPEI – uma rede social de colaboração científica, como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências para a inclusão escolar (Disponível em https://lpeqi.quimica.ufg.br/).
FÓRUM I
Período de Habilitação:
01/12/2023 às 00:00
a
20/12/2023 às 23:59
Inicia em 01/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/01/2024 às 23h 59