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CFL/CEAD029 - Processos criativos e formação para o trabalho - Turma: 4A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (21/11/2023 - 16/12/2023)

Caro(a) aluno(a),

Olá!!!

 

Inicialmente, parabéns por estarem aqui e sejam bem-vind@s a nossa disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho.

 

Essa disciplina possibilita, dentre outras coisas, render ótimas discussões e insights teóricos e práticos para projetos e aplicações em sala de aula.

 

Todo o conteúdo disponibilizado foi cuidadosamente preparado para que você tenha um excelente desempenho sobre os assuntos abordados.

 

Sendo assim, vamos juntos pensar “fora da caixinha”?

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Eulálio Gomes Campelo Filho 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestre em International Business Analysis pela Universidade de Leicester/Inglaterra (1999) e Doutor em Engenharia de Negócios/Administração pela Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2009). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Curso de Engenharia de Produção e Professor permanente dos Programas de Mestrado em Administração Pública PROFIAP/UFPI e Mestrado em Gestão Pública. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP/UFPI (2016-2020), Coordenador de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI (2017-2019), Secretario de Convênios e Projetos da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPI (2013-2016), Orientador do Programa de Agentes Locais de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ? SEBRAE (2012-2014) e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa-UFPI (2011-2012). Na área empresarial atuou em empresas como: Dow Chemical e POET AG. Tem experiência na área de Gestão, Inovação e Finanças, estando suas pesquisas atualmente focadas nos temas de Desenvolvimento Regional e Transformação & Inovação Organizacional.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1281673867383151

   2018_Artigo_Criatividade em Sala de Aula.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (21/11/2023 - 16/12/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 21/11/2023 às 00:00 a 16/12/2023 às 23:59
UNIDADE I (21/11/2023 - 16/12/2023)

Processos criativos, ensino e aprendizagem / Design Thinking e Educação

·         Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o mundo do trabalho.

·         Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.

·         Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

 

Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU

 

Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4

Como ser um professor mais criativo?

Introduzir alguns hábitos na rotina e repensar o planejamento das aulas são ações que ajudam a potencializar a criatividade, além de estimular o pensamento inovador da turma

Atrair a atenção da garotada acostumada aos estímulos da internet e formar estudantes que consigam inovar ao resolver problemas têm desafiado diariamente o professor a pensar fora da caixa. Mas dá para ir além das aulas tradicionais utilizando poucos recursos? E ter novas ideias na correria do dia a dia? Afinal, dá para desenvolver a criatividade?

Para a professora Adriana Souza, a resposta é sim. Ela dá aulas de Matemática no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (BA). A unidade integra a rede estadual de ensino da Bahia e é focada na formação complementar de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. 

Adriana explica que as turmas são multisseriadas, e o objetivo da instituição é proporcionar atividades atreladas ao currículo escolar com linguagens e abordagens diferentes das aulas regulares, o que exige uma boa dose de criatividade por parte dos professores. 

O que faz diferença na hora de organizar as aulas, segundo ela, é escutar o aluno antes do planejamento das atividades. Isso possibilita ao professor se aproximar do universo do estudante, ampliando seu repertório e alimentando novas ideias. 

Criatividade para engajar a turma...

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21571/como-ser-um-professor-mais-criativo 

Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre a ferramenta de Design Thinking e suas aplicações para o mundo do trabalho e as relações existentes para o processo de ensino e aprendizagem.

    
Inicia em 22/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 25/11/2023 às 23h 59
UNIDADE II (21/11/2023 - 16/12/2023)

 

·         Identificar os fenômenos e os processos de desenvolvimento da inovação, baseando-se no ensino e aprendizagem para o contexto profissional.

·         Debater, por meio de uma visão crítica do conhecimento científico, o papel da criatividade na inovação e transformação social.

·         Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Artigo: Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão

Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6228745

 

Artigo: O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas

Link: https://www.scielo.br/j/dados/a/TgyQQ73yL9qF5R3xvSS3J9L/?format=html&lang=pt

 

Artigo: A Pedagogia das competências no currículo de Sergipe do Novo Ensino Médio

Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29856

 

Video: Inovação Social e Impacto | Gabriela Werner

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILLMtWlwZ-Q

 

Video: A Educação como Instrumento de Transformação Social | Jonatas Braga

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zr8huLj6AI4

A condição fundamental para a inovação é a autonomia escolar, mas como garantir essa premissa dentro do que propõe o Novo Ensino Médio?

Este e outros pontos pautaram o webinário “As escolas inovadoras e o Novo Ensino Médio”, promovido pelo Movimento de Inovação na Educação, no dia 05/06, com o intuito de abordar o processo de implementação da reforma em escolas que inovam na perspectiva da educação integral e transformadora.

O encontro aconteceu no ensejo da Consulta Pública aberta pelo Ministério da Educação (MEC) até 6 de julho de 2023 para ouvir estudantes, professores e demais atores da sociedade civil sobre a reforma do Ensino Médio.

A referência norteadora da conversa foi o documento “Construção Coletiva de Propostas para o Ensino Médio”, construído a partir de encontros realizados entre outubro de 2018 e junho de 2019, em três cidades brasileiras (São Paulo, Brasília e Rondônia), com participação presencial e virtual de estudantes, educadores, gestores, pesquisadores e demais interessados no debate.

Entre suas propostas, constam a imprescindibilidade do protagonismo das escolas na formulação das políticas, a flexibilidade e a autonomia curricular. “Muitas dessas propostas falam sobre a escola ser o lugar onde nascem as políticas de educação. A gente precisa inverter esse jogo que sempre, no Brasil, a escola recebe tudo de cima para baixo: as políticas são definidas em gabinetes, seja das secretarias de educação, seja do próprio Ministério da Educação ou do Conselho Nacional de Educação e tudo chega já definido na escola. Essas propostas vão no sentido contrário para que as escolas sejam espaços de debates sobre as políticas, de construção do currículo, etc”, frisou a socióloga Helena Singer, mediadora do encontro.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://escolas2030.org.br/noticias/webinario-apresenta-propostas-de-escolas-inovadoras-e-estudantes-para-o-novo-ensino-medio/ 

Nesta unidade você se aprofundou a respeito do desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo Ensino Médio, em especial foram tratados os aspectos das novas competências para o mundo do trabalho, a inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do novo Ensino Médio e a formação dos professores na perspectiva do novo Ensino Médio. 

 

    
Inicia em 27/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (21/11/2023 - 16/12/2023)
    
Inicia em 11/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 12/12/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (21/11/2023 - 16/12/2023)
    
Inicia em 15/12/2023 às 15h 0 e finaliza em 17/12/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 7,0 10,0 8,0 7.8 0 AM
2 2023202**** 7,0 9,0 8,0 7.6 0 AM
3 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2023202**** 8,0 8,0 7,0 7.8 0 AM
5 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2023202**** 7,0 9,0 7,0 7.4 0 AM
7 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023202**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 AM
10 2023201**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 AM
11 2023202**** 8,0 7,0 5,0 7.2 0 AM
12 2023201**** 10,0 4,0 0,0 6.8 0 AM
13 2023201**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 AM
14 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2023202**** 9,0 9,0 7,0 8.6 0 AM
16 2023202**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 AM
17 2023201**** 7,0 9,0 7,0 7.4 0 AM
18 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2023202**** 8,0 8,0 6,0 7.6 0 AM
20 2023202**** 7,0 8,0 7,0 7.2 0 AM
21 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
24 2023202**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 AM
25 2023202**** 7,0 6,0 7,0 6.8 0 AM
26 2023202**** 8,0 9,0 6,0 7.8 0 AM
27 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2023202**** 7,0 8,0 5,0 6.8 0 AM
29 2023202**** 7,0 8,0 6,0 7.0 0 AM
30 2023201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
31 2023202**** 9,0 0,0 7,0 6.8 0 AM
32 2023202**** 7,0 8,0 7,0 7.2 0 AM
33 2023201**** 7,0 9,0 8,0 7.6 0 AM
34 2023202**** 0,0 0,0 7,0 1.4 0 RN
35 2023201**** 9,0 0,0 7,0 6.8 0 AM
36 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
37 2023201**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
38 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
39 2023202**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
40 2023202**** 7,0 8,0 7,0 7.2 0 AM
41 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
42 2023202**** 6,0 9,0 9,0 7.2 0 AM
43 2023202**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 AM
44 2023202**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 AM
45 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023202**** 7,0 9,0 5,0 7.0 0 AM
47 2023202**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
48 2023202**** 9,0 0,0 7,0 6.8 0 AM
49 2023202**** 8,0 9,0 5,0 7.6 0 AM
50 2023202**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 AM
51 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
52 2023202**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
53 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
54 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

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Título

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Link da aula 23/11/2023

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