Processos criativos, ensino e aprendizagem / Design Thinking e Educação
· Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o mundo do trabalho.
· Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.
· Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo
Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU
Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos
Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4
Como ser um professor mais criativo?
Introduzir alguns hábitos na rotina e repensar o planejamento das aulas são ações que ajudam a potencializar a criatividade, além de estimular o pensamento inovador da turma
Atrair a atenção da garotada acostumada aos estímulos da internet e formar estudantes que consigam inovar ao resolver problemas têm desafiado diariamente o professor a pensar fora da caixa. Mas dá para ir além das aulas tradicionais utilizando poucos recursos? E ter novas ideias na correria do dia a dia? Afinal, dá para desenvolver a criatividade?
Para a professora Adriana Souza, a resposta é sim. Ela dá aulas de Matemática no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (BA). A unidade integra a rede estadual de ensino da Bahia e é focada na formação complementar de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
Adriana explica que as turmas são multisseriadas, e o objetivo da instituição é proporcionar atividades atreladas ao currículo escolar com linguagens e abordagens diferentes das aulas regulares, o que exige uma boa dose de criatividade por parte dos professores.
O que faz diferença na hora de organizar as aulas, segundo ela, é escutar o aluno antes do planejamento das atividades. Isso possibilita ao professor se aproximar do universo do estudante, ampliando seu repertório e alimentando novas ideias.
Criatividade para engajar a turma...
Quer saber mais sobre esse assunto?
Então veja o material disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21571/como-ser-um-professor-mais-criativo
Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre a ferramenta de Design Thinking e suas aplicações para o mundo do trabalho e as relações existentes para o processo de ensino e aprendizagem.
Inicia em 22/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 25/11/2023 às 23h 59