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CFI/CEAD055 - FORMAÇÃO, ESCOLHA PROFISSIONAL E CARREIRA - Turma: 8A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (02/01/2024 - 29/01/2024)

Esta disciplina tem o objetivo de planejar métodos e práticas para os jovens enfrentarem os desafios do mercado de trabalho. A disciplina buscará apresentar as competências exigidas e que devem ser desenvolvidas para atuação no mundo do trabalho, bem como o desenvolvimento de um plano de negócio pessoal. Bom estudo!!!

Caro(a) aluno(a),

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

A disciplina de Formação, Escolha Profissional e Carreira será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora

 LILIANE ARAÚJO PINTO

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Professora do Programa de Pós Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP); Doutora em Administração (UFPB); Mestre em Administração (UFC)
Graduada em Administração (UVA); Profa. Adjunta da UFPI; Líder do Grupo de Estudos de Gestão, Mercado e Sustentabilidade em Moda (CNPq)

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9350517126634163

   Plano_de_Ensino_-Formacao,_escolha_profissional_e_carreira_-_Ciencias_da_Natureza_assinado-2.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (02/01/2024 - 29/01/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Fórum de Apresentações e Tira dúvidas

Sou Liliane, professora da disciplina Formação, Escolha Profissional e Carreira nesta especialização. Sejam todos(as) bem vindos! Este espaço é destinado para apresentação de vocês, bem como para tirar as dúvidas referentes a disciplina. 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (02/01/2024 - 29/01/2024)

Unidade I – Trabalho

  • Surgimento do trabalho e sua evolução;
  • O homem, o trabalho e as mudanças culturais e tecnológicas
  • O novo ensino médio

  • Compreender a história e evolução do trabalho e o que a nova reformulação do currículo do Ensino Médio pode oportunizar para os jovens diante do mercado de trabalho.

Texto base/Livro

Amboni, Vanderlei. Trabalho e educação: o processo da existência humana. Revista Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, v. 11, n. 3, p. 203-213, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34929    Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34929Acesso: 20.11.2023.

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.  Acesso: 25.11.2023.

 

- VÍDEOS

Um mundo além da escola – Jovens e a escolha profissional. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=o9c-ZEoXpyI Acesso: 20/09/2022.

 

-  LINKS DE ARTIGO

Queiroz, F. A., & Souza, L. N. de. (2020). A evolução do conceito de trabalho e sua relação com o desenvolvimento econômico. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n.29, p. 146-160. https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i29.6647.

 

Frigotto, Galdêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e ensino médio. Centro de Edicação Tecnológica da Bahia. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/Educacao-MII/2SF/2-Frigotto2008.pdf Acesso: 19.12.2023.

Você sabia que no período 8 de fevereiro a 18 de abril de 2022 o Data Folha realizou uma pesquisa com jovens do Ensino Médio da rede pública, com representatividade de estudantes nas escolas nacionais e regionais e 98% desses jovens citaram que querem uma escola de ensino médio que os prepare para o mercado de trabalho? Os jovens também querem aprender outras habilidades e ensino com novas tecnologias, pois acreditam que esses são os meios para terem melhores oportunidades de trabalho (REVISTA EXAME, 2022).

 

A pesquisa mostrou que 65% dos jovens pesquisados sonham em cursar alguma faculdade e a reformulação do Ensino Médio pode melhor a vida desses pessoas e de suas famílias, pois o protagonismo e o projeto de vida são essenciais na preparação desses novos profissionais.

 

Referência:

REVISTA EXAME.  98% dos jovens querem que o ensino médio prepare para o mercado de trabalho, diz Data Folha, 2022. Disponível em: https://exame.com/brasil/98-dos-jovens-querem-que-ensino-medio-prepare-para-mercado-de-trabalho-diz-datafolha/ Acesso: 20.09.2022.

A Unidade I buscou abordar a conceituação, o surgimento e a evolução do trabalho. As mudanças ocorridas ao longo da história, principalmente as mudanças culturais e tecnológicas mudaram as formas de trabalho e consequentemente a vida das pessoas.

 

Com isso, a educação também tem passado por mudanças constantes e, recentemente, uma nova reformulação foi realizada na base curricular do Ensino Médio no Brasil, deixando de trabalhar por disciplinas para contemplar áreas de conhecimento.

 

Essa mudança na educação traz uma nova perspectiva para os jovens, que almejam um foco diferente na educação, ou seja, que a nova base curricular possa proporcioná-los meios para ingressarem no mundo do trabalho.

 

Tem-se como meta uma melhor compreensão dos discentes da disciplina sobre a história e atualidade do mercado de trabalho.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 02/01/2024 às 00:00 a 20/01/2024 às 23:59
    
Inicia em 02/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/01/2024 às 23h 59
UNIDADE II (02/01/2024 - 29/01/2024)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

 

  • O direito a educação;
  • Habilidades e competências profissionais em ascensão e em declínio no século XXI;
  • A formação técnica e a empregabilidade;
  • A arte no desenvolvimento de autoconfiança, criatividade e essencial na gestão de conflitos;
  • O despertar da habilidade de pensamento ético e sustentável.

A Unidade II tem como objetivo identificar habilidades e competências exigidas aos jovens pelo mercado de trabalho na contemporaneidade.

Texto base/Livro

SALES, Lília Maia de Morais; HOLANDA, Rafaela Mota. A arte como instrumento para o desenvolvimento das habilidades de gestão de conflitos em jovens do ensino médio. Revista Pensar. Fortaleza, v. 25, n. 14, p.1-17, jan./mar., 2020. DOI: https://doi.org/10.5020/2317-2150.2020.9789  Disponível em: https://doi.org/10.5020/2317-2150.2020.9789  Disponível em: https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/9789   Acesso: 15.12.2023.

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

- Vídeo: Lição de ética e sustentabilidade com Mário Sérgio Cortella - https://www.youtube.com/watch?v=wKJ6-meH8ns Acesso: 20.09.2022.

 

-  LINKS DE ARTIGO

Artigo: SILVA, Geraldo Leandro Rocha. SANTANA, Zionel. Jovens concluintes do ensino médio e o mercado de trabalho. Revista Conjucturas. Edição especial, v. 22, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-748-B18  Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/748 Acesso: 20.09.2022.

Você sabia que as habilidades do século 21 são diferentes? Pois são sim! Em uma pesquisa realizada com educadores e publicada na revista The Economist demonstrou que as principais habilidades estão focadas na cooperação, respeito e empatia (GUADALUPE, 2021). O mundo passou pro 4 revoluções industriais e todas elas trouxeram mudanças nas habilidades exigidas no mercado.

 

A primeira revolução industrial (1760-1840) teve como principal particularidade a substituição do trabalho artesanal pelo trabalho assalariado, com o uso de máquinas a vapor no processo produtivo; a segunda revolução industrial (1850-1945) foi o desenvolvimento das indústrias química, elétrica, de petróleo e acesso, além do progresso dos meios de comunicação e transportes; a terceira revolução industrial (1950-2010) foi marcada pela substituição do analógico pelo digital, com o uso de microcomputadores e a criação da internet, sendo  crescente a digitalização de documentos, além da invenção da robótica e; a quarta revolução industrial (iniciada em 2011), com o conceito de indústria 4.0, ou seja, a utilização de todas as tecnologias para gerar mais conhecimento e produtividade, como a inteligência artificial (SANTOS, 2019).

 

A pesquisa publicada na The Economist revelou 10 competências indispensáveis, sendo elas: inteligência emocional, criatividade, capacidade de resolução de problemas complexos, saber tomar decisões, saber trabalhar em equipe, gerir bem as pessoas, ter pensamento crítico, ter capacidade de coordenação, flexibilidade para negociar e aprender a aprender. Para tanto, os educadores acreditam que as aprendizagens devem ser divididas em quatro competências: aprendizagem ativa, ativação cognitiva, aprendizagem baseada em projetos e o aprendizado personalizado. E mais ainda, o cenário profissional demonstra que o atual aluno e futuro profissional precisa conseguir agrupar a maior parte das habilidades em um único conjunto composto pela cooperação, respeito e empatia (GUADALUPE, 2021).

 

Referências:

GUADALUPE, André. 10 habilidades desenvolvidas no ensino médio que são exigidas nas empresas mais modernas. Colégio Plank, 2021 Disponível em: https://colegioplanck.com.br/competencias-e-habilidades-no-ensino-medio/ Acesso: 19.12.2023.

 

SANTOS, Leon. Conheça as quatro Revoluções Industriais que moldaram a trajetória do mundo. Brasília, 2019. Disponível em: https://cfa.org.br/as-outras-revolucoes-industriais/ Acesso: 19.12.2023.

 

O mundo do trabalho tem mudado constantemente, pois ele vem acompanhando as revoluções industriais que junto delas, exigem novas competências e habilidades para o ser humano atuar no mercado de trabalho. O conceito de empregabilidade tem mudado e o empreendedorismo surgiu como alternativa de sobrevivência para muitas famílias.

Diversos desafios surgem entre os jovens e os educadores, como a indecisão sobre a formação de uma carreira e/ou construção de um projeto de vida (veremos na unidade III), a formação técnica do aluno, a angústia de como conseguir emprego, dentre outros.

No sentido de reverter o desemprego e buscar meios e estratégias que fomentem a inserção de jovens nas organizações (públicas, empresariais ou do terceiro setor), houve uma mudança significativa no currículo dos alunos do ensino médio, com o propósito de que esses estudantes possam desenvolver habilidades e competências exigidas nesse século XI. Portanto, espera-se que o cenário do trabalho seja outro brevemente.

 

Meta: Os discentes devem compreender as habilidades e competências essenciais no mercado de trabalho.

    
Inicia em 14/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/01/2024 às 23h 59
UNIDADE III (02/01/2024 - 29/01/2024)

CARREIRA PROFISSIONAL E ESTILO DE VIDA

  • Orientação vocacional dos jovens;
  • Carreira e escolha profissional dos jovens;
  • Projetos de vida e o modelo de negócio pessoal.

A Unidade III tem o objetivo de compreender o papel de orientador vocacional ocupacional enquanto profissional que auxilia indivíduos numa decisão mais assertiva na escolha de sua profissão e na gestão de suas carreiras.

Texto base/Livro

LASSINCE, Maria Célia Pacheco; SLEVENFUS, Roseane Schotgues; MELO-SILVA, Luci Leal (orgs.). Orientação de Carreira: investigação e práticas. Porto Alegre: Associação Brasileira de Orientação Profissional, 2015, 326 p.  Disponível em: https://abopbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/07/2015_E-book_ABOP.pdf  (Capítulos 5, 6 e 7). Acesso: 20.09.2022.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

E-book - Almeida, Cacilda Maria de; Dornelas, Rachel Matos. Você é um modelo de negócio: guia do

desenvolvimento pessoal do modelo de negócio pessoal. Belo Horizonte: Academia Sebrae Minas, 2014. Disponível em: http://lms.eadtech.net/main/sebraers/Media/view/Modal/271 Acesso: 14.11.2023.

 

Cartilha Escolha Profissional – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Escolha profissional e ingresso no mundo do trabalho: orientações práticas para ajudar em suas decisões. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2014. Disponível em: http://instserop.com.br/wp-content/uploads/2019/09/CARTILHA-ESCOLHA-PROFISSIONAL-.pdf Acesso 14.11.2023.

 

- VÍDEOS

Vídeo 1: Planejamento Pessoal - Modelo de Negócios Business Model You - https://www.youtube.com/watch?v=6_iH4LgeHa4 Acesso: 20.09.2022.


- Vídeo 2: Planejamento Pessoal - Modelo de Negócios Business Model You - https://www.youtube.com/watch?v=Foa8yv-Ns4g Acesso: 20.09.2022.

 

- Vídeo 3: Orientação vocacional. Muito além de um teste.

 https://www.youtube.com/watch?v=WQk3ocFH3Vo&ab_channel=DanielaProvedel

- Vídeo 4: O que é orientação profissional e de carreira:

https://www.youtube.com/watch?v=R8ju1AvOU8c&ab_channel=ViniciusOliveira

Você sabia que o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas?

De acordo com a Lei Federal nº 13.415/2017 “os currículos de ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu Projeto de Vida e para a sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (BRASIL, 2017).

O foco do novo ensino médio é tornar o aluno protagonista de sua própria vida. Dessa forma, ele aprende sobre os desafios da sua realidade e do mundo do trabalho na contemporaneidade, como as questões sociais, econômicas e ambientais. O aluno também deve desenvolver habilidades e competências e os professores devem orientá-lo a reconhecerem suas potencialidades e a importância de sua interação e intervenção com o meio social para que o projeto de vida desenvolvido por esses alunos seja concretizado (SAE DIGITAL, 2022).

O projeto de vida, entretanto, precisa compreender três dimensões essenciais para traçar o futuro desses jovens, sendo elas: a dimensão pessoal – que envolve o autoconhecimento, ou seja, o reconhecimento de si próprio, como a sua origem, o que gosta, o que quer, como lida com seus sentimentos, que habilidades possui, quais seus valores...; a dimensão social - que envolve as relações interpessoais, como o seu papel na sociedade, a forma que trabalha em equipe para solucionar problemas de forma ética... e; a dimensão profissional – em que o jovem desenvolve habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho, como criatividade, uso das tecnologias, habilidades socioemocionais, comportamento empreendedor, dentre outras (SAE DIGITAL, 2022). .

Referências:

BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Acesso: 20.09.2022.

 
SAE DIGITAL. Tudo sobre projeto de vida no novo ensino médio, 2022. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ Acesso: 20.09.2022.

 

O jovem, ao chegar na fase da vida onde a principal tarefa é construir sua identidade pessoal e profissional, ele passa por muitos momentos de dúvidas e angústias. Com uma diversidade de profissões, uma forte exigência de habilidades e competências empresariais e as constantes mudanças ocorridas no mercado de trabalho, a escolha de uma carreira se torna difícil e complexa.

Para tentar minimizar esse momento angustiante, a educação passou por reformulações no currículo do Ensino Médio, estabelecendo uma formação integral nas dimensões pessoal, social e profissional. O novo currículo educacional torna obrigatório o desenvolvimento de um projeto de vida que deve ser desenvolvido pelo aluno ainda na escola. Nesse ponto, o aluno deve receber orientação profissional que possa auxiliá-lo na tomada de decisões para a vida futura.

A questão da orientação profissional passou a ser relevante nas discussões contemporâneas, pois os jovens precisam se tornar protagonistas do seu futuro.

 

Tem-se como meta desta unidade, compreender como se faz um projeto de vida.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (02/01/2024 - 29/01/2024)
    
Inicia em 21/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 22/01/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (02/01/2024 - 29/01/2024)
    
Inicia em 24/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 25/01/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 9,0 9,5 8,7 9.0 0 AM
2 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
3 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023202**** 7,0 8,7 8,0 7.5 0 AM
6 2023202**** 7,0 9,0 8,5 7.7 0 AM
7 2023202**** 7,0 10,0 7,5 7.7 0 AM
8 2023202**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
9 2023202**** 7,0 8,7 4,0 6.7 0 AM
10 2023202**** 8,0 9,0 8,7 8.3 0 AM
11 2023202**** 9,0 7,5 8,5 8.6 0 AM
12 2023202**** 9,0 9,5 9,0 9.1 0 AM
13 2023202**** 6,0 8,7 8,0 6.9 0 AM
14 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2023202**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 AM
16 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2023202**** 8,0 9,0 8,5 8.3 0 AM
18 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2023202**** 9,0 8,7 7,5 8.6 0 AM
20 2023202**** 7,0 10,0 8,7 7.9 0 AM
21 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2023202**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
24 2023202**** 8,0 9,0 8,7 8.3 0 AM
25 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
26 2023202**** 7,0 9,5 7,5 7.6 0 AM
27 2023202**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 AM
28 2023202**** 8,0 8,7 10,0 8.5 0 AM
29 2023202**** 6,0 8,5 8,5 7.0 0 AM
30 2023202**** 8,0 8,7 10,0 8.5 0 AM
31 2023202**** 8,0 7,5 8,7 8.0 0 AM
32 2023202**** 8,0 8,7 8,7 8.3 0 AM
33 2023202**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
34 2023202**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 AM
35 2023202**** 6,0 7,5 7,0 6.5 0 AM
36 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
37 2023202**** 8,0 8,7 8,7 8.3 0 AM
38 2023202**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 AM
39 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2023202**** 7,0 9,0 9,5 7.9 0 AM
41 2023202**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 AM
42 2023202**** 6,0 8,5 10,0 7.3 0 AM
43 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2023202**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
45 2023202**** 7,0 8,5 8,7 7.6 0 AM
46 2023202**** 6,0 8,0 8,0 6.8 0 AM
47 2023202**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 AM
48 2023202**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
49 2023202**** 9,0 9,7 9,0 9.1 0 AM
50 2023202**** 7,0 8,7 7,0 7.3 0 AM
51 2023202**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
52 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
53 2023202**** 9,0 9,5 9,0 9.1 0 AM
54 2023202**** 9,0 8,7 9,0 8.9 0 AM
55 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
56 2023202**** 9,0 8,5 9,0 8.9 0 AM
57 2023202**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM

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