• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CLI/CEAD087 - Didática do ensino superior com fundamentação na Educação Biocêntrica - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (09/03/2024 - 12/04/2024)

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem desenvolvimento e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados e tentar construir com seus colegas uma convivência amistosa e amorosa.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): 

Maria do Amparo Alves de Carvalhoaro

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal do Piauí (1998), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2006) e doutorado em História com pesquisa em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Facilitadora de Biodança pela Escola de Biodança Sistema Rolando Toro do Meio Norte do Brasil (2018). Atualmente é professora adjunta C, nível II da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia em campo de batalha, guerra e conflitos, cultura material, estudos de fazendas e núcleos coloniais, vestígios da escravidão, cidade, memória, identidade, religiosidade, patrimônio, imagem, História do Piauí, teoria. Membro do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções - CORPOSTRANS. Coordenadora do Núcleo de Antropologia Pré-histórica - NAP. - 2022-2024. Coordenadora do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI de 2016- 2019. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da UFPI de 2023-2025 (Texto informado pela autora)

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link http://lattes.cnpq.br/1133976415135498

 

Figura: 01

                               https://br.pinterest.com/pin/655555289492437981/ 


   boniteza_ebook.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (09/03/2024 - 12/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (09/03/2024 - 12/04/2024)

 1.Método Integrativa Biocêntrico

-O Diálogo Libertador

-A Vivência Biocêntrica

-A vivência Pedagógica

-Reflexão ampliada

-Ação – Transformadora

 

2.Os Sentidos da Educação Biocêntrica: desafios na construção de uma humana docência.

-Círculo de Cultura

-Vivência Biocêntrica

- Compreender o Método Integrativo Biocêntrico aplicando a Arte, a Ciência, o Ritual, o amor e a transformação no processo aprendizagem/desenvolvimento

- Conhecer as Categorias Metodológicas da Educação Biocêntrica;

- Distinguir a experiência da vivência biocêntrica que é o instante vivido com grande intensidade pelo indivíduo a partir de processos subjetivos;

- Promover vivência pedagógica que proporcione condições éticas de vinculação e de solidariedade enraizadas em um coração amante;

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

Educação e vida:

https://www.google.com/search?q=videos+educa%C3%A7%C3%A3o+e+vida&oq=videos+educa%C3%A7%C3%A3o+e+vida&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCTgzNTFqMGoxNagCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF

 

Educar para a vida – Rubem Alves

https://www.google.com/search?q=videos+educa%C3%A7%C3%A3o+e+vida&oq=videos+educa%C3%A7%C3%A3o+e+vida&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCTgzNTFqMGoxNagCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF#fpstate=ive&vld=cid:e8b0c2d1,vid:LZDw-6-rYX4,st:0

 

Rolando fala sobre amor

https://www.biodanzalilianaviotti.com/rolando-toro

-  LINKS DE ARTIGO

Didática no ensino Superior:

file:///C:/Users/Dell/Downloads/administrador,+3+Did%C3%A1tica+no+Ensino+Superior.pdf

Carta de Paulo Freire aos professores

https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?format=pdf&lang=pt

Biografia de Rolando Toro

https://www.biodanza.org/pt/rolando-toro-araneda-3/biografia/ 

A Biodança tem sua aplicabilidade na Educação com a Educação Biocêntrica e na Saúde através das PICS, que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Um conjunto de práticas que reúne práticas das Medicinas Tradicionais e Terapias Complementares, que tem uma abordagem que percebe o indivíduo de forma integrada e holística.

As PICS disponíveis são:

Acupuntura; Antroposofia; Apiterapia; Aromaterapia; Arteterapia; Ayurveda; Biodança; Bioenergética; Constelação familiar; Cromoterapia; Dança circular; Fitoterapia; Florais; Geoterapia; Hipnoterapia; Homeopatia; Imposição de mãos; Yoga

    
Inicia em 10/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 10/03/2024 às 00:00 a 14/04/2024 às 23:59
UNIDADE II (09/03/2024 - 12/04/2024)

Tema da Unidade II

1. Refelxões sobre o Método Integrativo Biocêntrico

2.A docência como Ação Complexa

-Saberes na complexidade do Ato Pedagógico

- Aprender por meio de encontros e descobertas sobre si mesmo, sobre o grupo, a sociedade e o próprio universo.

- Entender que a Ação Transformadora ocorre no contexto da complexidade dos indivíduos em um sistema de relações dialéticas capazes de transformar a natureza e a sociedade e exercer o controle sobre si mesmo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAVALCANTE, Ruth. Educação Biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. Fortaleza-Ce: Expressão Gráfica e Editora, 2015.

 

CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010.

 

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais...Campinas, SP: Verus Editora, 2012.

 

BRANDÃO. C. Rodrigues. Aprender o Amor: Sobre um afeto que se aprende a viver. Campinas, SP: Papirus, 2005.

 

DAY, Chistopher. A Paixão pelo Ensino. Porto Editora, 2004.

 

FARIAS, Isabel Maria Sabino de, SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco, BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho, FRANÇA, Maria do socorro Lima Marques. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4ed. Brasília: Liber Livro, 2014.

 

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

 

LACERDA, Cecília Rosa.  Saberes profissionais e aprendizagem da docência no ensino superior. Fortaleza, Eduece, 2018.

 

PIMENTA, Selma Garrido. ANASTACIOU, Lea das Graças.   Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002

 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

Educação Biocêntrica

https://www.youtube.com/watch?v=sd0kGfBpey0

 

O que é Educação Biocêntrica – por Rolando Toro

https://www.youtube.com/watch?v=qIlw62LCoiI 

 

Educação Biocêntrica por Ruth Cavalcante

https://www.youtube.com/watch?v=ybfgY9Pu7U8

 

O Caminho Quádruplo

https://www.slideserve.com/sai/o-caminho-qu-druplo 

 

-  LINKS DE ARTIGO

Livro: Medo e Ousadia de Paulo Freire 

Você sabia que a Educação Biocêntrica é uma abordagem evolucionário da vida no mundo de con-convivência com o ser humano e na relação com os demais seres vivos? Como você se sente em estar envolvida(o) com esse aprendizado?

 

Educação Biocêntrica, um paradigma de convivência afetiva: relato de experiência

https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstreams/46a4af73-38dd-4db0-80f6-3ec3e146a819/download 

https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26317 

 

Educação Biocêntrica

https://www.biodanza-fernanda.pt/educacao-biocentrica.htm 


A visualização tem como objetivo evocar as memórias que marcaram a trajetória de vida de cada pessoa, o fortalecimento da sua identidade e identificar os sentimentos, as virtudes e as atitudes que moldaram a sua pessoa. Perceba a influência que essas pessoas tiveram sobre você e contribuíram para ser quem você é hoje.


    
Inicia em 10/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/04/2024 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 10/03/2024 às 00:00 a 02/04/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (09/03/2024 - 12/04/2024)
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
2 2023203**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
3 2023203**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 AM
4 2023203**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
5 2023203**** 7,0 8,0 9,0 7.6 0 AM
6 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023203**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 AM
9 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
10 2023203**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 AM
11 2023203**** 7,0 8,0 9,0 7.6 0 AM
12 2023203**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
13 2023203**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 AM
14 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023203**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
16 2023203**** 7,0 7,0 8,0 7.2 0 AM
17 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
18 2023203**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
19 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023203**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 AM
21 2023203**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
22 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
23 2023203**** 9,0 8,0 8,5 8.7 0 AM
24 2023203**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
25 2023203**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
26 2023203**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
27 2023203**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
28 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
29 2023203**** 10,0 10,0 8,9 9.8 0 AM
30 2023203**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
31 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
32 2023203**** 7,0 7,0 8,0 7.2 0 AM
33 2023203**** 7,0 7,0 10,0 7.6 0 AM
34 2023203**** 9,0 8,0 8,5 8.7 0 AM
35 2023203**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
36 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023203**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
38 2023203**** 8,0 8,0 9,0 8.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:20