• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CLI/CEAD089 - Pesquisa Científica e Educação Biocêntrica - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/05/2024 - 07/06/2024)

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem desenvolvimento e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados e tentar construir com seus colegas uma convivência amistosa e amorosa.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): 

Maria do Amparo Alves de Carvalhoar

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal do Piauí (1998), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2006) e doutorado em História com pesquisa em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Facilitadora de Biodança pela Escola de Biodança Sistema Rolando Toro do Meio Norte do Brasil (2018). Atualmente é professora adjunta C, nível II da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia em campo de batalha, guerra e conflitos, cultura material, estudos de fazendas e núcleos coloniais, vestígios da escravidão, cidade, memória, identidade, religiosidade, patrimônio, imagem, História do Piauí, teoria. Membro do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções - CORPOSTRANS. Coordenadora do Núcleo de Antropologia Pré-histórica - NAP. - 2022-2024. Coordenadora do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI de 2016- 2019. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da UFPI de 2023-2025 (Texto informado pela autora)

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link http://lattes.cnpq.br/1133976415135498 

 

"A educação biocêntrica é uma teoria que coloca a vida como centralidade ética, ecológica e educativa. O objetivo é semear o processo de formação humana que desenvolva os potenciais criativos, a liberdade intelectual e a singularidade das aptidões"
(Elisa Gonsalves). 

Figura: 01

                              https://www.biodanza-fernanda.pt/educacao-biocentrica.htm 



   Plano_de_disciplina__assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/05/2024 - 07/06/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (04/05/2024 - 07/06/2024)

TEMA DA UNIDADE I

 

 1. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos

  • Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógicas

 

3- Escrita autobiografica

4- Pesquisa em Educação Biocêntrica

- Compreender a pesquisa como uma operação de busca e interrelaçoes particulares em um complexo dinamismo;

- Perceber que a escrita é um fenômeno mediatizado pelos seres humanos em uma realidade concreta;

- Entender a pesquisa como criação e recriação do conhecimento;

A escrita de si

https://www.youtube.com/watch?v=L3YT7QeTWFc

acessado em 27 de abril de 2024

 

A escrita de si

https://www.youtube.com/watch?v=o9wjcz_Uq9Y 

acessado em 27 de abril de 2024

 

Epistemologia das Ciências Sociais

https://www.youtube.com/watch?v=zFxMGfFfUho

acessado em 27 de abril de 2024.

 

Que há pesquisas “mostrando a relação entre Biodança e Saúde, com a possibilidade concreta de regulação organísmica, a partir do movimento e do encontro de vidas. Esta regulação se dá através da conexão com a própria energia vital, de forma harmônica e dinâmica, considerando os aspectos físicos e psíquicos, que leva a um bem estar que está relacionado com o estilo de viver, de ‘con-viver’ com os seres e de se integrar ao universo”.

 

BIODANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: UMA PERSPECTIVA INTEGRAL DO ORGANISMO

Prof. Dr. Cezar Wagner de Lima Góis; Kelen Gomes Ribeiro

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/27608/1/2008_art_cwlgois.pdf 

    
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2024 às 23h 59
   ATIVIDADE PRATICA I
Período de Habilitação: 04/05/2024 às 00:00 a 07/06/2024 às 23:59
UNIDADE II (04/05/2024 - 07/06/2024)

Tema da Unidade II

1. O Projeto de Pesquisa em Educação Biocêntrica

2. Inteligência Afetiva

2. Educação e Memória

- Elaborar a estrutura de um pré-projeto de pesquisa sobre memória autobiográfica;

- Promover o conhecimento sobre a realidade visando a sua transformação;

- Conhecer a metodologia da pesquisa científica;

- Perceber a si próprio com pesquisadora e pesquisador em potencial em sua área específica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 26 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLETAR

AMADO, Janaina. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em História Oral. Revista História. São Paulo, 14, p. 125 – 136, 1995.

CARVALHO, Maria do Amparo Alves de. Ensaios da Educação Biocêntrica para o ensino de História. ANPUH – XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – João Pessoa, 2003.

CARVALHO, Maria do Amparo Alves de.  Experiência particular de um historiador no seu tempo. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver - Sentir – Narrar. ISBN: 978-85-98711-10-Universidade Federal do Piauí – UFPI. Teresina, Piauí, 2012. ISBN: 978-85-98711-10-2

CAVALCANTE, Ruth. Educação Biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. FortalezaCE: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 127-150.

LOBATO, Vívian da Silva. Educação, Memória e História: possíveis enlaces. Abaetetuba, UFPA, 2014.

MATOS, K. I; VIEIRA, S. L. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha/EDUECE, 2001.

MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed: UNIJUÌ, 2007. 224 p.

SIMONI, André Luís Soares; SCHLICKMANN, Maria Sirlene Pereira. EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA, UM PARADIGMA DE CONVIVÊNCIA AFETIVA: Relato de experiência.  UNISUL, Santa Catarina, 2021.

 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

A noção de Inteligência Afetiva segundo Rolando Toro

https://www.youtube.com/watch?v=eRpbCq1PbBs

 

Biodanza, Vivência e Memória de Longa Duração / Elisa Possebon

https://www.youtube.com/watch?v=m7Enxky_UVw

 

-  LINKS DE ARTIGO

- Educação, Memória e História: possíveis enlaces

https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2706/2832

 

- Experiência particular de um historiador no seu tempo

https://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/anais/Maria%20do%20Amparo%20Alves%20de%20Carvalho.pdf

afetividade é o eixo central sobre o qual a Educação Biocêntrica e o Sistema Biodanza fundamentam todos os processos do desenvolvimento humano, estimulando a recuperação da unidade perdida entre o homem e a natureza. Desenvolver a inteligência afetiva implica fortalecer um nível profundo de consciência com consequências éticas.


A Educação Biocêntrica propõe-se a fazer, a nível mundial, uma inserção da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, procurando recuperar os valores humanos “saudáveis” em prol de uma transformação social profunda:

"A única possibilidade de sobrevivência da nossa espécie, nesta carreira autodestrutiva, é a adopção de uma educação que se proponha o restabelecimento da afetividade. Este é o objetivo da Educação Biocêntrica, que as crianças não cresçam neste contexto de violência e de valores alienados, mas sim, que cresçam no companheirismo, no respeito aos irmãos, com criatividade, na amizade, na compaixão e no respeito à natureza". (Toro, Informativo Biodanza, nº1, Brasília, maio de 2001, p.7)


Sem abandonar as conquistas da educação tradicional e do desenvolvimento tecno científico, a Educação Biocêntrica rompe com a supervalorização da racionalidade, valorizando a inteligência afetiva, as sensações corporais, a expressão, o contacto e o valor cenestésico do movimento.

 

Educação Biocêntrica e Cultura Biocêntrica - Uma mudança de paradigma

https://www.biodanza-fernanda.pt/educacao-biocentrica.htm 

O Pré-projeto de pesquisa é uma experiência extraordinária e particular de cada pessoa que deseja escrever sua autobiografia ou a biografia de alguém que você considere importante na sua trajetória de vida. Você pode aproveitar os relatos que já tenha feito anteriormente no curso de Educação Biocêntrica e ampliar estas reflexões. 

    
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/05/2024 - 07/06/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
2 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
6 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023203**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
9 2023203**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 MATRICULADO
10 2023203**** 9,5 10,0 9,8 9.7 0 MATRICULADO
11 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
13 2023203**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
14 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2023203**** 9,5 10,0 9,8 9.7 0 MATRICULADO
17 2023203**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
18 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023203**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
22 2023203**** 9,5 10,0 9,8 9.7 0 MATRICULADO
23 2023203**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 MATRICULADO
24 2023203**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
25 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2023203**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
27 2023203**** 9,5 10,0 9,8 9.7 0 MATRICULADO
28 2023203**** 9,5 9,0 9,5 9.4 0 MATRICULADO
29 2023203**** 9,5 9,0 9,3 9.4 0 MATRICULADO
30 2023203**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
31 2023203**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
32 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
34 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023203**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
36 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
38 2023203**** 9,5 10,0 9,8 9.7 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula online 10/05/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:21