Tema da Unidade II
1. O Projeto de Pesquisa em Educação Biocêntrica
2. Inteligência Afetiva
2. Educação e Memória
- Elaborar a estrutura de um pré-projeto de pesquisa sobre memória autobiográfica;
- Promover o conhecimento sobre a realidade visando a sua transformação;
- Conhecer a metodologia da pesquisa científica;
- Perceber a si próprio com pesquisadora e pesquisador em potencial em sua área específica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 26 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
BIBLIOGRAFIA COMPLETAR
AMADO, Janaina. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em História Oral. Revista História. São Paulo, 14, p. 125 – 136, 1995.
CARVALHO, Maria do Amparo Alves de. Ensaios da Educação Biocêntrica para o ensino de História. ANPUH – XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – João Pessoa, 2003.
CARVALHO, Maria do Amparo Alves de. Experiência particular de um historiador no seu tempo. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver - Sentir – Narrar. ISBN: 978-85-98711-10-Universidade Federal do Piauí – UFPI. Teresina, Piauí, 2012. ISBN: 978-85-98711-10-2
CAVALCANTE, Ruth. Educação Biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. Fortaleza – CE: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 127-150.
LOBATO, Vívian da Silva. Educação, Memória e História: possíveis enlaces. Abaetetuba, UFPA, 2014.
MATOS, K. I; VIEIRA, S. L. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha/EDUECE, 2001.
MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed: UNIJUÌ, 2007. 224 p.
SIMONI, André Luís Soares; SCHLICKMANN, Maria Sirlene Pereira. EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA, UM PARADIGMA DE CONVIVÊNCIA AFETIVA: Relato de experiência. UNISUL, Santa Catarina, 2021.
- BIBLIOTECA VIRTUAL
- VÍDEOS
A noção de Inteligência Afetiva segundo Rolando Toro
https://www.youtube.com/watch?v=eRpbCq1PbBs
Biodanza, Vivência e Memória de Longa Duração / Elisa Possebon
https://www.youtube.com/watch?v=m7Enxky_UVw
- LINKS DE ARTIGO
- Educação, Memória e História: possíveis enlaces
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2706/2832
- Experiência particular de um historiador no seu tempo
https://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/anais/Maria%20do%20Amparo%20Alves%20de%20Carvalho.pdf
A afetividade é o eixo central sobre o qual a Educação Biocêntrica e o Sistema Biodanza fundamentam todos os processos do desenvolvimento humano, estimulando a recuperação da unidade perdida entre o homem e a natureza. Desenvolver a inteligência afetiva implica fortalecer um nível profundo de consciência com consequências éticas.
A Educação Biocêntrica propõe-se a fazer, a nível mundial, uma inserção da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, procurando recuperar os valores humanos “saudáveis” em prol de uma transformação social profunda:
"A única possibilidade de sobrevivência da nossa espécie, nesta carreira autodestrutiva, é a adopção de uma educação que se proponha o restabelecimento da afetividade. Este é o objetivo da Educação Biocêntrica, que as crianças não cresçam neste contexto de violência e de valores alienados, mas sim, que cresçam no companheirismo, no respeito aos irmãos, com criatividade, na amizade, na compaixão e no respeito à natureza". (Toro, Informativo Biodanza, nº1, Brasília, maio de 2001, p.7)
Sem abandonar as conquistas da educação tradicional e do desenvolvimento tecno científico, a Educação Biocêntrica rompe com a supervalorização da racionalidade, valorizando a inteligência afetiva, as sensações corporais, a expressão, o contacto e o valor cenestésico do movimento.
Educação Biocêntrica e Cultura Biocêntrica - Uma mudança de paradigma
https://www.biodanza-fernanda.pt/educacao-biocentrica.htm
O Pré-projeto de pesquisa é uma experiência extraordinária e particular de cada pessoa que deseja escrever sua autobiografia ou a biografia de alguém que você considere importante na sua trajetória de vida. Você pode aproveitar os relatos que já tenha feito anteriormente no curso de Educação Biocêntrica e ampliar estas reflexões.
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/06/2024 às 23h 59
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2024 às 23h 59