Metodologia: |
Objetivos Gerais: Relacionar transposição os conceitos estudados no curso de física para o ensino fundamental. Específicos: Apresentar uma postura crítica frente as aplicações das teorias estudadas; Aplicar o conhecimento de ondas explicar fenômenos relacionados com a luz e som; Utilizar uma linguagem adequada para o ensino fundamental, ao descrever os fenômenos eletromagnéticos; Descrever a estrutura da matéria, em uma linguagem direcionada para o ensino fundamental; Usar conceitos de trocas de energia para explicar fenômenos térmicos; Familiarizar os discentes com os fenômenos astronômicos e cosmológicos básicos; Relacionar o conhecimento das teorias físicas com as novas tecnologias. Unidade I: - Luz como o que pode ser visto. - Som como que pode ser ouvido. - Fenômenos elétricos e magnéticos relacionados com a Terra e o ambiente. Unidade II: - Átomo como componente dos objetos. -Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos. -Transformações de energia. Unidade III: - O que é a vida. Ciclos: carbono e hídrico. - Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de astronomia e cosmologia. Unidade IV: -Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia, nanotecnologia, microprocessadores. Metodologia: As aulas serão distribuídas da seguinte forma: aulas expositivas cumprirão o papel de apresentar os principais conceitos da física e relacioná-los com o meio ambiente, no decorrer dessas aulas o professor provocará os alunos a discutirem as principais consequências das mesmas e como poderemos realizar a transposição didática para o ensino básico; aulas destinadas somente à resolução de problemas na forma de exercícios e criação de novas situações problemas contextualizada com a realidade dos discentes; e aulas onde serão realizados estudos dirigidos, em pequenos grupos, referentes a temas pertinentes à disciplina. Os alunos serão estimulados a realizar apresentações, discussões e construção de mapas conceituais de tópicos pré-selecionados. Serão utilizados recursos, sempre que possível, experimentais e das tecnologias de informação e comunicação como meios para auxiliar a aprendizagem dos alunos a fim de torná-la mais sólida e consistente. |
Bibliografia:
| 1) Born, M. Mr Einstein?s theory of relativity. New York: Dover, 1965. 2) Chavannes, I. Aulas de Marie Curie. São Paulo: Edusp, 2007. 3) Feynmann, R. Easy & not-so-easy pieces. London: Folio Society, 2009. 4) Gamow, G. O incrível mundo da física moderna. São Paulo: Ibrasa, 1980. 5) Hawking, S.W. Uma breve história do tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 1988. 6) Houghton, J. The physics of atmospheres. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. 7) Margulis, L. O planeta simbiótico. São Paulo: Rocco, 2001. 8) Meneses, L.C. A matéria, uma aventura no espírito. São Paulo: Livraria da Física, 2005. 9) Nicolis, G. and Prigogine I. Exploring complexity. New York: W.H. Freeman, 1989. 10) Okuno, E., Caldas, I.L. e Chow, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986. 11) Pires, A.S.T. Evolução das ideias da física. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 12) Piza, .f.r.t. Schrödinger & Heisenberg, a física além do senso comum. São Paulo: Odysseus, 2003 13) Sánchez Ron, J.M. El siglo de La ciência. Madrid: Santillana de ediciones, 2000. |