Mapa Mental da Disciplina Criatividade, Inspiração e Inovação: rompendo os paradigmas
Fonte: Elaborado pela professora (2024)
CATMIJLL, Ed; WALLACE, Amy. Criatividade S.A.: Superando as
forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2014.
GRADWELL, Malcolm. Fora de série: outliers. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 18 set. 2022.
OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 18 set. 2022.
Materiais complementares:
HARVARD BUSINESS SCHOOL PRESS. Implementando a inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM
- Aspectos gerais relacionados aos processos criativos.
- Bloqueadores e facilitadores da criatividade.
- Criatividade e o processo de ensino-aprendizagem.
COMO CRIATIVIDADE É FUNDAMENTAL
- Definições e manifestações da criatividade.
- Desenvolvimento e comportamento criativo.
- Características do comportamento criativo
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I
· Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, e os processos criativos com o comportamento humano
· Identificar os bloqueadores e facilitadores da criatividade no contexto social.
· Reconhecer a importância da criatividade e do processo ensino-aprendizagem, suas manifestações e características do comportamento criati
Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo
Perdemos nossa capacidade de inovar e ser criativo quando envelhecemos?
Apesar de alguns estudos apontarem que pessoas mais velhas podem ser menos criativas, esse é um tema polêmico e que vem sendo, cada vez mais, desmistificado na teoria e na prática.
De acordo com Adam Grant em seu livro “Originais: como os inconformistas mudam o mundo” (Editora: Sextante, 272 páginas), existem dois estilos diferentes de inovadores:
ü Inovador Conceitual: são como velocistas, que planejam e formulam previamente uma ideia inovadora e depois já partem para executá-la, tendendo a executar suas ações quando ainda são muito jovens. Esse tipo de inovação pode ser desenvolvida de forma rápida porque não demanda de várias décadas de pesquisa e investigação para o acúmulo de informações.
ü Inovador Experimental: são como maratonistas, que por suas experiências avançam de maneira gradual, pois sabem que o percurso até o final da jornada criativa é longo. Procuram resolver os problemas por tentativa e erro, evoluindo a aprendendo durante a trajetória. Esse tipo de inovação leva mais tempo, pois exige décadas de habilidades e conhecimentos acumulados para se alcançar o ápice da criatividade.
Sendo assim, alguns tipos de inovações e criatividades podem ser percebidas em diferentes estágios na nossa idade maturacional, não sendo específico somente para pessoas mais jovens.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Então veja o material disponível em: https://www.criatividadeiltda.com/perdemos-nossa-capacidade-de-inovar-e-ser-criativo-quando-envelhecemos
Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre como a criatividade é importante no processo ensino-aprendizagem.
Inicia em 05/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/05/2024 às 23h 59