• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CA/CEAD026 - CRIATIVIDADE, INSPIRAÇÃO E INOVAÇÃO: ROMPENDO OS PARADIGMAS - Turma: 8B (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (29/04/2024 - 10/05/2024)

 

Mapa Mental da Disciplina Criatividade, Inspiração e Inovação: rompendo os paradigmas

 

 

Fonte: Elaborado pela professora (2024)

 

Caro(a) aluno(a),

 

Olá!!!

 

Inicialmente, parabéns por estarem aqui e sejam bem-vind@s a nossa disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho.

 

Essa disciplina possibilita, dentre outras coisas, render ótimas discussões e insights teóricos e práticos para projetos e aplicações em sala de aula.

 

Todo o conteúdo disponibilizado foi cuidadosamente preparado para que você tenha um excelente desempenho sobre os assuntos abordados.

Sendo assim, vamos juntos pensar “fora da caixinha”?

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível, com muito conteúdo e aprendizado, onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): Cyjara Orsano(a),

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Gestão Empresarial, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Bacharel em Administração pelo instituto Camillo Filho (ICF). Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Marketing, Comportamento do Consumidor, Novas Tecnologias na Administração e Inovação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7303813745917686 

   AULA 1 dia 02/05 
  AULA 2 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (29/04/2024 - 10/05/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

UNIDADE I (29/04/2024 - 10/05/2024)

Mapa Mental da Disciplina Criatividade, Inspiração e Inovação: rompendo os paradigmas

Fonte: Elaborado pela professora (2024)

CATMIJLL, Ed; WALLACE, Amy. Criatividade S.A.: Superando as

forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2014.

GRADWELL, Malcolm. Fora de série: outliers. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 18 set. 2022.

OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 18 set. 2022.

Materiais complementares:

HARVARD BUSINESS SCHOOL PRESS. Implementando a inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM

- Aspectos gerais relacionados aos processos criativos.

- Bloqueadores e facilitadores da criatividade.

- Criatividade e o processo de ensino-aprendizagem.

COMO CRIATIVIDADE É FUNDAMENTAL

- Definições e manifestações da criatividade.

- Desenvolvimento e comportamento criativo.

- Características do comportamento criativo

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

·         Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, e os processos criativos com o comportamento humano

·         Identificar os bloqueadores e facilitadores da criatividade no contexto social.

·         Reconhecer a importância da criatividade e do processo ensino-aprendizagem, suas manifestações e características do comportamento criati

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

Perdemos nossa capacidade de inovar e ser criativo quando envelhecemos?

 

Apesar de alguns estudos apontarem que pessoas mais velhas podem ser menos criativas, esse é um tema polêmico e que vem sendo, cada vez mais, desmistificado na teoria e na prática.

 

De acordo com Adam Grant em seu livro “Originais: como os inconformistas mudam o mundo” (Editora: Sextante, 272 páginas), existem dois estilos diferentes de inovadores:

 

ü  Inovador Conceitual: são como velocistas, que planejam e formulam previamente uma ideia inovadora e depois já partem para executá-la, tendendo a executar suas ações quando ainda são muito jovens. Esse tipo de inovação pode ser desenvolvida de forma rápida porque não demanda de várias décadas de pesquisa e investigação para o acúmulo de informações.

 

ü  Inovador Experimental: são como maratonistas, que por suas experiências avançam de maneira gradual, pois sabem que o percurso até o final da jornada criativa é longo. Procuram resolver os problemas por tentativa e erro, evoluindo a aprendendo durante a trajetória. Esse tipo de inovação leva mais tempo, pois exige décadas de habilidades e conhecimentos acumulados para se alcançar o ápice da criatividade.

 

Sendo assim, alguns tipos de inovações e criatividades podem ser percebidas em diferentes estágios na nossa idade maturacional, não sendo específico somente para pessoas mais jovens.

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://www.criatividadeiltda.com/perdemos-nossa-capacidade-de-inovar-e-ser-criativo-quando-envelhecemos

Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre como a criatividade é importante no processo ensino-aprendizagem.

    
Inicia em 05/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/05/2024 às 23h 59
UNIDADE II (29/04/2024 - 10/05/2024)

Mapa Mental da Disciplina Criatividade, Inspiração e Inovação: rompendo os paradigmas

Fonte: Elaborada pela professora (2024)

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. Inovação social: um conceito em construção. In: FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. (Org.). Inovações sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007, p. 13-34. Disponível em: http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2012/05/15/569/20130904104218759870i.pdf#page=13 . Acesso: 22 nov. 2021. 

ORGANIZAÇÃO DA INOVAÇÃO E DO EMPREENDEDORISMO

- Criatividade, empreendedorismo e inovação.

- Desenvolvimento das competências pessoais.

- Processos e ambiente da criação.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAÇÃO

- Desafios na gestão do empreendedorismo Social e da Inovação.

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

·         Identificar os fenômenos e os processos da inovação e do empreendedorismo na organização.

·         Debater, por meio de uma visão crítica do conhecimento científico, o desenvolvimento das competências pessoais no processo criativo.

·         Diagnosticar os desafios na gestão do empreendedorismo social e da inovação.

Artigo: Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão

Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6228745 

 

Artigo: O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas

Link: https://www.scielo.br/j/dados/a/TgyQQ73yL9qF5R3xvSS3J9L/?format=html&lang=pt 

 

Video: Inovação Social e Impacto | Gabriela Werner

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILLMtWlwZ-Q 

A inovação na educação é fator que mais tem mudado a estrutura e ensino aprendizagem em sala de aula?

 

A inovação na educação está relacionada à implementação de novas abordagens, métodos, tecnologias e práticas que visam melhorar a qualidade do ensino, promover a aprendizagem significativa e preparar os estudantes para os desafios do século XXI.

A sociedade está em permanente evolução, usando a tecnologia a seu favor para otimizar processos, realizar tarefas e alcançar objetivos.

Vivemos em um mundo altamente conectado e em constante mudança, principalmente na questão comportamental. O uso de celulares, por exemplo, mudou a forma de comunicação entre as massas e muitos jovens já nasceram nesse contexto de interações virtuais constantes.

Assim, as escolas precisam acompanhar essas mudanças comportamentais para conquistar a atenção dos estudantes e otimizar o aprendizado. Dessa forma, a inovação na educação permite alinhar o ensino às mudanças constantes da sociedade, de modo a conectar a metodologia de ensino e o Plano Político e Pedagógico ao mundo moderno.

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://www.proesc.com/blog/inovacao-na-educacao/#:~:text=A%20inova%C3%A7%C3%A3o%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20est%C3%A1,os%20desafios%20do%20s%C3%A9culo%20XXI. 

Nesta unidade você se aprofundou a respeito da importância da inovação no empreendedorismo, suas competências pessoais e os processos e ambiente da criação. Foi abordado também a relevância do empreendedorismo social e os seus desafios no seu gerenciamento.

   FÓRUM GERAL
Período de Habilitação: 05/05/2024 às 00:00 a 12/05/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (29/04/2024 - 10/05/2024)
    
Inicia em 10/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/05/2024 às 23h 59
    
Inicia em 17/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
12 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
13 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023203**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
22 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023203**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 RN
26 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
32 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
34 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023203**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ATENÇÃO - Avisos importantes sobre os prazos da disciplina de Criatividade, Inspiração e Inovação Prezados discentes, Gostaríamos de lembrar a todos que hoje é o último dia para participar do Fórum 1 10/05/2024
Aula hoje, de Criatividade, Inspiração e Inovação 08/05/2024
ATENÇÃO - Prorrogação dos prazos das atividades 06/05/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:24