Conteúdo da Unidade: Inovação e transformação social e Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo ensino médio.
Mapa Mental da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho
Fonte: Elaborado pelo professor (2023)
· Identificar os fenômenos e os processos de desenvolvimento da inovação, baseando-se no ensino e aprendizagem para o contexto profissional.
· Debater, por meio de uma visão crítica do conhecimento científico, o papel da criatividade na inovação e transformação social.
· Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.
Artigo: Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão
Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6228745
Artigo: O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas
Link: https://www.scielo.br/j/dados/a/TgyQQ73yL9qF5R3xvSS3J9L/?format=html&lang=pt
Artigo: A Pedagogia das competências no currículo de Sergipe do Novo Ensino Médio
Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29856
Video: Inovação Social e Impacto | Gabriela Werner
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILLMtWlwZ-Q
Video: A Educação como Instrumento de Transformação Social | Jonatas Braga
Link: https://www.youtube.com/watch?v=zr8huLj6AI4
A condição fundamental para a inovação é a autonomia escolar, mas como garantir essa premissa dentro do que propõe o Novo Ensino Médio?
Este e outros pontos pautaram o webinário “As escolas inovadoras e o Novo Ensino Médio”, promovido pelo Movimento de Inovação na Educação, no dia 05/06, com o intuito de abordar o processo de implementação da reforma em escolas que inovam na perspectiva da educação integral e transformadora.
O encontro aconteceu no ensejo da Consulta Pública aberta pelo Ministério da Educação (MEC) até 6 de julho de 2023 para ouvir estudantes, professores e demais atores da sociedade civil sobre a reforma do Ensino Médio.
A referência norteadora da conversa foi o documento “Construção Coletiva de Propostas para o Ensino Médio”, construído a partir de encontros realizados entre outubro de 2018 e junho de 2019, em três cidades brasileiras (São Paulo, Brasília e Rondônia), com participação presencial e virtual de estudantes, educadores, gestores, pesquisadores e demais interessados no debate.
Entre suas propostas, constam a imprescindibilidade do protagonismo das escolas na formulação das políticas, a flexibilidade e a autonomia curricular. “Muitas dessas propostas falam sobre a escola ser o lugar onde nascem as políticas de educação. A gente precisa inverter esse jogo que sempre, no Brasil, a escola recebe tudo de cima para baixo: as políticas são definidas em gabinetes, seja das secretarias de educação, seja do próprio Ministério da Educação ou do Conselho Nacional de Educação e tudo chega já definido na escola. Essas propostas vão no sentido contrário para que as escolas sejam espaços de debates sobre as políticas, de construção do currículo, etc”, frisou a socióloga Helena Singer, mediadora do encontro.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Então veja o material disponível em: https://escolas2030.org.br/noticias/webinario-apresenta-propostas-de-escolas-inovadoras-e-estudantes-para-o-novo-ensino-medio/
Nesta unidade você se aprofundou a respeito do desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo Ensino Médio, em especial foram tratados os aspectos das novas competências para o mundo do trabalho, a inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do novo Ensino Médio e a formação dos professores na perspectiva do novo Ensino Médio.
Inicia em 25/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59