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DEA/CCE025 - CULTURAS POPULARES - Turma: 3A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/02/2024 - 12/03/2024)

Disponível em: Arte Popular do Brasil: Mestre Dezinho (artepopularbrasil.blogspot.com)

Acesso em: 23 de janeiro de 2024.

 

Caro(a) aluno(a),

 

Sejam bem-vindos ao Curso de Formação Para a Docência em Arte nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Pretendemos contribuir para o conhecimento e valorização das Culturas Populares, esperamos que cada aluno do curso possa ser um fervoroso defensor da causa. Aproveitem cada momento de partilha nas aulas, usufruindo de todas as oportunidades que ela oferece.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina crítica e bastante interativa com os contextos culturais dos alunos.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Vocês terão o apoio do professor Paulo Vasconcellos nessa jornada.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Professor da UFPI, Curso de Artes Visuais, desde 1984

Arquiteto Urbanista pela Universidade de São Paulo

Especialista em Marketing pelo SENAC / PUC São Paulo

Mestre em Ciências da Cidade pela UNIFOR / Columbus University

Secretário Municipal de Planejamento da Cidade de Teresina (1988/1992)

Diretor do Museu do Piauí

 Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5353220741312444

   1 PLANO_DE_DISCIPLINA -CULTURAS POPULARES - PAULO VASCONCELOS OK.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/02/2024 - 12/03/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

Aula 1

 

Especialização em Artes Integradas e a BNCC - Culturas Populares (2024-02-17 15:10 GMT-3) - Google Drive

 

Aula 2

 

Especialização em Artes Integradas e BNCC - Culturas Populares (2024-03-02 15:08 GMT-3) - Google Drive

UNIDADE I (11/02/2024 - 12/03/2024)

UNIDADE I - A CULTURA POPULAR

  • O que é cultura;
    • Definições e evolução de conceitos na Antropologia;
    • A Cultura Erudita;
    • A Cultura Popular;
    • A Cultura de Massa;
    • Patrimônio Cultural;
    • Patrimônio Material e Imaterial;
    • A preservação cultural no Brasil.

Conhecer alguns aspectos da arte circense e reconhecer nesse tema uma abordagem nas diferentes unidades de linguagem.

BRASIL. Bumba meu boi. Ministério da Cultura. Brasília. 22 jan. 2016.

https://www. Palmares.gov.br/?p=40485 Acesso em: 23 out. 2021

 

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Alegorias em ação. Sociologia &

Antropologia [online]. 2011, v. 1, n. 1, pp. 233-249. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/2238-38752011v1110. ISSN 2238-3875.

https://doi.org/10.1590/2238-38752011v1110. Acesso em: 22 out. 2021

 

IKEDA, Alberto T. Culturas populares no presente: fomento, salvaguarda e

Devoração. Estudos Avançados [online]. 2013, v. 27, n. 79, pp. 173-190. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000300013. Epub 25 Nov 2013. ISSN 1806-

9592. https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000300013. Acesso em: 19 out. 2021

 

IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões,

possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas

Em Educação [online]. 2018, v. 26, n. 100, pp. 1151-1167. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0114-40362018002601186. Epub 03 Maio 2018. ISSN 1890-

4465. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601186. Acesso em: 21 out. 2021

 

RICHTER, Ivone Mendes. A Educação do Olhar no Ensino da Arte. In: BARBOSA.

Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

“A cajuína cristalina em Teresina”. Com esse verso da canção "Cajuína", o cantor e compositor Caetano Veloso ajuda a divulgar e a imortalizar uma das bebidas típicas do Piauí. Consumida gelada, com sabor agradável e adocicado, ela é muito popular no estado e agrada também o paladar dos visitantes. Pela sua importância, é considerada símbolo da cultura e da cidade de Teresina, capital piauiense, tendo sido recentemente registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, um órgão colegiado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

        Disponível em:  Cajuína do Piauí é patrimônio cultural brasileiro — Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Codevasf Acesso em: 04/07/2014 

Despertar o interesse e a memória das culturas populares, fazendo uma reflexão sobre a importância da preservação, valorização e divulgação da causa.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 11/02/2024 às 00:00 a 15/06/2024 às 23:59
UNIDADE II (11/02/2024 - 12/03/2024)

UNIDADE II: MANIFESTAÇÕES DAS CULTURAS POPULARES 

 

  • Manifestações Culturais no Brasil;
  • Arte popular;
  • Costumes, culinária e outras tradições;
  • Cultura Popular e religiosidade;
  • Cultura Popular e o calendário de eventos;
  • A cultura sertaneja e rural;
  • A cultura urbana e os movimentos de periferias.        

Conhecer e valorizar as culturas populares, buscando alternativas para uma melhor preservação, difusão e valorização.

BRASIL. Bumba meu boi. Ministério da Cultura. Brasília. 22 jan. 2016.

https://www. Palmares.gov.br/?p=40485 Acesso em: 23 out. 2021

 

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Alegorias em ação. Sociologia &

Antropologia [online]. 2011, v. 1, n. 1, pp. 233-249. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/2238-38752011v1110. ISSN 2238-3875.

https://doi.org/10.1590/2238-38752011v1110. Acesso em: 22 out. 2021

 

IKEDA, Alberto T. Culturas populares no presente: fomento, salvaguarda e

Devoração. Estudos Avançados [online]. 2013, v. 27, n. 79, pp. 173-190. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000300013. Epub 25 Nov 2013. ISSN 1806-

9592. https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000300013. Acesso em: 19 out. 2021

 

IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões,

possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas

Em Educação [online]. 2018, v. 26, n. 100, pp. 1151-1167. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0114-40362018002601186. Epub 03 Maio 2018. ISSN 1890-

4465. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601186. Acesso em: 21 out. 2021

 

RICHTER, Ivone Mendes. A Educação do Olhar no Ensino da Arte. In: BARBOSA.

Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

Que um patrimônio importante de Minas Gerais ganha mais proteção para valorizar sua história, cultura e monumentos. O município de Santana dos Montes, na Região Central, mereceu, nesta terça-feira (29), um tombamento estadual inédito, e por unanimidade, durante reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep).

 

O tombamento ocorre, pela primeira vez, com uso de uma metodologia participativa e do conceito de patrimônio integrado, contemplando bens materiais presentes no núcleo histórico e elementos simbólicos e afetivos relacionados ao patrimônio imaterial.

Disponível em:  / Acesso em: 29/11/2022

Fazer uma análise crítica sobre a preservação das culturas populares.

    
Inicia em 25/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/02/2024 - 12/03/2024)
    
Inicia em 10/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2024 às 14h 30
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
3 2023200**** 5,0 10,0 9,0 6.8 0 AM
4 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
5 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
6 2023201**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
7 2023200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
8 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
9 2023200**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
11 2023202**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
12 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
13 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
15 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
16 2023201**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
17 2023201**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
18 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
19 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
20 2023200**** 4,0 10,0 9,0 6.2 0 AM
21 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
24 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
26 2023200**** 6,0 10,0 8,7 7.3 0 AM
27 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
29 2023201**** 5,0 10,0 9,0 6.8 0 AM
30 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2023200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
32 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
35 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
37 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
38 2023200**** 5,0 10,0 9,0 6.8 0 AM
39 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
40 2023201**** 7,0 10,0 8,5 7.9 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
42 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
43 2023201**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
44 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
45 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
46 2023201**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
47 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
49 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
50 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM

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Aula Síncrona 2 24/02/2024
Aula Síncrona 1 09/02/2024

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