APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (21/03/2024 - 24/04/2024)
Caro(a) estudante!
Seja bem-vindo(a) ao estudo da disciplina “Construção de Plano de Aula e de Avaliações na lógica das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.
Será um prazer orientá-lo(a), trocar experiências e aprender com você! Durante 30 horas, iremos refletir sobre os elementos essenciais para construção de plano de aula e a importância do projeto didático para efetivar uma prática pedagógica inovadora, que possibilite o desenvolvimento integral dos estudantes e os capacite para enfrentar desafios cada vez mais complexos.
Estamos iniciando uma nova etapa de aprendizado com a disciplina “Construção de Plano de Aula e de Avaliações na lógica das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.
Espero que você possa aproveitar bem essa oportunidade de adquirir um pouco mais de conhecimento e aplicar com propriedade tudo o que conseguir aprender.
Para você ter melhor aproveitamento nesta disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.
Nesta disciplina iremos transitar na trilha formativa que vai da teoria à prática ao longo das duas unidades de estudo.
Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.
Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.
Uma excelente trilha de aprendizagem!!
CONHEÇA O PROFESSOR:
Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília- UnB, Licenciada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores e avaliação. É líder de grupo no CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Práticas Educativas- NEFORPE, integrante do Conselho Municipal de Educação do município de Teresina-PI. Tem Experiência na Educação Básica. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, avaliação e práticas educativas.
https://orcid.org/0000-0001-8567-4845
Saiba mais no Currículo Lattes: link
http://lattes.cnpq.br/7716577944700509
UNIDADE I
Inicia em: 21/03/2024 as 8:00 horas e finaliza 31/03/2024
Aula síncrona: 26/03/2024
Fórum 1: 22/03/24 – 13/04/24
Tarefa 01- 25/03/24 – 28/03/24
Leitura obrigatória
DEPRESBITYERIS, Lea. Avaliando competências na escola de alguns ou na escola de todos? Disponível em : https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/67
Leitura complementar
MARINHO-ARAUJO, C. Mª; RABELO, Mauro Luiz. Avaliação educacional: a abordagem por competências. Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, p. 443-466, jul. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/gz8crLXnbW33bgZN5P4zjMp/?format=pdf&lang=pt
UNIDADE II
Inicia:01/04/2024 as 8:00 horas e finaliza 15/04/2024
Aula síncrona: 04/04/2024
Fórum 02: 04/04/24 – 09/04/24
Tarefa 02-(Prova)- Produção de texto
Leitura obrigatória
BEHRENS, M. A. Metodologia de projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ctp/v16n3/1984-7114-ctp-16-03-00518.pdf
Leitura complementar
CASTRO, I. B. D. de; COLLARES, M.ª S. A. de O. A metodologia de projetos em sala de aula: uma experiência com educadores do colégio estadual Tancredo
Neves – EFM. In: Desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor- PDE. Caderno do PDE, volume 1, 2016. Versão online. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_gestao_unicentro_ivonetebarp.pdf
PRADO, M. E. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Ministério da
Educação e Cultura (MEC). 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf>.