I - AS CONCEPÇÕES DE SENSO COMUM, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (08/04/2024 - 29/04/2024)
1º - Concepções sobre Filosofia, Teoria do conhecimento e Epistemologia das Ciências (25/04/24 Manhã).
Roteiro didático:
1 - Acolhimento;
2 - Apresentação do plano;
3 - Contrato de convivência;
4 - Orientações para discussão teórico-reflexiva;
Texto de referência:
MATTOS, R. A. Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (ou Tentando escapar dos horrores metodológicos). In MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. (Orgs.) Caminhos para análise das políticas de saúde, 2011. p.20-51. Online: disponível em: www.ims.uerj.br/ccaps
5 - Avaliação do turno.
2º Pensamento científico e ética na contemporaneidade (25/04/24 Tarde).
Roteiro Didático
1 - Acolhimento;
2 - Apresentação do plano do turno;
3 - Realizar o debate após leitura do material recomendado;
4 - Orientação para os Seminários sobre as correntes do pensamento;
5 - Avaliação do turno.
3º Correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, filosofia compreensiva e dialética e pensamento complexo (26/04/24 Manhã).
Roteiro Didático
1 - Acolhimento;
2 - Apresentação do plano do turno;
3 - Organização dos Seminários - sistematização da aprendizagem para debate e argumentação crítica e reflexiva sobre as correntes do pensamento.
Textos de referência:
- Tesser, CD e Luz, MT. Uma introdução às contribuições da epistemologia contemporânea para a medicina. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2002, v. 7, n. 2 [Acessado 16 Agosto 2021]. pp. 363-372. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232002000200015>.
- González, AD et al. Fenomenologia heideggeriana como referencial para estudos sobre formação em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2012, v. 16, n. 42. [Acessado 16 Agosto 2021] , pp. 809-817. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000035>.
- Bodstein, RCA. Ciências sociais e saúde coletiva: novas questões, novas abordagens. Cadernos de Saúde Pública [online]. 1992, v. 8, n. 2 [Acessado 16 Agosto 2021] , pp. 140-149.
- Luz, MT. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas - análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e Sociedade, v. 18, n. 2, p. 304–311, abr. 2009.
4. Conclusão da preparação dos seminários;
5. Avaliação do turno.
4º Correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, filosofia compreensiva, dialética e pensamento complexo.
Roteiro Didático
1 - Acolhimento;
2 - Apresentação do plano do turno;
3 - Apresentação dos seminários (Correntes do pensamento científico);
4 - Orientação para Atividade de Dispersão.
Textos de referência:
Garcia MMA. O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu. Cadernos de Pesquisa. 1996;(97):64–72.
Campos, GWS. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência & Saúde Coletiva, 2000; 5(2): 219-230.
5 - Avaliação do Turno e do 1º Encontro.