Nesta Unidade, cujo eixo de estudo é a oralidade, vamos trabalhar com o campo da vida pública e das práticas de estudo e pesquisa, pois é nesses campos de atuação que gêneros orais formais como: notícia oralizada, debate, exposição oral são demandados.
Refletir sobre os gêneros orais e escritos usados constantemente nas práticas cotidianas
Texto base: O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA MODALIDADE ORAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NO AMBIENTE ESCOLAR. Disponível in: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/viewFile/551/498
MATERIAL COMPLEMENTAR:
Nesta videoaula, apresentamos informações sobre as variadas formas de falar que existem em diferentes regiões brasileiras (variação linguística). Falamos também sobre a importância de respeitar as variedades linguísticas e rejeitar o preconceito linguístico. Disponível in: https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-4-ano/x00fd8bb90bd44377:lp-4ano-pesquisa-e-estudo/x00fd8bb90bd44377:lp-4ano-pesquisa-e-estudo-oralidade/v/lp-4ano-video-variacao-linguistica
Há tipos de variações linguísticas e elas podem sofrer diversas influências, a saber:
• Geográficas ou diatópicas: englobam o local em que ocorre a variação. Exemplos: inglês americano e britânico, português brasileiro e de Portugal.
• Históricas: englobam a transição do idioma com base no contexto histórico. Exemplos: português medieval e português atual.
• Sociais ou diastráticas: englobam as classes sociais, considerando que cada grupo usa palavras restritas à sua comunidade, tendo em vista fatores como os diferentes graus de escolaridade. As variações desse tipo chamam-se dialetos, que são as formas de expressão na oratória adotadas por uma comunidade falante do mesmo idioma. O campo de estudo sobre as variações desse tipo abrangem os socioletos, que são as formas de falar em comum a um grupo social.
• Situacionais ou diafásicas: englobam a situação do diálogo, tratando-se de um contexto formal ou informal.
Ao final da unidade, os participantes deverão ser capazes de identificar que a BNCC (BRASIL, 2018), ao apresentar as orientações relacionadas especificamente ao componente curricular de Língua Portuguesa, propõe quatro grandes, sendo um deles a oralidade. Ainda, os participantes deverão ser capazes de identificar que a oralidade, na BNCC, adquire estatuto autônomo em relação aos demais componentes curriculares, tanto em função das habilidades a serem desenvolvidas quanto dos objetos de ensino a serem estudados (instrumentos didáticos e gêneros textuais).
FÓRUM III
Período de Habilitação:
01/05/2024 às 00:00
a
15/06/2024 às 23:59
Inicia em 01/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2024 às 23h 59
Oralidade e Letramento Este vídeo é uma discussão complementar à unidade III -
ORALIDADE E VARIAÇÃO LINGUISTICA: AS PRÁTICAS DE ORALIDADE NA BNCC