Unidade I: O Novo Ensino Médio e a BNCC.
Concepções, princípios e diretrizes da formação para o trabalho no Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, com foco na área de Química/Ciências da Natureza.
Refletir sobre a práxis docente em Química perante as novas políticas públicas educacionais - Novo Ensino Médio e BNCC – e a formação para cidadania e o mundo do trabalho.
Compreender as concepções e princípios da formação para o Novo Ensino Médio como foco na área de Ciências da Natureza/Química;
Texto 1: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio.
Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso: 22 nov. 2021.
Texto 2: BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp- content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino- Medio.pdf. Acesso: 22 nov. 2021.
Texto 3: MILLAR, R. Um currículo de ciências voltado para a compreensão por todos. Ensaio, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 146-164, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/pYCvd8mMq5s8sTZf8pbvM4Q/?lang=pt . Acesso em: 27 fev. 2024.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
ADAMS, F. W.; MORADILLO, E. F. As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-11, 2023. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13968
ALVES, J. Q. ; MARTINS, T. J. ; ANDRADE, J. J. . Documentos Normativos e Orientadores da Educação Básica: a nova BNCC e o ensino de Química. Currículo Sem Fronteiras, p. 241-268, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352525488_Documentos_Normativos_e_Orientadores_da_Educacao_Basica_a_nova_BNCC_e_o_ensino_de_Quimica . Acesso em: 27 fev.2024
- BIBLIOTECA VIRTUAL
- VÍDEOS
Novo Ensino Médio: os avanços e as lacunas
https://www.youtube.com/watch?v=R6yvsSXaQ2A&pp=ygUgbm92byBlbnNpbm8gbcOpZGlvIHBlc3F1aXNhZG9yZXM%3D
Você sabia que o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas?
De acordo com a Lei Federal nº 13.415/2017 “os currículos de ensino médio deverão considerara formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu Projeto de Vida e para a sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e sócio emocionais” (BRASIL, 2017). O foco do novo ensino médio é tornar o aluno protagonista de sua própria vida. Dessa forma, ele aprende sobre os desafios da sua realidade e do mundo do trabalho na contemporaneidade, como as questões sociais, econômicas e ambientais. O aluno também deve desenvolver habilidades e competências e os professores devem orientá-lo a reconhecerem suas potencialidades e a importância de sua interação e intervenção com o meio social para que o projeto de vida desenvolvido por esses alunos seja concretizado(SAE DIGITAL, 2022).O projeto de vida, entretanto, precisa compreender três dimensões essenciais para traçar o futuro desses jovens, sendo elas: a dimensão pessoal – que envolve o autoconhecimento, ou seja, o reconhecimento de si próprio, como a sua origem, o que gosta, o que quer, como lida com seus sentimentos, que habilidades possui, quais seus valores...; a dimensão social - que envolve as relações interpessoais, como o seu papel na sociedade, a forma que trabalha em equipe para solucionar problemas de forma ética... e; a dimensão profissional–em que o jovem desenvolve habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho, como criatividade, uso das tecnologias, habilidades sócio emocionais, comportamento empreendedor, dentre outras (SAEDIGITAL, 2022).
BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Acesso: 01.03.2024.
SAE DIGITAL. Tudo sobre projeto de vida no novo ensino médio, 2022. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ Acesso:01.03.2024.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
15/05/2024 às 00:00
a
23/06/2024 às 23:59
Inicia em 15/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 23/06/2024 às 23h 59