-

CCB/CEAD010 - BASES FISIOPATOLÓGICAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS - Turma: 20A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (21/11/2023 - 16/12/2023)

Caro(a) aluno(a),

Olá!!!

 

Inicialmente, parabéns por estarem aqui e sejam bem-vind@s a nossa disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho.

 

Essa disciplina possibilita, dentre outras coisas, render ótimas discussões e insights teóricos e práticos para projetos e aplicações em sala de aula.

 

Todo o conteúdo disponibilizado foi cuidadosamente preparado para que você tenha um excelente desempenho sobre os assuntos abordados.

 

Sendo assim, vamos juntos pensar “fora da caixinha”?

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Eulálio Gomes Campelo Filho 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestre em International Business Analysis pela Universidade de Leicester/Inglaterra (1999) e Doutor em Engenharia de Negócios/Administração pela Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2009). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Curso de Engenharia de Produção e Professor permanente dos Programas de Mestrado em Administração Pública PROFIAP/UFPI e Mestrado em Gestão Pública. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP/UFPI (2016-2020), Coordenador de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI (2017-2019), Secretario de Convênios e Projetos da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPI (2013-2016), Orientador do Programa de Agentes Locais de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ? SEBRAE (2012-2014) e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa-UFPI (2011-2012). Na área empresarial atuou em empresas como: Dow Chemical e POET AG. Tem experiência na área de Gestão, Inovação e Finanças, estando suas pesquisas atualmente focadas nos temas de Desenvolvimento Regional e Transformação & Inovação Organizacional.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1281673867383151

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (21/11/2023 - 16/12/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 21/11/2023 às 00:00 a 16/12/2023 às 23:59
UNIDADE I (21/11/2023 - 16/12/2023)

Processos criativos, ensino e aprendizagem / Design Thinking e Educação

·         Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o mundo do trabalho.

·         Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.

·         Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

 

Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU

 

Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4

Como ser um professor mais criativo?

Introduzir alguns hábitos na rotina e repensar o planejamento das aulas são ações que ajudam a potencializar a criatividade, além de estimular o pensamento inovador da turma

Atrair a atenção da garotada acostumada aos estímulos da internet e formar estudantes que consigam inovar ao resolver problemas têm desafiado diariamente o professor a pensar fora da caixa. Mas dá para ir além das aulas tradicionais utilizando poucos recursos? E ter novas ideias na correria do dia a dia? Afinal, dá para desenvolver a criatividade?

Para a professora Adriana Souza, a resposta é sim. Ela dá aulas de Matemática no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (BA). A unidade integra a rede estadual de ensino da Bahia e é focada na formação complementar de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. 

Adriana explica que as turmas são multisseriadas, e o objetivo da instituição é proporcionar atividades atreladas ao currículo escolar com linguagens e abordagens diferentes das aulas regulares, o que exige uma boa dose de criatividade por parte dos professores. 

O que faz diferença na hora de organizar as aulas, segundo ela, é escutar o aluno antes do planejamento das atividades. Isso possibilita ao professor se aproximar do universo do estudante, ampliando seu repertório e alimentando novas ideias. 

Criatividade para engajar a turma...

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21571/como-ser-um-professor-mais-criativo 

Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre a ferramenta de Design Thinking e suas aplicações para o mundo do trabalho e as relações existentes para o processo de ensino e aprendizagem.

    
Inicia em 22/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 25/11/2023 às 23h 59
UNIDADE II (21/11/2023 - 16/12/2023)

 

·         Identificar os fenômenos e os processos de desenvolvimento da inovação, baseando-se no ensino e aprendizagem para o contexto profissional.

·         Debater, por meio de uma visão crítica do conhecimento científico, o papel da criatividade na inovação e transformação social.

·         Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Artigo: Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão

Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6228745

 

Artigo: O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas

Link: https://www.scielo.br/j/dados/a/TgyQQ73yL9qF5R3xvSS3J9L/?format=html&lang=pt

 

Artigo: A Pedagogia das competências no currículo de Sergipe do Novo Ensino Médio

Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29856

 

Video: Inovação Social e Impacto | Gabriela Werner

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILLMtWlwZ-Q

 

Video: A Educação como Instrumento de Transformação Social | Jonatas Braga

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zr8huLj6AI4

A condição fundamental para a inovação é a autonomia escolar, mas como garantir essa premissa dentro do que propõe o Novo Ensino Médio?

Este e outros pontos pautaram o webinário “As escolas inovadoras e o Novo Ensino Médio”, promovido pelo Movimento de Inovação na Educação, no dia 05/06, com o intuito de abordar o processo de implementação da reforma em escolas que inovam na perspectiva da educação integral e transformadora.

O encontro aconteceu no ensejo da Consulta Pública aberta pelo Ministério da Educação (MEC) até 6 de julho de 2023 para ouvir estudantes, professores e demais atores da sociedade civil sobre a reforma do Ensino Médio.

A referência norteadora da conversa foi o documento “Construção Coletiva de Propostas para o Ensino Médio”, construído a partir de encontros realizados entre outubro de 2018 e junho de 2019, em três cidades brasileiras (São Paulo, Brasília e Rondônia), com participação presencial e virtual de estudantes, educadores, gestores, pesquisadores e demais interessados no debate.

Entre suas propostas, constam a imprescindibilidade do protagonismo das escolas na formulação das políticas, a flexibilidade e a autonomia curricular. “Muitas dessas propostas falam sobre a escola ser o lugar onde nascem as políticas de educação. A gente precisa inverter esse jogo que sempre, no Brasil, a escola recebe tudo de cima para baixo: as políticas são definidas em gabinetes, seja das secretarias de educação, seja do próprio Ministério da Educação ou do Conselho Nacional de Educação e tudo chega já definido na escola. Essas propostas vão no sentido contrário para que as escolas sejam espaços de debates sobre as políticas, de construção do currículo, etc”, frisou a socióloga Helena Singer, mediadora do encontro.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://escolas2030.org.br/noticias/webinario-apresenta-propostas-de-escolas-inovadoras-e-estudantes-para-o-novo-ensino-medio/ 

Nesta unidade você se aprofundou a respeito do desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo Ensino Médio, em especial foram tratados os aspectos das novas competências para o mundo do trabalho, a inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do novo Ensino Médio e a formação dos professores na perspectiva do novo Ensino Médio. 

 

    
Inicia em 27/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (21/11/2023 - 16/12/2023)
    
Inicia em 11/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 12/12/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (21/11/2023 - 16/12/2023)
    
Inicia em 15/12/2023 às 15h 0 e finaliza em 17/12/2023 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (06/06/2024 - 09/07/2024)

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAGF9miHJvs/ifIqNUv4loCwMOaG_hs1Kg/edit?utm_content=DAGF9miHJvs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton 

 

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Nessa disciplina você mergulhará nos mecanismos envolvidos na gênese das doenças com base nos diversos mecanismos fisiológicos do corpo humano. Essa abordagem trará uma compreensão mais aprofundada do surgimento das doenças além de uma visão integrada desse conteúdo. Aproveitem!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Luciano da Silva Lopes.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Piauí (1997). Possui  Especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (MG - 2003), Mestrado em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Atualmente é professor de Fisiologia Humana da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia e Fisiologia, atuando principalmente na área de farmacologia do sistema nervoso e exames laboratoriais.

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6987596570822675 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (06/06/2024 - 09/07/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (06/06/2024 - 09/07/2024)

Na unidade 01 serão trabalhos temas gerais sobre o entendimento dos fenômenos de homeostase e alostase. A partir desse ponto, serão abordados aspectos relacionados as falhas nesses mecanismos e como isso leva ao desenvolvimento de doenças e seus aspectos fisiopatológicos. Como a disciplina aborda doenças crônicas, serão trabalhadas algumas doenças considerando essa abordagem. Ao final serão trabalhados aspectos práticos que facilitam o entendimento e aplicação dos mecanismos que foram discutidos na disciplina.

Geral:

Compreender os mecanismos fisiopatológicos subjacentes às doenças crônicas mais comuns, incluindo doenças cardiovasculares, metabólicas, neuropsiquiátricas e respiratórias.

Específicos:

Analisar os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crônicas e sua influência no desencadeamento e progressão dessas condições;

Explorar as alterações estruturais e funcionais dos órgãos e sistemas afetados pelas doenças crônicas, destacando as consequências para a saúde do indivíduo;

Discutir as interações complexas entre predisposição genética, estilo de vida, ambiente e fatores sociais na etiologia das doenças crônicas e suas implicações para a prevenção e tratamento;

Avaliar as estratégias de diagnóstico, monitoramento e manejo das doenças crônicas, integrando conhecimentos fisiopatológicos para promover uma abordagem abrangente e eficaz na prática clínica e de saúde integral.

Artigo 1- IJMS | Free Full-Text | Inflammatory Depression—Mechanisms and Non-Pharmacological Interventions (mdpi.com)

Artigo 2 - dislipidemia-e-hipertensao.pdf (cardiol.br)

Artigo 3- braspen-35-4-421.pdf (periodikos.com.br)

Artigo 4- Diabetes Mellitus e Transtorno Depressivo: a bidirecionalidade entre duas doenças crônicas | Revista Eletrônica Acervo Científico (acervomais.com.br)

O processo de envelhecimento é algo natural e que faz parte da vida. Mas você sabia que podemos trabalhar esse processo de uma maneira que seja mais adequado para a manutenção uma saúde congnitiva? Para isso é fundamental que você entenda os mecanismos fisiológicos do envelhecimento cerebral para que a partir daí possa entender como que surgem doenças diversas entre elas as doenças cognitivas.  E claro, melhorar o funcionamento do nosso cérebro. Veja maiores detalhes no link abaixo em que compartilho um artigo sobre o tema:

 

Fisiologia do envelhecimento: da plasticidade às consequências cognitivas | Revista Neurociências (unifesp.br)

Ao término das unidades, o aluno deverá:

1-      Ter um adequado entendimento sobre a diferença entre homeostase e alostase e como isso como contribuir para o entendimento do surgimento de uma determinada doença.

2-      Compreender a importância dos mecanismos fisiopatológicos para o entendimento do surgimento e diagnóstico de doenças como diabetes e dislipidemias.

3-      Entender a associação entre doenças como diabetes e distúrbios cognitivos.

4-      Visualizar a importância da ligação entre aspectos fisiopatológicos e diagnóstico/tratamentos de doenças crônicas.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 06/06/2024 às 00:00 a 19/07/2024 às 23:59
    
Inicia em 06/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (06/06/2024 - 09/07/2024)
    
Inicia em 24/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/07/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (06/06/2024 - 09/07/2024)
    
Inicia em 02/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (06/06/2024 - 09/07/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 MATRICULADO
2 2024201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
3 2024201**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 MATRICULADO
4 2024201**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 MATRICULADO
5 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
6 2024201**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 MATRICULADO
7 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
8 2024201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
9 2024201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
10 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
12 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2024201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
14 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
15 2024201**** 10,0 0,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
16 2024201**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
17 2024201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
18 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2024201**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 MATRICULADO
20 2024201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
21 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
FREQUÊNCIA DA AULA 2 19/06/2024
AULA 02 19/06/2024
FREQUÊNCIA DA AULA 1 06/06/2024
AULA 01 06/06/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 02:44