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CCB/CEAD010 - BASES FISIOPATOLÓGICAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS - Turma: 20A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (06/06/2024 - 09/07/2024)

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAGF9miHJvs/ifIqNUv4loCwMOaG_hs1Kg/edit?utm_content=DAGF9miHJvs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton 

 

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Nessa disciplina você mergulhará nos mecanismos envolvidos na gênese das doenças com base nos diversos mecanismos fisiológicos do corpo humano. Essa abordagem trará uma compreensão mais aprofundada do surgimento das doenças além de uma visão integrada desse conteúdo. Aproveitem!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Luciano da Silva Lopes.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Piauí (1997). Possui  Especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (MG - 2003), Mestrado em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Atualmente é professor de Fisiologia Humana da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia e Fisiologia, atuando principalmente na área de farmacologia do sistema nervoso e exames laboratoriais.

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6987596570822675 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-ESPECIALIZACAO_EM_ENSINO_E_SAUDE_INTEGRAL.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (06/06/2024 - 09/07/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (06/06/2024 - 09/07/2024)

Na unidade 01 serão trabalhos temas gerais sobre o entendimento dos fenômenos de homeostase e alostase. A partir desse ponto, serão abordados aspectos relacionados as falhas nesses mecanismos e como isso leva ao desenvolvimento de doenças e seus aspectos fisiopatológicos. Como a disciplina aborda doenças crônicas, serão trabalhadas algumas doenças considerando essa abordagem. Ao final serão trabalhados aspectos práticos que facilitam o entendimento e aplicação dos mecanismos que foram discutidos na disciplina.

Geral:

Compreender os mecanismos fisiopatológicos subjacentes às doenças crônicas mais comuns, incluindo doenças cardiovasculares, metabólicas, neuropsiquiátricas e respiratórias.

Específicos:

Analisar os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crônicas e sua influência no desencadeamento e progressão dessas condições;

Explorar as alterações estruturais e funcionais dos órgãos e sistemas afetados pelas doenças crônicas, destacando as consequências para a saúde do indivíduo;

Discutir as interações complexas entre predisposição genética, estilo de vida, ambiente e fatores sociais na etiologia das doenças crônicas e suas implicações para a prevenção e tratamento;

Avaliar as estratégias de diagnóstico, monitoramento e manejo das doenças crônicas, integrando conhecimentos fisiopatológicos para promover uma abordagem abrangente e eficaz na prática clínica e de saúde integral.

Artigo 1- IJMS | Free Full-Text | Inflammatory Depression—Mechanisms and Non-Pharmacological Interventions (mdpi.com)

Artigo 2 - dislipidemia-e-hipertensao.pdf (cardiol.br)

Artigo 3- braspen-35-4-421.pdf (periodikos.com.br)

Artigo 4- Diabetes Mellitus e Transtorno Depressivo: a bidirecionalidade entre duas doenças crônicas | Revista Eletrônica Acervo Científico (acervomais.com.br)

O processo de envelhecimento é algo natural e que faz parte da vida. Mas você sabia que podemos trabalhar esse processo de uma maneira que seja mais adequado para a manutenção uma saúde congnitiva? Para isso é fundamental que você entenda os mecanismos fisiológicos do envelhecimento cerebral para que a partir daí possa entender como que surgem doenças diversas entre elas as doenças cognitivas.  E claro, melhorar o funcionamento do nosso cérebro. Veja maiores detalhes no link abaixo em que compartilho um artigo sobre o tema:

 

Fisiologia do envelhecimento: da plasticidade às consequências cognitivas | Revista Neurociências (unifesp.br)

Ao término das unidades, o aluno deverá:

1-      Ter um adequado entendimento sobre a diferença entre homeostase e alostase e como isso como contribuir para o entendimento do surgimento de uma determinada doença.

2-      Compreender a importância dos mecanismos fisiopatológicos para o entendimento do surgimento e diagnóstico de doenças como diabetes e dislipidemias.

3-      Entender a associação entre doenças como diabetes e distúrbios cognitivos.

4-      Visualizar a importância da ligação entre aspectos fisiopatológicos e diagnóstico/tratamentos de doenças crônicas.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 06/06/2024 às 00:00 a 19/07/2024 às 23:59
    
Inicia em 06/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (06/06/2024 - 09/07/2024)
    
Inicia em 24/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/07/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (06/06/2024 - 09/07/2024)
    
Inicia em 02/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (06/06/2024 - 09/07/2024)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
2 2024201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
3 2024201**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
4 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
6 2024201**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 AM
7 2024201**** 10,0 0,0 8,0 7.6 0 AM
8 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
9 2024201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
10 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2024201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
14 2024201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
15 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
16 2024201**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
17 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 AM
18 2024201**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 AM
19 2024201**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
20 2024201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
21 2024201**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 AM

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Título

Data
FREQUÊNCIA DA AULA 2 19/06/2024
AULA 02 19/06/2024
FREQUÊNCIA DA AULA 1 06/06/2024
AULA 01 06/06/2024

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