Na unidade 01 serão trabalhos temas gerais sobre o entendimento dos fenômenos de homeostase e alostase. A partir desse ponto, serão abordados aspectos relacionados as falhas nesses mecanismos e como isso leva ao desenvolvimento de doenças e seus aspectos fisiopatológicos. Como a disciplina aborda doenças crônicas, serão trabalhadas algumas doenças considerando essa abordagem. Ao final serão trabalhados aspectos práticos que facilitam o entendimento e aplicação dos mecanismos que foram discutidos na disciplina.
Geral:
Compreender os mecanismos fisiopatológicos subjacentes às doenças crônicas mais comuns, incluindo doenças cardiovasculares, metabólicas, neuropsiquiátricas e respiratórias.
Específicos:
Analisar os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crônicas e sua influência no desencadeamento e progressão dessas condições;
Explorar as alterações estruturais e funcionais dos órgãos e sistemas afetados pelas doenças crônicas, destacando as consequências para a saúde do indivíduo;
Discutir as interações complexas entre predisposição genética, estilo de vida, ambiente e fatores sociais na etiologia das doenças crônicas e suas implicações para a prevenção e tratamento;
Avaliar as estratégias de diagnóstico, monitoramento e manejo das doenças crônicas, integrando conhecimentos fisiopatológicos para promover uma abordagem abrangente e eficaz na prática clínica e de saúde integral.
Artigo 1- IJMS | Free Full-Text | Inflammatory Depression—Mechanisms and Non-Pharmacological Interventions (mdpi.com)
Artigo 2 - dislipidemia-e-hipertensao.pdf (cardiol.br)
Artigo 3- braspen-35-4-421.pdf (periodikos.com.br)
Artigo 4- Diabetes Mellitus e Transtorno Depressivo: a bidirecionalidade entre duas doenças crônicas | Revista Eletrônica Acervo Científico (acervomais.com.br)
O processo de envelhecimento é algo natural e que faz parte da vida. Mas você sabia que podemos trabalhar esse processo de uma maneira que seja mais adequado para a manutenção uma saúde congnitiva? Para isso é fundamental que você entenda os mecanismos fisiológicos do envelhecimento cerebral para que a partir daí possa entender como que surgem doenças diversas entre elas as doenças cognitivas. E claro, melhorar o funcionamento do nosso cérebro. Veja maiores detalhes no link abaixo em que compartilho um artigo sobre o tema:
Fisiologia do envelhecimento: da plasticidade às consequências cognitivas | Revista Neurociências (unifesp.br)
Ao término das unidades, o aluno deverá:
1- Ter um adequado entendimento sobre a diferença entre homeostase e alostase e como isso como contribuir para o entendimento do surgimento de uma determinada doença.
2- Compreender a importância dos mecanismos fisiopatológicos para o entendimento do surgimento e diagnóstico de doenças como diabetes e dislipidemias.
3- Entender a associação entre doenças como diabetes e distúrbios cognitivos.
4- Visualizar a importância da ligação entre aspectos fisiopatológicos e diagnóstico/tratamentos de doenças crônicas.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
06/06/2024 às 00:00
a
19/07/2024 às 23:59
Inicia em 06/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/07/2024 às 23h 59