-

CLI/CEAD081 - Investigação científica e formação para o trabalho. - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (24/05/2024 - 14/06/2024)

Entender o processo de construção científica traz a possibilidade de construção do processo argumentativo a partir de conclusões fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, os argumentos vazios e sem embasamento ficam no campo do achismo e do “alguém disse”. A disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho além de trazer a cientificidade à sala de aula, busca apresentar uma nova relação didático – pedagógica a partir estímulo a argumentação, senso crítico e posicionando o aluno no centro da aprendizagem.

Caro(a) aluno(a),

Caro(a)s discentes,

Sejam bem-vindo(a)s a nossa turma virtual da disciplina Investigação científica e formação para o trabalho no curso de especialização Linguagens e suas Tecnologias para o mundo do trabalho.

Nessa disciplina poderemos compreender melhor a aplicabilidade da ciência no dia a dia da atividade docente, e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação do aluno da educação básica.

O nosso compromisso colaborativo nessa caminhada será primordial para que ao final dessa disciplina possamos ter aprendido pelos ensinamentos teóricos adquiridos, ordenado de maneira metodológica, bem como pela vivência e experiências empíricas compartilhadas.

Vamos junto(a)s nessa caminhada pela construção do conhecimento!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professora Flávia Lorenne Sampaio Barbosa

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado (2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnologia em Gestão de Dados, modalidade a Distância da UFPI, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; e professora formadora e orientadora, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3271567015867945 

   ENSINO DE XADREZ e FORMAÇÃO para o MUNDO do TRABALHO - PLANO_DISCIPLINA _2024.1.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (24/05/2024 - 14/06/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (24/05/2024 - 14/06/2024)

O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

UNIDADE 1: O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

1.1.    A Ciência

1.2.    O que pretende a ciência

1.3.    O que a Ciência, não é?

1.4.    Conhecimento científico

1.5.    Investigação Científica 

1.6.    Características de uma investigação científica

1.7.    Papel do professor na formação do conhecimento científico

O objetivo da Unidade 1 é promover uma profunda discussão sobre a o que é a ciência e qual o seu papel na construção do  conhecimento. A partir desse aprofundamento, podemos distinguir o que é ciência e o que não podemos considerar como ciência.

https://www.youtube.com/watch?v=QA0PD7eu4yE

Que a felicidade é uma ciência! A Felicidade é uma ciência ligada a psicologia e neurologia e busca, exatamente, a autocompreensão para busca de uma vida melhor. A felicidade é, inclusive, parte curricular de várias Universidades no Mundo.

Na Unidade 1 nós vimos as definições do que é ciência e suas contradições com o que se apresenta como ciência por meio do senso comum. Vimos também como se constrói conhecimento à luz da ciência.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 07/06/2024 às 18:00 a 20/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 07/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2024 às 23h 59
UNIDADE II (24/05/2024 - 14/06/2024)

UNIDADE 2: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

2.1.     Objetivos do ensino por meio da investigação

2.2.    Aspectos da atividade Científica

2.3.    Habilidades a serem atingidas

2.4.    Sequência prática do Ensino por investigação

2.5.   Construção do ensino por investigação na prática docente

O objetivo da unidade 2 é promover de maneira didática-prática o desenvolvimento do ensino por investigação.

https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4586

Que a peça-chave para a criação de conhecimento a partir do incentivo à investigação é o professor. Portanto, é fundamental que o docente busque as questões corretas a serem respondidas e busque extrair o máximo e informações na interação aluno-professor. 

Na unidade 2 descobrimos os conceitos sobre o ensino por investigação e apresentamos a importância do seu desenvolvimento no processo de construção do conhecimento a partir de uma experiência onde o professor deixa de ser o conteudista e passa a exercer o papel de mediador da relação professor-aluno.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 06/06/2024 às 00:00 a 20/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 07/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2024 às 23h 59
UNIDADE III (24/05/2024 - 14/06/2024)

UNIDADE 3: METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA E O PROCESSO CRIATIVO

3.1.    Metodologias ativas

3.2.    Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.3.    Sequência de Aprendizagem

3.4.    Proposta de metodologia ativa

3.5.    Princípios gerais da Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.6.    Ensino por Investigação x Aprendizagem baseada em problemas

3.7.   Processo criativo

O objetivo da unidade  3 é apresentar o conceito e os modelos de metodologias ativas na educação, e em especial o ensino por investigação e a aprendizagem baseada em problemas suas aproximações e divergências.

https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q

 

Na Unidade 3 aprendemos sobre as metodologias ativas da educação e apresentamos a aprendizagem baseada em problemas, suas aproximações e divergências com o ensino por investigação, o processo de aprendizagem criativa.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/06/2024 - 14/06/2024)
    
Inicia em 11/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023201**** 9,0 8,5 9,0 8.9 0 AM
4 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2023201**** 9,0 8,0 9,5 8.9 0 AM
7 2023201**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 AM
8 2023201**** 8,0 8,5 9,0 8.3 0 AM
9 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
12 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
13 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
14 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023203**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
17 2023201**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
18 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023201**** 8,0 9,5 9,0 8.5 0 AM
23 2023201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
24 2023202**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
25 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2023201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
30 2023201**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
31 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
32 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
34 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
35 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
37 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
41 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
44 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
45 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023203**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 AM
47 2023201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
48 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
49 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2023201**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
52 2023201**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
53 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023201**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 AM
57 2023201**** 8,0 9,5 9,5 8.6 0 AM
58 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2023201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
60 2023201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
61 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
62 2023201**** 8,0 8,0 9,0 8.2 0 AM
63 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
COMUNICADO 20/06/2024
GRAVAÇÃO AULA 01 11/06/2024
LINK AULA 01 28/05/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:22