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CPEV/CEAD020 - PRODUTO I - EDUCAÇÃO PARA CARREIRA I - Turma: 8D (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (19/05/2024 - 17/07/2024)

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/2826/os-desafios-da-carreira-docente

Caro(a) aluno(a),

Seja bem-vinda e bem-vindo à disciplina: Produto I: Educação Para a Carreira. Esperamos oportunamente trocar experiências e ideias acerca da carreira docente, destacando aspectos como o conceito de carreira docente, formação da identidade profissional da/o professora/or, aspectos constitutivos da profissão, tendo como foco na primeira etapa da educação básica, que é e Educação Infantil.

Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua aprendizagem e  desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Andréia Martins

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

 

Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), mestre em História da Educação, Universidade de São Paulo (2007). Cursou pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Desenvolve pesquisas em História da Educação Brasileira, tendo como foco, análises de políticas públicas educacionais, estudos sobre o Ensino Religioso como disciplina escolar nas escolas públicas e particulares. Também tem se dedicado a investigações acadêmicas focadas nas políticas de acesso e permanência de Jovens e Adultos nas escolas municipais urbanas e do campo No Piauí. Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0474499303109526

   PLANO_DE_DISCIPLINA-EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.doc 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/05/2024 - 17/07/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (19/05/2024 - 17/07/2024)

Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação infantil

  1. Conceito de Educação para a carreira.
  2. Teoria do Desenvolvimento Vocacional e a Teoria da Construção da Vida (Life Design).
  3. Carreira e Identidade docente.

 

                Nessa unidade, você aprenderá que a Educação para a Carreira (EC) é uma modalidade de Orientação Profissional (OP), estudaremos as teorias do Desenvolvimento Vocacional, a Teoria da Construção de Vida e seus processos interpretativos e interpessoais, construindo um percurso para a construção da Carreira Docente de um profissional da Educação Infantil.

Estudar o conceito de Educação para a Carreira, as Teorias do Desenvolvimento Vocacional, a Teoria da Construção de Vida e a construção da Identidade de um profissional da Educação Infantil.

NONO. Maévi Anabel. Identidade do Professor de Educação Infantil. In.: UNESP. Universidade Estadual Paulista. Caderno de formação de Professores Educação Infantil: Princípios e Fundamentos volume 1. 168 p. 2020. Endereço Eletrônico: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/337946/1/caderno-formacao-pedagogia_6.pdf

 

PILATTI, S. C., & Poli, O. L. (2021). Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO12(35), 583–607. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5426 

Endereço eletrônico https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5426  

 

SAVICKAS, Mark L. Teoria da construção da carreira (livro eletrônico): retratos de vida de apego, adaptabilidade e identidade. Porto Alegre, RS: Ed. Do Autor, 2023.  Endereço eletrônico: https://abraopc.org.br/site2022/wp-content/uploads/2023/10/Teoria-da-construcao-de-carreira.pdf

 

VÍDEO – Educação Infantil: Cuidar, Educar, Brincar – Endereço Eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=wnrJzJCnAr8&list=PLxI8Can9yAHctHG943Ko9xkz7sfdwFS5O&index=1

 

Você sabia que a Professora e pesquisadora Maria Malta Campos é uma autora muito importante nas discussões sobre a formação de professoras e professores da educação infantil? Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1961) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Stanford e na Universidade de Londres. É professora aposentada do Programa de Pós-graduação em Educação – Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e presidente da diretoria colegiada da ONG – Ação Educativa. Tem experiência na área de Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche, qualidade da educação e política educacional.

Para conhecer um pouco mais sobre ela e suas contribuições para a Educação Infantil e Identidade do Professor no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=C1Oe26slra8&t=322s

Nesta unidade, nosso objetivo foi  construir  condições para que os alunos e alunas, a partir das contribuições de autores  como: Maévi Anabel Nono, e seus escritos sobre: identidade do Professor de Educação Infantil,  PILATTI e POLI, em sua pesquisa:  Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica e SAVICKAS, em seu texto: Teoria da construção da carreira (livro eletrônico): retratos de vida de apego, adaptabilidade e identidade, compreendessem os seguintes conteúdos: 

 

- Conceito de Educação para a carreira.

- Teoria do Desenvolvimento Vocacional e a Teoria da Construção da Vida (Life Design).

- Carreira e Identidade docente.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/05/2024 às 00:00 a 24/07/2024 às 23:59
    
Inicia em 19/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II (19/05/2024 - 17/07/2024)

Conhecimentos Necessários para a construção da carreira/Identidade da/o professora/or da Educação Infantil.

  1. Identidade da/o professora/or da Educação Infantil 
  2. Conhecimentos Necessários: Concepções de criança, creche e pré-escola.
  3. Conhecimentos Necessários: Educar e cuidar nas creches e pré-escolas.

Nesta unidade, você irá aprender que “a questão da formação dos professores representa para a educação infantil, dentre outros aspectos, questão fundamental para o reconhecimento desse segmento como instância educativa e também para sua qualidade”, o que sugere a necessidade do investimento em pesquisas na área”.  Iremos estudar a concepção de criança, de creche e pré-escola, destacando as discussões referentes ao cuidar e o educar na Educação Infantil. Problematizando estes conceitos como fundamentais para o desenvolvimento da carreira profissional de uma/m docente da educação infantil.

 

Bons estudos!

Compreender a identidade professional de uma/um docente que atua na educação infantil e os conhecimentos fundamentais para atuação desta/e professora/or na primeira etapa da educação básica.

Material da Disciplina:

NONO. Maévi Anabel. Concepções de Criança, Creche e Pré-Escola In.: UNESP. Universidade Estadual Paulista. Caderno de formação de Professores Educação Infantil: Princípios e Fundamentos volume 1. 168 p. 2020. Endereço Eletrônico: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/337946/1/caderno-formacao-pedagogia_6.pdf

 

NONO. Maévi Anabel. Educar e Cuidar nas Creches e Pré-Escolas. In.: UNESP. Universidade Estadual Paulista. Caderno de formação de Professores Educação Infantil: Princípios e Fundamentos volume 1. 168 p. 2020. Endereço Eletrônico: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/337946/1/caderno-formacao-pedagogia_6.pdf

 

NONO. Maévi Anabel. Identidade do Professor de Educação Infantil. In.: UNESP. Universidade Estadual Paulista. Caderno de formação de Professores Educação Infantil: Princípios e Fundamentos volume 1. 168 p. 2020. Endereço Eletrônico: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/337946/1/caderno-formacao-pedagogia_6.pdf

 

VÍDEO -  Educação Infantil - A Trajetória da Educação Infantil / https://www.youtube.com/watch?v=beMxhcGx7TA&list=PLxI8Can9yAHctHG943Ko9xkz7sfdwFS5O&index=3

VÍDEO -  Educação Infantil - Concepções de Criança, Creche e Pré-Escola / https://www.youtube.com/watch?v=RKpu_7qcK1s&list=PLxI8Can9yAHctHG943Ko9xkz7sfdwFS5O&index=4&t=290s

VÍDEO - Educação Infantil - Identidade do Professor / https://www.youtube.com/watch?v=ABd0tSUbM2M&list=PLxI8Can9yAHctHG943Ko9xkz7sfdwFS5O&index=5

 

 

Tizuko Morchida Kishimoto nasceu em 02 de maio de 1945, no distrito de Sabino, arredores de Lins, povoado agrário com plantação de café, no interior de São Paulo. Em 1967 formou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1976 concluiu seu Mestrado em Educação na Faculdade de Educação (FE) da USP, e em 1986 o Doutorado em Educação, na mesma instituição. Possui Livre Docência pela FEUSP (1992).

 

Tizuko Morchida Kishimoto é uma autora fundamental na Educação Infantil em nosso país. Assista o vídeo Tizuko Morchida - O brincar na educação infantil e aproveite e conheça um pouco mais esta importante professora, pesquisadora e autora. https://www.youtube.com/watch?v=09w8a-u-AUU&list=PL5jb_w7ZfgsS_zh8hLV2WFPRHbA28g7jU&index=2

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir dos conhecimentos necessário para a formação da identidade docente, compreendessem:

- A formação dos professores representa para a educação infantil, dentre outros aspectos, questão fundamental para o reconhecimento desse segmento como instância educativa e também para sua qualidade”, o que sugere a necessidade do investimento em pesquisas na área.

- Diversas pesquisas vêm sendo realizadas com o objetivo de investigar e subsidiar políticas de formação do profissional de Educação Infantil diante das novas exigências para esta etapa da Educação Básica destacando a necessidade de conhecer a trajetória da Educação infantil na creche e na pré-escola.

 

- Que o cuidado e educação na Educação Infantil significa tratar de todas as situações presentes neste espaço como possibilidades de desenvolvimento para as crianças. Momentos como banho, sono, alimentação, troca de fraldas representam tempos e espaços privilegiados de contato das crianças com os adultos presentes nas creches e pré-escolas e também com as outras crianças.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 03/06/2024 às 00:00 a 24/07/2024 às 23:59
    
Inicia em 03/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/07/2024 às 23h 59
UNIDADE III (19/05/2024 - 17/07/2024)

Trabalho Pedagógico da/o Professora/or da Educação Infantil.

  1. Trabalho pedagógico do Professor: Registro e documentação
  2. Organização do trabalho pedagógico: Rotina e espaço: uma organização para o acolhimento diário das crianças.
  1. Organização do Trabalho Pedagógico: A reorganização do espaço para interações e brincadeiras na sala de Educação Infantil.

Entender aspectos do trabalho pedagógico da/o professora/or da educação infantil, com destaque para registro e documentação das crianças, rotina e espaço, organização para o acolhimento das crianças, interações e brincadeiras no cotidiano de uma escola de educação infantil.

BURG, Lucimare Coelho. Rotina e espaço: uma organização para o acolhimento diário das Crianças. In.:  Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. / Organizadoras: Angela Scalabrin Coutinho, Giseli Day e Verena Wiggers. – São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. . Link de acesso - https://ndi.ufsc.br/files/2013/08/Praticas-pedagogicas-na-Ed-Inf.pdf

 

OSTETTO, LE. A prática do registro na Educação Infantil: narrativa, memória, autoria • Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo Vol. 9 - nº 2 • jul/dez, 2015 - 202-13 Link de acesso - https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/526

 

TOMAZ, Jaqueline Julio A reorganização do espaço para interações e brincadeiras na sala de Educação Infantil  In.:  Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. / Organizadoras: Angela Scalabrin Coutinho, Giseli Day e Verena  Wiggers. – São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. Link de acesso - https://ndi.ufsc.br/files/2013/08/Praticas-pedagogicas-na-Ed-Inf.pdf

 

VÍDEO - Fundamentos da Educação Infantil II - Organização do trabalho pedagógico – Link de acesso https://www.youtube.com/watch?v=HdOyNOKxeQY

 

Você conhece o Instituto Alana? A história do ALANA é espelhada na missão de garantir direitos em escala global, com foco, acima de tudo, nas mudanças socioambientais de longo prazo. Entende as crianças como sujeitos de direitos, criadoras e protagonistas de formas singulares de ser, estar, pensar, sentir e participar do mundo. Assim, elas estão em um processo único de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e simbólico e, portanto, precisam de um olhar atento das famílias, do Estado, da sociedade e de todas as comunidades. Eles possuem um grande acervo com destaque para discussões sobre a garantia dos direitos das crianças, documentários sobre jogos e brincadeiras, e educação inclusiva. Conheça este instituto no sítio: https://alana.org.br/acervo/

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, compreendessem:

Que a formação inicial, ainda que represente uma etapa importante na trajetória formativa do professor, não é suficiente para responder às exigências e aos desafios colocados à Educação Básica na contemporaneidade.

A necessidade do exercício de registrar o cotidiano da Educação Infantil, tanto para a qualificação do fazer pedagógico, como para a (auto) formação dos educadores.

A instituição de Educação Infantil é um espaço em que se deve valorizar e respeitar a infância. A infância é vista como um momento de construção de conhecimentos e de potencialidades emocionais, sociais, intelectuais, físicas, éticas e afetivas, entre outros. Assim, a instituição de Educação Infantil deve ser um local organizado para o desenvolvimento das aprendizagens infantis e também para favorecer o desenvolvimento das capacidades de cada criança.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 18/06/2024 às 00:00 a 24/07/2024 às 23:59
    
Inicia em 18/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/07/2024 às 23h 59
UNIDADE IV (19/05/2024 - 17/07/2024)

Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil: os desafios da profissionalização e da valorização docente.

  1. Apontamentos sobre a profissionalização docente.
  2. Aspectos constitutivos das condições de trabalho.
  3. As condições de trabalho na Educação da Primeira Infância.

Apreender a construção da profissão docente e as condições do trabalho docente na Educação Infantil.

LOCATELLI, A. S.; VIEIRA, L. F. Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil... Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 78, p. 263-281, nov./dez. 2019. Link de acesso: https://www.scielo.br/j/er/a/KZG35fvnLnkgMpygm34JDbd/

 

VÍDEO -  Educação Infantil - Escola e Família / https://www.youtube.com/watch?v=5Zlo3VVwCz4&list=PLxI8Can9yAHctHG943Ko9xkz7sfdwFS5O&index=6

Você já ouviu falar em Froebel - Teórico da Educação Infantil? Vamos conhecê-lo? Assista ao vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=n1ySkPEeswI&list=PLOH4T-AbM9PZibKODUhsSkl5rNjmZD6Ob&index=2 

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, compreendessem:

 

Que a Educação Infantil no Brasil vem se configurando como um campo de trabalho e um mercado de emprego significativo sobretudo a partir dos anos 1990, com a sua institucionalização como primeira etapa da educação básica e com a implicação dos municípios na oferta pública de creches e pré-escolas. A sua expansão se relaciona com a demanda evidente, nas nossas socie­dades contemporâneas – cada vez mais urbanizadas –, de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas em espaços não domésticos, com crescente pro fissionalização. Tal demanda é determinada por mudanças sociodemográficas e por outras no âmbito das concepções sobre a infância e a primeira infância como sujeito de direitos e como ator social. ­

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 03/07/2024 às 00:00 a 24/07/2024 às 23:59
    
Inicia em 03/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 17/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (19/05/2024 - 17/07/2024)
    
Inicia em 11/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/07/2024 às 23h 59
PROVA DE SEGUNDA CHAMADA (19/05/2024 - 17/07/2024)
    
Inicia em 21/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 22/07/2024 às 23h 59
EXAME FINAL (19/05/2024 - 17/07/2024)
    
Inicia em 26/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/08/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2024200**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 AM
3 2024200**** 10,0 9,7 7,5 9.4 0 AM
4 2024200**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 AM
5 2024200**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
6 2024200**** 9,0 6,7 7,5 8.2 0 AM
7 2024200**** 0,0 2,5 2,5 1.0 0 RN
8 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
9 2024200**** 8,0 9,7 10,0 8.7 0 AM
10 2024200**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 AM
11 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2024200**** 9,0 9,7 10,0 9.3 0 AM
13 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2024200**** 6,0 6,8 10,0 7.0 0 AM
17 2024200**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 AM
18 2024200**** 7,0 7,5 7,5 7.2 0 AM
19 2024200**** 8,0 9,7 10,0 8.7 0 AM
20 2024200**** 10,0 8,7 10,0 9.7 0 AM
21 2024200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
22 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
24 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2024200**** 9,0 9,7 10,0 9.3 0 AM
27 2024200**** 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
28 2024200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
29 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2024200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
33 2024200**** 7,0 1,5 7,5 6.0 0 AM
34 2024200**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
35 2024200**** 10,0 8,2 10,0 9.6 0 AM
36 2024200**** 10,0 0,0 2,5 6.5 0 AM
37 2024200**** 9,0 7,5 10,0 8.9 0 AM
38 2024200**** 8,0 9,7 10,0 8.7 0 AM
39 2024200**** 9,0 9,0 7,5 8.7 0 AM
40 2024200**** 7,0 7,2 10,0 7.6 0 AM
41 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
42 2024200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
43 2024200**** 10,0 7,0 7,5 8.9 0 AM
44 2024200**** 0,0 0,0 2,5 0.5 0 RN
45 2024200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
46 2024200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
47 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2024200**** 7,0 9,7 0,0 6.1 0 AM
49 2024200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
50 2024200**** 9,0 9,5 7,5 8.8 0 AM
51 2024200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
52 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2024200**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
54 2024200**** 10,0 9,2 10,0 9.8 0 AM
55 2024200**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 AM
56 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2024200**** 9,0 9,7 10,0 9.3 0 AM
58 2024201**** 9,0 2,5 7,5 7.4 0 AM
59 2024200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
60 2024200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM

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Título

Data
Fim do primeiro módulo 12/07/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:42