Trabalho Pedagógico da/o Professora/or da Educação Infantil.
- Trabalho pedagógico do Professor: Registro e documentação
- Organização do trabalho pedagógico: Rotina e espaço: uma organização para o acolhimento diário das crianças.
- Organização do Trabalho Pedagógico: A reorganização do espaço para interações e brincadeiras na sala de Educação Infantil.
Entender aspectos do trabalho pedagógico da/o professora/or da educação infantil, com destaque para registro e documentação das crianças, rotina e espaço, organização para o acolhimento das crianças, interações e brincadeiras no cotidiano de uma escola de educação infantil.
BURG, Lucimare Coelho. Rotina e espaço: uma organização para o acolhimento diário das Crianças. In.: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. / Organizadoras: Angela Scalabrin Coutinho, Giseli Day e Verena Wiggers. – São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. . Link de acesso - https://ndi.ufsc.br/files/2013/08/Praticas-pedagogicas-na-Ed-Inf.pdf
OSTETTO, LE. A prática do registro na Educação Infantil: narrativa, memória, autoria • Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo Vol. 9 - nº 2 • jul/dez, 2015 - 202-13 Link de acesso - https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/526
TOMAZ, Jaqueline Julio A reorganização do espaço para interações e brincadeiras na sala de Educação Infantil In.: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. / Organizadoras: Angela Scalabrin Coutinho, Giseli Day e Verena Wiggers. – São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. Link de acesso - https://ndi.ufsc.br/files/2013/08/Praticas-pedagogicas-na-Ed-Inf.pdf
VÍDEO - Fundamentos da Educação Infantil II - Organização do trabalho pedagógico – Link de acesso https://www.youtube.com/watch?v=HdOyNOKxeQY
Você conhece o Instituto Alana? A história do ALANA é espelhada na missão de garantir direitos em escala global, com foco, acima de tudo, nas mudanças socioambientais de longo prazo. Entende as crianças como sujeitos de direitos, criadoras e protagonistas de formas singulares de ser, estar, pensar, sentir e participar do mundo. Assim, elas estão em um processo único de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e simbólico e, portanto, precisam de um olhar atento das famílias, do Estado, da sociedade e de todas as comunidades. Eles possuem um grande acervo com destaque para discussões sobre a garantia dos direitos das crianças, documentários sobre jogos e brincadeiras, e educação inclusiva. Conheça este instituto no sítio: https://alana.org.br/acervo/
Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, compreendessem:
Que a formação inicial, ainda que represente uma etapa importante na trajetória formativa do professor, não é suficiente para responder às exigências e aos desafios colocados à Educação Básica na contemporaneidade.
A necessidade do exercício de registrar o cotidiano da Educação Infantil, tanto para a qualificação do fazer pedagógico, como para a (auto) formação dos educadores.
A instituição de Educação Infantil é um espaço em que se deve valorizar e respeitar a infância. A infância é vista como um momento de construção de conhecimentos e de potencialidades emocionais, sociais, intelectuais, físicas, éticas e afetivas, entre outros. Assim, a instituição de Educação Infantil deve ser um local organizado para o desenvolvimento das aprendizagens infantis e também para favorecer o desenvolvimento das capacidades de cada criança.
FÓRUM III
Período de Habilitação:
18/06/2024 às 00:00
a
24/07/2024 às 23:59
Inicia em 18/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/07/2024 às 23h 59