-

DAA0272 - TEOR DE CURRICULO E SOCIEDADE - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Dinâmica de apresentação da turma e do programa da disciplina. (20/08/2024 - 20/08/2024)
   Apresentação da disciplina 
apresentação do programa da disciplina e dos conceitos iniciais sobre currículo (22/08/2024 - 22/08/2024)
apresentação do programa da disciplina e dos conceitos iniciais sobre currículo (27/08/2024 - 27/08/2024)
Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão). (29/08/2024 - 29/08/2024)
história do surgimento do Currículo (03/09/2024 - 03/09/2024)
História do Currículo no Brasil (apresentação feita em grupos do cap. 3 do Livro: Currículos e Programas no Brasil. Autor: Antônio Flávio B. Moreira) (05/09/2024 - 05/09/2024)
História do Currículo no Brasil (apresentação feita em grupos do cap. 3 do Livro: Currículos e Programas no Brasil. Autor: Antônio Flávio B. Moreira) (10/09/2024 - 10/09/2024)
Atividade de produção de trabalho. (12/09/2024 - 12/09/2024)
Currículo enquanto instrumento de Ideologia, cultura e Poder (leitura e discussão em sala através de dinâmica do texto retirado do livro: Currículo, cultura e sociedade. Autores: Antônio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva (17/09/2024 - 17/09/2024)
Palestra (19/09/2024 - 19/09/2024)
Palestra (24/09/2024 - 24/09/2024)
Aula sobre: “Currículo Oculto” (26/09/2024 - 26/09/2024)
Filme (01/10/2024 - 01/10/2024)
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos (03/10/2024 - 03/10/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
2 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2023902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2017902**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
5 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023901**** 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 6
7 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
13 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
14 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
17 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
18 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2023901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
22 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2023901**** 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 2 10
25 2023901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
29 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023900**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 6
31 2023902**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
32 2023902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 4
33 2023901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2023901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 4
35 2023901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 4
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia do curso basear-se-á num processo de ação-reflexão-ação individual e coletiva, tomando como foco a relação entre ensino e produção do conhecimento.
O processo didático contemplará momento de uma tematização sobre o Currículo e suas aplicações e construções ao longo da história e as temáticas abordadas no decorrer da disciplina.
Realizaremos estudos de textos em sala de aula com a apresentação de resultados dos estudos por meio de debates e esclarecimentos, além da utilização de dinâmicas que auxiliem na apropriação e aprofundamento dos conteúdos trabalhados.
Durante o curso serão desenvolvidas as seguintes atividades:
• Exposição dialogada;
• Trabalho de campo;
• Seminários;
• Trabalhos individuais e em grupo;
• Jurí simulado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do curso será contínua e processual, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento crítico–reflexivo (técnico-político) da prática docente. Esclarecemos que o processo avaliativo desta disciplina segue a Resolução CEPEX-UFPI Nº 177/2012 e suas atualizações, assim como o PPC do Curso de Pedagogia. Portanto, será “aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular”. Nesse sentido, desenvolveremos três notas, que seguiram a seguinte sistemática de avaliação durante a disciplina e constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:

Atividades individuais
Resenhas, prova, observação e registro de aula no ensino.

Atividades em grupo
Planejamento/execução/avaliação de seminários;
Produção de textos; júri simulado

Critérios de avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação nos encontros na universidade;
Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).

Horário de atendimento: terça e quinta 10 às 12h
Bibliografia: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a, p. 60-77.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto
Alegre/RS:Artes Médicas, 1998.

Ilma Passos Veiga. Projeto Pedagógico: uma construção possível Campinas: editora papirus.

Marisa Vorraber Costa (org). O currículo nos limiares do contemporâneo, editora DP&A.

MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomás Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MOREIRA, Antonio Flávio (org). Currículo: políticas e práticas.São Paulo: Papirus, 1999.

Moreira,Antonio Flavio B. (org) Currículo: questões atuais editora papirus.Janeiro : DP&A, 2000a, p. 60-77.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte : Autêntica, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da e MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/08/2024
20/08/2024
Dinâmica de apresentação da turma e do programa da disciplina.
22/08/2024
22/08/2024
apresentação do programa da disciplina e dos conceitos iniciais sobre currículo
27/08/2024
27/08/2024
apresentação do programa da disciplina e dos conceitos iniciais sobre currículo
29/08/2024
29/08/2024
Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão).
03/09/2024
03/09/2024
história do surgimento do Currículo
05/09/2024
05/09/2024
História do Currículo no Brasil (apresentação feita em grupos do cap. 3 do Livro: Currículos e Programas no Brasil. Autor: Antônio Flávio B. Moreira)
10/09/2024
10/09/2024
História do Currículo no Brasil (apresentação feita em grupos do cap. 3 do Livro: Currículos e Programas no Brasil. Autor: Antônio Flávio B. Moreira)
12/09/2024
12/09/2024
Atividade de produção de trabalho.
17/09/2024
17/09/2024
Currículo enquanto instrumento de Ideologia, cultura e Poder (leitura e discussão em sala através de dinâmica do texto retirado do livro: Currículo, cultura e sociedade. Autores: Antônio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva
19/09/2024
19/09/2024
Palestra
24/09/2024
24/09/2024
Palestra
26/09/2024
26/09/2024
Aula sobre: “Currículo Oculto”
01/10/2024
01/10/2024
Filme
03/10/2024
03/10/2024
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 15:22