Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A metodologia do curso basear-se-á num processo de ação-reflexão-ação individual e coletiva, tomando como foco a relação entre ensino e produção do conhecimento. O processo didático contemplará momento de uma tematização sobre o Currículo e suas aplicações e construções ao longo da história e as temáticas abordadas no decorrer da disciplina. Realizaremos estudos de textos em sala de aula com a apresentação de resultados dos estudos por meio de debates e esclarecimentos, além da utilização de dinâmicas que auxiliem na apropriação e aprofundamento dos conteúdos trabalhados. Durante o curso serão desenvolvidas as seguintes atividades: Exposição dialogada; Trabalho de campo; Seminários; Trabalhos individuais e em grupo; Jurí simulado.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do curso será contínua e processual, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento críticoreflexivo (técnico-político) da prática docente. Esclarecemos que o processo avaliativo desta disciplina segue a Resolução CEPEX-UFPI Nº 177/2012 e suas atualizações, assim como o PPC do Curso de Pedagogia. Portanto, será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular. Nesse sentido, desenvolveremos três notas, que seguiram a seguinte sistemática de avaliação durante a disciplina e constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:
Atividades individuais Resenhas, prova, observação e registro de aula no ensino. Atividades em grupo Planejamento/execução/avaliação de seminários; Produção de textos; júri simulado Critérios de avaliação Assiduidade, pontualidade e participação nos encontros na universidade; Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).
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Horário de atendimento:
| terça e quinta 10 às 12h |
Bibliografia:
| CANDAU, Vera Maria (org.). Didática currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a, p. 60-77. GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre/RS:Artes Médicas, 1998.
Ilma Passos Veiga. Projeto Pedagógico: uma construção possível Campinas: editora papirus.
Marisa Vorraber Costa (org). O currículo nos limiares do contemporâneo, editora DP&A.
MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomás Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MOREIRA, Antonio Flávio (org). Currículo: políticas e práticas.São Paulo: Papirus, 1999.
Moreira,Antonio Flavio B. (org) Currículo: questões atuais editora papirus.Janeiro : DP&A, 2000a, p. 60-77. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte : Autêntica, 1999. SILVA, Tomaz Tadeu da e MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
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