-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Acolhida Institucional. Recepção aos estudantes com informações importantes sobre o Curso de Psicologia e as oportunidades no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão. (20/08/2024 - 20/08/2024)
Acolhida Institucional. Recepção aos estudantes com informações importantes sobre o Curso de Psicologia e as oportunidades no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes. (21/08/2024 - 21/08/2024)
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
   PLANO DE CURSO_PSICOLOGIA_E_PROCESSOS_APREND_2024.2.pdf 
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (27/08/2024 - 27/08/2024)
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
Psicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. (28/08/2024 - 28/08/2024)
Psicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola.
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação (03/09/2024 - 03/09/2024)
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos (04/09/2024 - 04/09/2024)
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa (10/09/2024 - 10/09/2024)
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa
Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (11/09/2024 - 11/09/2024)
Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
Tecnologias, Inovação Educativa e construtos emergentes da nova ecologia da aprendizagem (17/09/2024 - 17/09/2024)
Tecnologias, Inovação Educativa e construtos emergentes da nova ecologia da aprendizagem
Roda de conversa: Interface entre escola, clínica psicológica e outros contextos de desenvolvimento e aprendizagem (18/09/2024 - 18/09/2024)
Roda de conversa: Interface entre escola, clínica psicológica e outros contextos de desenvolvimento e aprendizagem
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação (24/09/2024 - 24/09/2024)
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação
Mostra de Position Papers (25/09/2024 - 25/09/2024)
Mostra de Position Papers
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (01/10/2024 - 01/10/2024)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (02/10/2024 - 02/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (08/10/2024 - 08/10/2024)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (09/10/2024 - 09/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Aprendizagem, desempenho acadêmico e seus múltiplos atravessamentos: reflexões sobre a personalização da aprendizagem e aprendizagem significativa (16/10/2024 - 16/10/2024)
Aprendizagem, desempenho acadêmico e seus múltiplos atravessamentos: reflexões sobre a personalização da aprendizagem e aprendizagem significativa
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa (22/10/2024 - 22/10/2024)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa (23/10/2024 - 23/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (29/10/2024 - 29/10/2024)
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (30/10/2024 - 30/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
Teoria da Aprendizagem Social de Bandura (05/11/2024 - 05/11/2024)
Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem Social de Bandura (06/11/2024 - 06/11/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (12/11/2024 - 12/11/2024)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (13/11/2024 - 13/11/2024)
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina (19/11/2024 - 19/11/2024)
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
Rógers e a educação centrada no aluno (26/11/2024 - 26/11/2024)
Rógers e a educação centrada no aluno
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno (27/11/2024 - 27/11/2024)
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno
Aprendizagem, saúde mental e outros atravessamentos (03/12/2024 - 03/12/2024)
Aprendizagem, saúde mental e outros atravessamentos
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina. (04/12/2024 - 04/12/2024)
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os encontros consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração seminários e produção de conteúdo digital com sentido educativo sobre as temáticas trabalhadas e apresentação dos conteúdos produzidos. As atividades consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de conteúdo digital com sentido educativo e apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper (10,0); um estudo dirigido com apresentação em grupo (10,0); o conteúdo digital com sentido educativo produzido e enviado no prazo indicado (10,0).
Horário de atendimento: Terças e quartas das 8 às 10h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2014.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996.
POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002
PILETTI, N., ROSSATO, S. M. Psicologia da aprendizagem: Da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/08/2024
20/08/2024
Acolhida Institucional. Recepção aos estudantes com informações importantes sobre o Curso de Psicologia e as oportunidades no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.
21/08/2024
21/08/2024
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
27/08/2024
27/08/2024
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
28/08/2024
28/08/2024
Psicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola.
03/09/2024
03/09/2024
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação
04/09/2024
04/09/2024
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos
10/09/2024
10/09/2024
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa
11/09/2024
11/09/2024
Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
17/09/2024
17/09/2024
Tecnologias, Inovação Educativa e construtos emergentes da nova ecologia da aprendizagem
18/09/2024
18/09/2024
Roda de conversa: Interface entre escola, clínica psicológica e outros contextos de desenvolvimento e aprendizagem
24/09/2024
24/09/2024
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação
25/09/2024
25/09/2024
Mostra de Position Papers
01/10/2024
01/10/2024
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
02/10/2024
02/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
08/10/2024
08/10/2024
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
09/10/2024
09/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
16/10/2024
16/10/2024
Aprendizagem, desempenho acadêmico e seus múltiplos atravessamentos: reflexões sobre a personalização da aprendizagem e aprendizagem significativa
22/10/2024
22/10/2024
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
23/10/2024
23/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa
29/10/2024
29/10/2024
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
30/10/2024
30/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
05/11/2024
05/11/2024
Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
06/11/2024
06/11/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
12/11/2024
12/11/2024
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
13/11/2024
13/11/2024
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
19/11/2024
19/11/2024
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
26/11/2024
26/11/2024
Rógers e a educação centrada no aluno
27/11/2024
27/11/2024
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno
03/12/2024
03/12/2024
Aprendizagem, saúde mental e outros atravessamentos
04/12/2024
04/12/2024
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
02/10/2024 1ª Avaliação
13/11/2024 2ª Avaliação
04/12/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Acolhida Institucional 20/08/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 12:27