Metodologia: |
Exposições teórico-prático a partir de recursos audiovisuais com interações, debates e discussões de temas, e referenciados por materiais impressos e/ou virtuais como: artigos científicos, apostilas, livros e sites, disponibilizados e/ou mencionados no plano de ensino ou em sala de aula; Indicações e/ou orientações de pesquisas para leitura e estudos dirigidos a partir de plataformas digitais ou de bibliotecas físicas; Indicações de videoaula(s), documentário(s) ou filme(s) que contemplem temáticas relacionadas a disciplina; Interações dinâmicas de comunicação entre docente, discentes e/ou convidados externos através de aulas-debates, roda de conversas grupos de discussões e/ou seminários; Integração e aplicações práticas de conceitos, técnicas ou recursos vistos na disciplina através de práticas, estudos de caso e/ou simulações.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na disciplina serão contempladas metodologias que avaliarão o processo de ensino-aprendizagem, sendo elas: atividades escritas e práticas, estudos dirigidos, seminários, entrega de material (trabalhos), avaliações objetivas e subjetivas. Também serão alvos de avaliação: frequência, participações e envolvimentos durante as aulas.
A avaliação é dividida em três etapas, em cada uma será atribuído um valor de 0 até 10 pontos.
ETAPA(S) 1ª Etapa: Atividade(s) de pesquisa, leitura e/ou escrita; Atividade avaliativa (prova). 2ª Etapa: Atividade(s) de pesquisa, leitura e/ou escrita; Atividade avaliativa (prova). 3ª Etapa: Atividade(s) de pesquisa, leitura e/ou escrita; Atividade avaliativa (prova). Observação. Para aprovação o discente deverá ter um somatório total em que a média atinja o mínimo de 7 pontos.
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Bibliografia:
| BÁSICA ALVES, F. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 3ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2007. BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. FONSECA, V. Psicomotricidade Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004. SANTANNA, D. Descobrir o corpo uma história sem fim. Revista Educação e Realidade.25(3):49-58. Jul/dez. 2000. COMPLEMENTAR FONSECA, V. Manual de observação psicomotora. Lisboa: Editorial Notícias, 1992. FONSECA, V. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese, retrogênese. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009. LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor - do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. LEVIN, E. A Clínica Psicomotora. 3ª ed. São Paulo: Vozes, 2000. MATTOS FERREIRA, C.A., THOMPSON, R., MOUSINHO, R. Psicomotricidade clínica. S. Paulo: Lovise. 2001. MATTOS FERREIRA, C.A. & COLS - Psicomotricidade, da educação infantil à gerontologia. São Paulo: Lovise, 2000. MATTOS FERREIRA, C. A., THOMPSON, R. & COLS. Imagem e esquema corporal. São Paulo: Lovise, 2002. MONTAGU, A. Tocar - o significado humano da pele. Rio de Janeiro: Summus, 1988. MORIZOT, R. O Corpo do terapeuta. IN Anais do III Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. Porto Alegre, Universidade, 1988. THIERS, S. & Cols Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers - uma leitura emocional corporal e social. 2ª ed., vers e atual, São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. VERA, M. Psicomotricidade. Rio de Janeiro: SESES - Estácio, 2016. VIEIRA, J.L., BATISTA, M. & LAPIERRE, A. Psicomotricidade relacional: a teoria de uma prática. Curitiba: Ciar, 2005. WALLON, H. Do ato ao pensamento ensaio de psicologia comparada. São Paulo: Vozes, 2008.
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